- Autores: Itália
- Sinônimos de nomes: Porpora
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para secagem e secagem
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 103-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
O tomate é um vegetal indispensável na nossa mesa ao longo do ano. Parece que não há nenhum residente de verão que não cultivaria tomates para estocar conservação para o inverno. Saber cuidar bem da variedade Porpora ajuda a fazer uma colheita de alta qualidade e generosa.
Descrição da variedade
Esta variedade híbrida pertence ao tipo indeterminado. Estes são arbustos altos que crescem compactos com folhagem forte.
Os tomates deste tipo são adequados não só para consumo in natura, mas também para conservação e até secagem. Eles são altamente portáteis.
As principais qualidades da fruta
Os frutos de Porpora são esféricos, vermelho-púrpura, pesando apenas 25 gramas. Esta variedade pertence ao tipo cereja. Até 15 tomates são formados em um pincel. É importante ressaltar que os tomates da variedade descrita podem ser armazenados por muito tempo.
Características do sabor
Os tomates Porpora têm um sabor doce.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem cedo, em apenas 103-115 dias.
Produção
Este indicador é avaliado como alto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Quando as mudas estão com 45-50 dias, podem ser plantadas no solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É melhor usar um esquema de 40 * 60 cm.
Crescendo e cuidando
Uma dúvida comum é se é necessário embeber as sementes para prevenção de várias doenças antes do plantio. Comprados - não, porque já foram processados. A menos, se desejar, você pode embeber os tomates Porpoor para mudas no estimulador de crescimento Gulliver Stimul. Ele contém fitormônios naturais e humato de potássio, que irão nutrir o tomate por um longo tempo.
Se a semente foi coletada independentemente de seu próprio jardim, uma infecção do solo pode permanecer nele. Nesse caso, as futuras mudas de Porpora podem adoecer com requeima e pata preta. São doenças fúngicas que se desenvolvem com a rega excessiva e o espessamento das mudas.
Para a desinfecção, dissolva 1 g de permanganato de potássio (permanganato de potássio) em 100 ml de água para obter uma solução a 1%. Mergulhe a semente por 10-15 minutos. Após esse banho, deve ser enxaguado com água limpa.
Pode-se usar o medicamento "AS-Selective" para o tratamento de sementes, pois auxilia no combate a um complexo de doenças e pragas. Para isso, tome 10 ml do medicamento para cada 1 litro de água e deixe as sementes de molho por 1 hora, sem enxágue depois disso.
A variedade Porpora requer modelagem, restando 1 ou 2 hastes após o processamento.
Uma boa prevenção da deficiência de cálcio em Porpora é a introdução de cinzas durante a escavação e como pulverização nas folhas. Não será supérfluo derramar um copo de cinza no buraco ao plantar mudas em terreno aberto.
Se você suspeita do início da privação de cálcio, borrife as plantas com fertilizante mineral. Dissolva 10-15 g de nitrato de cálcio em 10 litros de água e regue as folhas do tomate a cada 7 dias. Você também pode colocar 2 litros sob a raiz, enquanto rega a planta de antemão. Além disso, um bom resultado é obtido alimentando-se de folhas com cloreto de cálcio - 30-40 g por 10 litros de água.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade descrita possui resistência a algumas doenças:
- murcha manchada;
- mosaico de tabaco;
- murchamento fusarium.
Se a parte superior do tomate Porpora ficar preta, isso significa que um fungo foi adicionado à podridão superior. É aconselhável tratar todos os arbustos do local com um medicamento profilático - por exemplo, "Curandeiro" ou "Proteção". Eles não curam a podridão da planta porque é um problema metabólico, mas evitam que doenças fúngicas se espalhem para outras plantas do jardim.
Existem muitos remédios populares para combater a podridão do solo, que consistem na introdução de cálcio no solo. Em particular, é aconselhável esmagar as cascas dos ovos até virar pó e polvilhar os tomates entre as linhas. A aplicação de fertilizantes com cálcio terá um efeito maior. É melhor usar farinha de dolomita, que também satura o solo com magnésio e reduz a acidez do solo (reduzindo assim o número de ervas daninhas e pragas). Quanto mais ácido o solo, mais farinha é adicionada - 35-50 kg por cem metros quadrados, melhor durante a escavação no outono.
Resistente a condições climáticas adversas
Porpora resiste muito bem ao calor e ao frio.