- Autores: Bejo Zaden B.V.
- Ano de aprovação: 2005
- Sinônimos de nomes: Polbig
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para enlatamento em fatias, para suco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
A empresa holandesa Bejo Zaden B. V. é famosa por seus materiais de sementes para o cultivo de hortaliças. Tradicionalmente, as safras desta empresa são destinadas aos territórios da Europa Central. No entanto, as condições climáticas de várias regiões da Rússia são semelhantes às da Europa. Portanto, a variedade Polbig tem se mostrado com bastante sucesso em nosso país, o que é comprovado de forma confiável pela prática da jardinagem.
História de criação
Polbig é fruto do trabalho da empresa de criação holandesa Bejo Zaden B. V. Inscrita no Registo do Estado em 2005. A cultura é produzida para uso em famílias privadas e agrícolas.
Descrição da variedade
Híbrido com maturação ultraprecoce (90-100 dias), determinante. Os primeiros tomates amadurecem 60 dias após o transplante das mudas para o solo aberto. Os arbustos são raquíticos, potentes, compactos, o seu vershoking ocorre de forma independente na altura do caule principal de 60-80 cm. No futuro, o processo de formação dos frutos desenvolve-se com o auxílio de rebentos laterais. As folhas são de tamanho médio a grande, com tonalidades esverdeadas ou esverdeadas claras. A folhagem é média. As inflorescências são de tipo simples. O número de hastes durante a formação é de 2-3 pcs. (em solo fechado).
A cultura é recomendada pelo originador para terreno aberto, mas também é cultivada em estufas. É caracterizada pela capacidade de frutificar a baixas temperaturas. Foi criado como um híbrido de primeira geração, demonstrando alto nível de resistência a doenças fúngicas. Fruto de excelente apresentação.
Prós:
resistência ao frio;
maturidade precoce;
compacidade;
excelente sabor para um híbrido;
frutas são ricas em vitaminas;
polpa abundante;
uniformidade de frutos em tamanho;
em regiões quentes, é cultivado por semeadura direta no solo;
frutas de uso universal, próprias para processamento;
um alto grau de resistência a uma série de doenças.
Desvantagens:
só pode ser reproduzido com o material adquirido;
em temperaturas acima de + 32 ° C, o processo de polinização não ocorre.
O rendimento de frutas comerciáveis é de até 80%.
As principais qualidades da fruta
Os frutos da cultura amadurecem de tamanho uniforme, pesando 105-135 g (de acordo com o originador até 200 g). Na configuração, são achatados e redondos, com película de alta densidade, sem tendência a fissuras, medianamente prateados.
Os frutos verdes são de cor verde claro e os tomates maduros são vermelhos. Os pedúnculos têm articulações, não há mancha verde. As frutas são formadas em grupos de 6-8 unidades. Há poucas sementes dentro delas, a polpa prevalece. O sabor é excelente, os frutos são suculentos e perfumados, podem ser muito bem transportados. O grau de conservação é alto, em condições favoráveis pode ser armazenado por até 2 semanas. Usado comercialmente.
Características do sabor
Os frutos são doces, com acidez discreta, suculentos e aromáticos. São utilizados no preparo de lecho, guisados, adjika, saladas frescas, também são bons em conservas, conservas e salgados. Eles raramente são usados para fazer pastas e sucos.
Amadurecimento e frutificação
O amadurecimento da cultura ocorre três meses após o aparecimento dos primeiros brotos. Período de amadurecimento - 90-100 dias. O fruto é colhido geralmente entre julho e outubro.
Produção
O nível de rendimento em solos abertos chega a 5,7 kg / m2. A produtividade é influenciada pela área plantada, pela estabilidade da adição de microelementos.Menos frutos podem ser colocados nos cachos se o calor for estabelecido durante a polinização.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada do final de março ao início de abril. A cultura começa a ser plantada no solo em maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso padrão é 40 x 50 cm.
Crescendo e cuidando
Nas latitudes média e norte, recomenda-se o cultivo da cultura em canteiros quentes e levemente elevados, evitando a ocorrência de manifestações climáticas insatisfatórias com filme. Para fazer uma colheita antecipada, o híbrido é cultivado por meio de mudas. O plantio de sementes também é possível de forma direta no solo. O híbrido é caracterizado como uma cultura despretensiosa e fácil de cuidar, mas que responde à alimentação sistemática.
As mudas devem ser mantidas em ambientes fechados ou em estufas. A cultura não deve crescer demais neste momento e, portanto, a semeadura começa 40-45 dias antes do plantio em locais permanentes - os arbustos provavelmente se adaptarão às novas condições.
Para germinar as sementes, é necessário um solo homogêneo fértil, solto e estruturado. É colocado em recipientes e, 2-3 dias antes da sementeira, é desinfectado com "Fitosporin".
Antes do plantio, o solo é irrigado e levemente compactado. As covas de semeadura são preparadas com profundidade não superior a 0,5 cm, as sementes são colocadas a uma distância de 2 cm, a seguir borrifadas com uma fina camada de terra e levemente compactadas.
Até a emergência das mudas, as mudas são mantidas a uma temperatura na faixa de + 25 ... 28 ° С. Depois disso, a temperatura é baixada para + 18 ° C, o que favorece a formação de raízes fortes. O grau de iluminação para as mudas surgidas é imediatamente aumentado por meio de iluminação com lâmpadas especiais.
Para irrigação de mudas, recomenda-se o uso de neve derretida ou água da chuva aquecida a + 25 ° C. Mudas com 2-3 folhas mergulham.
Para o plantio em solo aberto, ele é umedecido, solto, são adicionados compostos desoxidantes. 10 g de superfosfato são adicionados aos poços.
Em solo aberto, como em estufas, recomenda-se cobrir o solo com abas escuras de material não tecido ou filme antes do plantio. Isso ajuda a criar o microclima certo, e as frutas nas mãos permanecem não contaminadas.
As abas são puxadas, furos são feitos para plantar arbustos. A cobertura morta é borrifada com terra nas extremidades, o que impedirá o desenvolvimento de ervas daninhas.
Os arbustos precisam ser amarrados à medida que se desenvolvem. A haste principal é presa com um laço às estacas ou fixada com uma corda na treliça. Para evitar quebras, os rebentos frutíferos também precisam de suportes.
Irrigue a cultura com pouca frequência. É melhor usar irrigação por gotejamento para cultivo, com a qual uma variedade de formulações de nutrientes podem ser fornecidas. Suplementos minerais são especialmente necessários para o híbrido durante o ajuste e a coloração da fruta. A fixação parcial da cultura também é realizada.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta é resistente a várias doenças - verticillium, fusarium, requeima. Como os frutos da variedade aparecem precocemente, os arbustos não se enquadram no período de pico de desenvolvimento da fitotora. Para a implementação de medidas preventivas contra outras doenças, é utilizado o tratamento de plantas com fungicidas. O fungicida Infinito é adequado para neutralizar o desenvolvimento de cladosporium.
Para evitar que os tomates sejam afetados pela podridão de topo, é importante manter a consistência na irrigação, para fazer uma adição suficiente de cálcio. Os aditivos de fósforo e potássio aumentam o nível de resistência da cultura à podridão de topo de origem não infecciosa. No decorrer do cultivo, não é utilizado esterco fresco, o que estimula o desenvolvimento da doença.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura é resistente a condições climáticas extremas - resistente ao frio.