- Autores: N.V. Nastenko, V.G. Kachainik, A.V. Kandoba (Agrofirma "Aelita" LLC)
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, cultura de maconha
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50
Nem todo mundo gosta de tomates enormes. São essas pessoas que vão gostar dos tomates pequenos e puros da Pugovka. Esta é uma variedade de maturação precoce muito famosa relacionada com o ornamental. Pode até ser plantado em vaso e colocado no parapeito de uma janela, varanda ou loggia, em um jardim de inverno. Claro, ele também pode ser cultivado em um jardim aberto ou em uma estufa.
História de criação
A variedade foi cultivada na empresa agropecuária "Aelita" com a participação de renomados especialistas na área de melhoramento de tomate como Nastenko, Kachainik e Kandoba. Em 2010, a cultura foi incluída nas listas de Rosreestr na Federação Russa e recomendada para cultivo em campo aberto e sob abrigos de filme no território de fazendas subsidiárias pessoais.
Descrição da variedade
Um botão é um tipo determinante padrão de tomate com pequenas folhas alongadas pintadas em um esquema de cores verde escuro. A cultura se distingue por inflorescências intermediárias, e os caules dos frutos apresentam articulações.
Arbustos compactos e fortes podem ter altura de até meio metro, às vezes também há exemplares mais altos, podendo chegar a 65 cm. Devido à baixa altura, não é necessário amarrar o tronco a um suporte.
A planta tem muitos enteados, onde se formam ovários frutíferos. Nas escovas crescem 12-15 pequenos frutos com 1,5-3 cm de diâmetro, deve-se ter em conta que os tomates não amadurecem na escova ao mesmo tempo. Cada haste do botão pode conter de 3 a 4 dessas escovas.
As principais qualidades da fruta
Os tomates-botão são pequenos, lisos. Forma arredondada. A densidade é média. Os frutos verdes são coloridos de verde claro, com o mesmo grão na base. Os tomates totalmente maduros têm uma cor vermelha brilhante, o que torna a planta muito decorativa. Como a cultura pertence ao grupo do tomate cereja, o peso de cada fruta chega a 10 a 15 gramas, mas também existem tomates mais pesados, de até 25 gramas. No interior, existem 2-3 câmaras de sementes. A casca de tomate é densa, por isso pode suportar transporte de longa distância e armazenamento de longo prazo por até 14 dias.
Características do sabor
Eles notam o excelente sabor do tomate Pugovka, sua doçura e aroma. Frutos pequenos e bonitos são ideais para enlatar frutas inteiras, bem como para consumo in natura, em saladas. Eles podem ser usados como um produto dietético para crianças e adultos. Decore perfeitamente todos os pratos de carne, peixe e aves.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Pugovka amadurece precocemente, a estação de crescimento não dura mais do que 90 dias. O amadurecimento dos frutos pode ser observado em julho-agosto.
Produção
A colheita é frutífera. Frutos comercializáveis de 1 m2 em abrigos de filme são obtidos em uma quantidade de 4-4,5 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Mudas de botão podem ser plantadas de 20 de março a 10 de abril. Consequentemente, as mudas resultantes movem-se para o solo de 15 de maio a 5 de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema usual para o arranjo de arbustos de tomate Botão - 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar um tomate determinante, o Botão geralmente não requer pinçamento - os brotos das laterais param de crescer após a formação de duas folhas e um pincel de flor. É melhor remover os tomates quando estiverem totalmente maduros. Nota-se que os frutos amadurecidos em casa apresentam pior palatabilidade do que os amadurecidos no mato.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Pugovka é resistente a doenças como verticilose, murcha de fusarium. E também não tem tendência a rachar a fruta.
Regiões em crescimento
A cultura é zoneada para quase todo o território do país. Pode ser cultivada nas regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Terra Negra Central, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga, Ural, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e Extremo Oriente.