- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 100-150
Pudovik é uma das melhores variedades de frutos grandes da Sibéria, tanto no sabor quanto no grau de despretensão no cuidado. Os autores da cultura conseguiram colocar nela as qualidades de resistência ao frio, clima quente e seca - uma rara combinação de muitas propriedades úteis.
História de criação
Pudovik é fruto das conquistas de um grupo de criadores de Novosibirsk composto por V.N.Dederko e O.V. Postnikova. A variedade está no Registro Estadual da Federação Russa desde 2007 e tem permissão para crescer na maioria das regiões do país em solos abertos e fechados. Pelas suas qualidades avançadas, a variedade rapidamente ganhou popularidade no país, mas logo após sua distribuição apareceu nas lojas uma cultura chamada Sevruga, que, segundo evidências bastante sérias e contundentes, era uma cópia exata de Pudovik. Como as variedades Sevryuga não são registradas no Registro do Estado, esse nome é considerado um sinônimo do nome Pudovik.
Descrição da variedade
A cultura Pudovik é recomendada para pequenas e médias propriedades de todas as formas de propriedade, localizadas nas mais diversas zonas climáticas da Rússia. Está previsto o seu cultivo tanto em solos abertos como em estufas. A cultura é indeterminada, de alto rendimento, de frutos grandes e de aplicação universal. Contra o pano de fundo de números bastante baixos que caracterizam o grau de produtividade de muitas variedades da Sibéria, essa variedade parece um recordista.
A formação de arbustos e a amarração confiável das hastes são necessárias. Os arbustos são de tamanho médio (100-150 cm) com alto grau de folhagem.
O cultivo é no meio da estação - desde os primeiros brotos até o amadurecimento total dos frutos, leva cerca de 4 meses. Espalhando arbustos, ramificados. Folhas de configuração padrão, grandes tons de verde escuro. Os caules não são fortes, pode-se dizer que são frágeis, pois se partem com facilidade, sobrecarregados com o peso da fruta. A inflorescência primária é formada após 4-6 folhas, e as seguintes - após 2-3 folhas. Os cachos contêm de 2 a 8 frutos.
A cultura é capaz de resistir com relativa facilidade a ondas de frio prolongadas, estações quentes e períodos de seca. A umidade elevada também não é terrível para ela. No entanto, com óbvios excedentes na irrigação, os frutos podem rachar. No entanto, as propriedades de sabor maravilhosas e ricas da fruta são totalmente preservadas.
A variedade é altamente resistente às doenças tradicionais da erva-moura, podendo muito bem ser cultivada por iniciantes na jardinagem. Devido ao tamanho dos frutos, a variedade não é transportada e não pode ser armazenada por muito tempo - a qualidade de conservação do tomate é baixa. A casca da fruta é extremamente fina, com uma ligeira pressão, fica fixado um traço no tomate maduro, por isso é armazenado em casa não mais de 2 dias, e na unidade de refrigeração não mais de 6 dias.
As vantagens da variedade incluem:
alto rendimento;
gosto excelente;
frutífero grande;
resistência ao frio, calor, seca;
excelente apresentação;
falta de vazios nas frutas;
as frutas crescem bem em casa sem perder o sabor;
você pode colher sementes independentemente de frutas varietais;
facilidade de atendimento;
período de frutificação prolongado.
As principais qualidades da fruta
Frutos de cultura de configuração em forma de coração, de densidade média, com nervuras pronunciadas.Mas, muitas vezes, nos mesmos arbustos, também podem se formar frutas com uma configuração que não difere muito de uma achatada. Os frutos verdes são de cor verde e os frutos maduros são de cor carmesim. São grandes, com peso médio de cerca de 290 g, contêm 4-5 ninhos de sementes. Às vezes você se depara com frutas de quilo, com polpa igualmente saborosa e suculenta. É melhor comer esses tomates frescos, mas processar o excesso da colheita em suco e molhos. Consistência de tons médios e avermelhados. As inflorescências são simples e os talos não têm articulações.
Pela óbvia maioria dos parâmetros, a cultura é reconhecida como a melhor entre as variedades de saladas que podem crescer produtivamente em quase todas as condições.
Características do sabor
Frutas com doces, suculentas e perfumadas - na degustação valem 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação desses frutos de maturação intermediária é de 110-115 dias.
Produção
A safra é produtiva, o consumo de frutos chega a 15,5 kg / m². m. (até 5 kg por arbusto).
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O plantio de mudas no solo é realizado na idade de arbustos 50-60 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio padrão com densidade de plantio é de 3 plantas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
Do ponto de vista dos métodos agrotécnicos usados no cultivo desta cultura, Pudovik não é complicado. Ele perdoa de bom grado os erros individuais de jardineiros insuficientemente experientes, cometidos tanto durante a irrigação, como na cobertura e durante a formação dos arbustos, apesar do fato de que a formação competente sempre foi a chave para altos rendimentos. As propriedades gustativas dos frutos dependem pouco das condições de crescimento, mas são simplesmente excelentes.
A cultura é cultivada exclusivamente por meio de mudas. A exceção são as regiões do sul, onde rendimentos relativamente bons são colhidos por semeadura direta de sementes no solo. As mudas são cultivadas pelo método tradicional, a semeadura é realizada nos termos usuais para o tomate. Mudas de Pudovik são propensas ao crescimento excessivo, não podem ser chamadas de fortes. Para evitar isso, o lugar mais ensolarado é escolhido para ela, embora não seja o mais quente. Os arbustos crescerão saudáveis e de alta qualidade, mesmo em relativa frieza. É especialmente importante que nos primeiros 7 dias após a emergência das mudas, a temperatura não seja superior a +16 graus.
Normalmente plantam-se 3 arbustos por 1 m2, tendo em conta o facto de que com o desenvolvimento de um arbusto de 2 a 3 talos está sujeito a um forte espessamento. Mas os defensores da formação de arbustos de acordo com um esquema de haste única plantam até 4 plantas por 1 m2. O procedimento de plantio é tradicional, mas se as mudas cresceram demais, as folhas inferiores são removidas e plantadas obliquamente. Alguns jardineiros experientes plantam uma safra de 2 plantas por cova, cada uma formando 1 caule.
Os principais procedimentos para cuidar da cultura são tradicionais - requer solo moderadamente úmido e uma quantidade média de fertilização. Como os frutos podem rachar quando o solo fica encharcado, para manter um grau moderado de umidade, os canteiros são mantidos sob uma camada de cobertura morta.
Pudovik, com qualquer tipo de formação de arbustos, dá uma boa colheita, mas jardineiros experientes levam em consideração a probabilidade de amortecer o crescimento do primeiro enteado esquerdo, portanto, estando segurados, deixam mais 1, e os restantes são eliminados em Tempo. Se este procedimento for evitado, então, com uma mudança climática inesperada, você pode realmente ficar sem parte da cultura.
O processo de frutificação é demorado, mas tem uma periodicidade ondulante - os frutos amadurecem de forma irregular. Com os devidos cuidados, você pode desfrutar de frutas deliciosas quase até o frio. Para retirar todos os frutos colhidos a tempo, o ponto de crescimento do caule principal é beliscado em agosto (em solos abertos no início do mês e em estufas - mais perto do meio).
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A comissão de registro não deu instruções sobre a resistência da cultura a certos tipos de patógenos. Conseqüentemente, a cultura precisa de procedimentos preventivos. Jardineiros experientes realizam o primeiro tratamento 30 dias após o plantio e, a seguir, a cada 15-20 dias, atentando para as peculiaridades das condições climáticas. Ao mesmo tempo, a alternância periódica de preparações fungicidas é recomendada.