- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Sinônimos de nomes: Listras de chocolate, Listras de chocolate, Listras de chocolate
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
Chocolate Listrado com Tomate - uma novidade em 2019, apresentado na categoria de variedades amadoras. Tem um propósito de salada, adequado para cultivo em residências privadas. A cultura também é conhecida como Chocolate Stripes.
Descrição da variedade
A variedade produz arbustos altos de até 200 cm de comprimento com brotos principais poderosos e folhas verdes de tamanho médio. As inflorescências são simples, bem espaçadas nos caules, sendo a primeira elevada, acima da 9ª folha. O caule é grosso, forte, a planta parece forte mesmo na fase de muda. O sistema radicular é ramificado, o que deve ser levado em consideração no momento do plantio.
As principais qualidades da fruta
Tomate O chocolate listrado verde tem a cor da casca verde, os frutos maduros são marrons, recobertos por pinceladas longitudinais de cor verde pantanosa. O peso médio de um tomate é de 300 g, existem até 5 deles em um pincel. O formato do fruto é fortemente estriado e redondo. A polpa também é incomum, com pequeno número de sementes, carnuda e densa, devido ao seu alto teor de açúcares, lembra um pouco a melancia em sua estrutura.
Características do sabor
Os frutos são doces, a polpa apresenta um aroma frutado rico.
Amadurecimento e frutificação
Colheita de tomate O chocolate listrado é colhido de julho a setembro. A variedade é meio precoce, os frutos amadurecem em 105-110 dias.
Produção
De 1 sq. m é colhido até 16,8 kg de tomates.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura de tomate com chocolate listrado é realizada levando-se em consideração a época de cultivo - de 1º a 15 de março. As mudas são transferidas para o solo posteriormente, de meados de maio a 5 de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade das plantas na estufa e no campo aberto não deve exceder 4 unidades por 1 m2. A distância ideal é 60 × 50 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate produz arbustos altos que precisam ser amarrados constantemente. A formação é recomendada em 1-2 hastes para rendimento máximo. Os enteados partem durante toda a estação de crescimento, mas apenas na estufa. O procedimento é repetido a cada 2 semanas. Em campo aberto, o beliscão pode ser evitado.
Ao semear, é importante cuidar da seleção de um meio nutritivo adequado para elas. A melhor solução seria cassetes de turfa, em que uma variedade alta receberá uma quantidade suficiente de substâncias necessárias para o crescimento e desenvolvimento. Se o plantio for feito em recipientes, eles são pré-desinfetados.É possível semear tomate diretamente em terreno aberto.O chocolate listrado só é possível no sul, em temperaturas estáveis de mais de 17-20 graus.
O originador também recomenda a prática adicional de imergir a semente no promotor de crescimento. Nos canteiros, o solo nutriente deve ser suficientemente solto. A composição ideal é uma mistura de grama, areia e turfa em proporções iguais. Se for planejada a transferência de mudas com escovas de flores para os canteiros, suficientemente fortes e maduras, será suficiente cavar o solo com húmus e cinzas. Os tomates jovens são cultivados em temperaturas de até +20 graus.
Mudas cultivadas em casa requerem aclimatação. Eles são preparados com antecedência para as mudanças nas condições de temperatura na varanda, aumentando gradativamente o tempo de permanência ao ar livre. Durante a primeira semana após o transplante, vale a pena preparar um abrigo para tomates a céu aberto. Caso contrário, durante o período de aclimatação, os arbustos podem morrer por hipotermia.
O horário de rega desta variedade é muito importante. A cultura não tolera o alagamento, mas mesmo com falta de água, dificilmente será possível esperar uma rica colheita. O ideal é que as plantas sejam plantadas desde o início à sombra parcial, para que o solo não fique coberto com uma crosta seca. A rega é feita com a frequência de 1 vez por semana, no calor deve-se focar no estado do solo e no aspecto geral dos tomates. Verduras murchas são um motivo para alterar o cronograma de aplicação de umidade.
A escolha da alimentação também é importante. Os brotos poderosos desta variedade são perfeitamente formados sem a adição de nitrogênio. Mas, na fase de amadurecimento da fruta, você não deve negligenciar a alimentação. Você precisará de soluções ou grânulos de fósforo e potássio. Aditivos na forma de cinza de madeira, estrume podre e altamente diluído também serão úteis.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é declarada pelo originador como resistente às principais infecções do tomate. Mas ele ainda é afetado pela podridão cinzenta e requeima, não tolera muito bem a cladosporiose. Nesse caso, você definitivamente não deve negligenciar as medidas preventivas, você pode fazer com os remédios populares - soluções de sabão em pó, manganês ou sulfato de cobre.
A pulverização para insetos também é realizada 2 a 3 vezes por temporada, usando inseticidas químicos. Em campo aberto, as plantas precisam de inspeção frequente, colhendo larvas do besouro da batata do Colorado quando são detectadas.
Resistente a condições climáticas adversas
O chocolate listrado não tem medo das geadas noturnas, tolera perfeitamente os extremos de temperatura e as condições climáticas adversas. Sensível à irrigação, em regiões áridas requer umidade regular do solo.
Regiões em crescimento
A variedade tem como foco o cultivo na Sibéria e Extremo Oriente, nos Urais e na região do Baixo Volga, zoneada pela Região de Moscou e Região Central da Terra Negra, regiões Norte e Noroeste. No Norte do Cáucaso e no Território de Krasnodar, é plantada em terreno aberto. Em outros casos, o plantio em estufa é recomendado.
Visão geral da revisão
O chocolate listrado já passou em testes reais nos sites de jardineiros amadores. A opinião deles sobre essa variedade pode ser considerada positiva. As críticas mencionam com frequência o sabor incomum e muito doce das frutas, sua interessante cor variegada, que fica bem em saladas. Observa-se que durante o processamento, as propriedades originais do tomate são bem manifestadas, o ketchup e o suco ficam saturados e requerem menos adição de açúcar.
Curiosamente, quase todos apontam para taxas de crescimento mais baixas desse tomate indeterminado - mesmo em estufas, os arbustos mal chegam a 150-160 cm.
Os residentes de verão não revelaram nenhuma desvantagem particular nesta variedade. A única coisa que os horticultores mencionam é a abundante educação dos enteados. Fora isso, a variedade é elogiada pela facilidade no surgimento das mudas e no retorno total da colheita, pela transportabilidade dos frutos e pela excelente resistência a doenças. Tanto em estufas quanto ao ar livre, os arbustos não mostram sinais de fungos ou outras infecções durante a temporada.
Os residentes de verão aconselham não negligenciar o molho de folhas para aumentar a produção, bem como plantar tomates no solo sem abrigo para obter um sabor mais brilhante.