- Autores: Popova L.N., Arinina L.P.
- Ano de aprovação: 2004
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 87-116
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: 84-96%
O Tomato Winner é uma cultura de alto rendimento que por muitos anos ocupou uma posição de liderança em popularidade não apenas entre os jardineiros, mas também entre os agricultores. Devido à formação de frutos médios com polpa sumarenta e açucarada, a variedade tem uma finalidade universal, sendo utilizada com sucesso tanto na preparação de saladas frescas como na conservação de várias formas.
História de criação
A variedade Pobeditel é o resultado do trabalho árduo de criadores russos e profissionais do Centro Científico de Volgogrado. Em 2004, o material de semente dessa variedade entrou no comércio varejista e ganhou enorme popularidade. Uma variedade versátil que se adapta bem a diferentes zonas climáticas. As plantas podem ser cultivadas de várias maneiras, mas a variedade despretensiosa costuma ser plantada diretamente em canteiros abertos.
Descrição da variedade
O Tomato Winner pertence a culturas determinantes subdimensionadas com altura limitada da formação central do caule. A faixa de tamanho da altura de uma planta adulta é de 60 cm a 75 cm. As placas foliares médias têm uma tonalidade verde profunda e estão densamente localizadas nos brotos. As inflorescências são complexas, os talos não têm articulação. O primeiro cacho é formado acima da 8ª lâmina foliar. Um cacho é capaz de formar até 8 unidades de fruta.
Vantagens:
despretensão;
a capacidade de crescer em canteiros abertos;
alto rendimento;
longo período de armazenamento;
transportabilidade;
resistência às flutuações climáticas;
imunidade à maioria das doenças de beladona;
características de alto sabor;
finalidade universal de frutas.
Desvantagens: retorno imediato da fruta.
As principais qualidades da fruta
O fruto do tomate Winner é de tamanho médio e oval alongado com ponta convexa. O peso da fruta varia de 70 a 140 gramas. A cor na fase de maturação técnica é vermelho vivo. A pele é fina e ligeiramente estriada. A polpa apresenta textura densa e suculenta. A participação da matéria seca no tomate pode chegar a 5,5%.
Pelas suas propriedades, os frutos apresentam um longo período de ferimento e alto grau de transportabilidade.
Características do sabor
Os frutos da variedade apresentam características de alto sabor. Mesmo os gourmets apreciam o rico sabor do tomate e o tom adocicado. Os tomates são usados com sucesso para fazer suco de tomate, molho de ketchup e borsch, e frutas inteiras enlatadas não alteram sua integridade e não são suscetíveis a rachar.
Amadurecimento e frutificação
Um tomate de amadurecimento médio distingue-se por um amadurecimento amigável da colheita. O intervalo de tempo de amadurecimento é de 87 a 116 dias.
Produção
O Tomato Winner é uma variedade de alto rendimento que, em condições favoráveis, pode formar até 10 kg de frutos em uma parcela de 1 m2. O rendimento comercializável da safra geralmente chega a 96%.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Apesar da despretensão da cultura, é melhor cultivar tomates em forma de mudas. A semeadura deve ser realizada no início de março em solo nutriente preparado. As sementes não devem ser enterradas mais de 10 mm. A germinação pode ser aumentada criando um efeito estufa. Após o aparecimento das primeiras folhas, é necessário fazer um pick.O plantio de mudas em campo aberto é feito em meados de maio, após a ameaça de geada. Antes de plantar mudas, deve-se endurecer a uma temperatura de pelo menos 15 graus por 10-15 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio de arbustos de baixo crescimento não deve exceder 4 plantas por 1 m2. O padrão de plantio é de 70 cm por 50 cm.
Crescendo e cuidando
Devido à sua despretensão, os tomates desta variedade não precisam de atenção redobrada para si próprios. Cuidar deles consiste em um conjunto de atividades clássicas. O principal é regar os tomates a tempo, fertilizar e remover as ervas daninhas. A rega dos arbustos só é permitida com água decantada à temperatura ambiente. As plantas respondem à fertilização, por isso precisam ser alimentadas pelo menos 3-4 vezes por temporada.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Uma cultura universal de alto rendimento não só agrada com o volume da frutificação, mas também tem uma alta resistência a várias doenças da erva-moura. No entanto, não se deve esquecer que, como medida preventiva, os espaços verdes devem ser tratados regularmente com medicamentos antivirais especiais.
Regiões em crescimento
A variedade universal é cultivada com sucesso em várias regiões climáticas, mas as plantas se sentem mais confortáveis em áreas como Saratov, Astrakhan, Volgogrado, no território da República da Calmúquia e na região do Cáucaso do Norte. Em regiões com climas mais severos, as plantas podem ser cultivadas em condições de estufa, o que não afetará adversamente a quantidade e a qualidade da safra.