- Autores: N.V. Nastenko, V.G. Kachainik, M.N. Gulkin, O. A. Karmanova (Agrofirma "Aelita" LLC)
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para conservação de frutas inteiras, para cura e secagem, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 170-200
Variedades altas de tomates estão ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros a cada ano devido aos seus frutos incomuns e muito saborosos, além da facilidade de tratamento. Tomato Purple Candle é um exemplo disso. Lindas, interessantes na forma e frutas doces, combinando ao mesmo tempo despretensias no cultivo, podem se tornar uma planta anual em um terreno particular.
História de criação
O Tomate Vela Roxa é uma novidade de seleção que foi aprovada para uso em 2015. A variedade foi criada com base na LLC Agrofirma "Aelita".
Descrição da variedade
A planta é do tipo inderteminada, exigindo uma liga obrigatória para o suporte. Os arbustos podem atingir 170-200 cm de altura, sendo também necessário amarrar os brotos com os frutos. Forme em 1-2 hastes. A planta possui um sistema radicular bem desenvolvido.
Os cachos de frutas são complexos. O primeiro ovário se desenvolve ao longo da 7ª folha. Cada haste tem de 5 a 6 borlas com frutas, das quais cerca de 8 a 15 peças são amarradas.
A principal característica da variedade é a falta de tendência para o excesso de folhagem. Ao mesmo tempo, as folhas são bastante grandes, de cor verde clara e a sua forma é ligeiramente alongada.
As principais qualidades da fruta
Tomates Purple Candle têm uma aparência incomum, lembrando uma vela devido ao seu formato cilíndrico alongado. O comprimento médio dos tomates é de 12-15 cm, seu peso é de 60 a 110 g Os frutos maduros têm uma rica cor de framboesa. A pele é firme e lisa, com leve opacidade. A polpa carnuda contém pequenas sementes, que praticamente não são sentidas quando comidas.
Características do sabor
A Vela Roxa tem um sabor doce, mais próximo do açucarado, com um rico aroma a tomate. O tomate é adequado tanto para consumo in natura como processado. Sucos muito saborosos, obtêm-se pastas, pequenos frutos são adequados para conservar os frutos inteiros.
Amadurecimento e frutificação
Refere-se a variedades precoces médias. A maturação técnica completa ocorre no dia 105-110 a partir do momento em que os primeiros brotos aparecem. O período de frutificação é estendido. Colhida de julho a setembro inclusive.
Produção
Variedade de alto rendimento. De uma praça. m você pode obter de 7,8 a 8,5 kg de frutas, sujeito a tecnologia agrícola competente. A safra colhida pode ser armazenada por cerca de um mês em local fresco e seco. Graças à sua densa casca, o tomate tolera bem o transporte sem perder a apresentação.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura é realizada 2 meses antes do plantio em local permanente. A época aproximada para a semeadura é de 1 a 15 de março. O material de plantio é plantado em um recipiente raso com uma mistura de solo nutritiva ou em uma estufa. É preferível comprar solo pronto ou adicionar areia de rio e turfa ao solo comum de jardim.
As sementes são pré-desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio e embebidas por várias horas em uma preparação que estimula o desenvolvimento. As sementes preparadas não precisam de ser enterradas profundamente, são regadas cuidadosamente com água morna e cobertas com uma película. Assim que aparecem os primeiros brotos, o filme é retirado, as mudas são colocadas em local ensolarado. A temperatura ideal para a germinação de sementes e o crescimento de mudas é de 22 a 25 graus Celsius.
Quando 2-3 folhas crescidas aparecem nas mudas, uma escolha é feita em copos separados. Este método permite que as plantas criem raízes rapidamente em um novo lugar. Jardineiros experientes recomendam regar as mudas por meio de uma peneira durante o plantio, para que seja menos provável que danifique a camada superficial do solo. As mudas são plantadas em local permanente de 15 de maio a 5 de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao plantar, você deve aderir ao esquema 50x60cm. Desta forma, os tomates não farão sombra uns aos outros. Por 1 sq. m você não pode plantar mais de 3-4 plantas.
Crescendo e cuidando
A cultura não é muito exigente em seu cuidado. No entanto, algumas características varietais devem ser levadas em consideração. Em primeiro lugar, após o plantio, as plantas devem ser cobertas com cobertura morta e, após 10 dias, é realizada a primeira fertilização obrigatória com fertilizantes minerais.
Os tomates precisam de nitrogênio para uma boa massa verde e desenvolvimento de raízes. Pode ser nitrato de amônio ou cinza de madeira comum, bem como potássio. Além disso, após o plantio das mudas em campo aberto, elas precisam ser protegidas pela primeira vez do sol escaldante e também abrigadas à noite para protegê-las do possível frio.
Como a cultura é bastante alta, ela deve ser amarrada a um suporte, o pinçamento é feito uma vez por semana. Para diminuir a formação de enteados, não devem ser retirados completamente, deixando tocos de 2 cm.
A irrigação é realizada enquanto o coma de terra seca. Se o tempo estiver frio e chover uma vez por semana, não há necessidade de regar. Quando chega a seca, as plantas são regadas 2 a 3 vezes por semana, especialmente durante os períodos de floração e formação ativa de ovários. A rega é praticamente interrompida quando os tomates começam a amadurecer. A umidade excessiva pode fazer com que os tomates rachem e fiquem com um sabor mais aguado.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.