- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 80-120
Este híbrido precoce e frutífero rapidamente chamou a atenção dos jardineiros por seu cuidado despretensioso, bem como por seu excelente sabor. Seu alto grau de resistência às doenças típicas da cultura da erva-moura também é notado.
História de criação
O híbrido Flame surgiu no mercado industrial em 2019, quando foi inscrito no Cadastro Estadual. O autor da cultura é um especialista em trabalho de melhoramento Blokin-Mechtalin V.I., que conseguiu produzir uma variedade de maturação precoce com alto rendimento.
Descrição da variedade
A cultura herdou as melhores qualidades de seus predecessores maternos. É caracterizada por um alto grau de resistência às doenças típicas das culturas. No entanto, a variedade mantém suas características apenas em uma geração - as sementes dela obtidas não possuem as propriedades de suas variedades-mãe.
Esta cultura de maturação precoce, padrão e determinante, destina-se ao cultivo em casa de vegetação e em solos abertos, visto que as quedas de temperatura no verão não são perigosas para ela. Os arbustos são de tamanho médio, compactos, de forma bem cuidada, atingindo uma altura de 80-120 cm, distinguindo-se pelos troncos e caules fortes. Para eles, não há necessidade de apertar, amarrar e apertar a coroa. Tomates com inflorescências simples, primárias são formadas por 6 folhas. Em seguida, eles aparecem a cada 2 folhas. Cada inflorescência tem 4-5 flores. A folhagem curta é do tamanho médio usual com uma cor verde escura.
As vantagens da cultura incluem:
cuidado despretensioso;
boa resistência a extremos de temperatura;
crescimento produtivo com falta de sol;
versatilidade de uso;
excelente sabor para um híbrido;
a capacidade de amadurecimento precoce;
alto rendimento;
qualidades comerciais decentes;
alto nível de transportabilidade;
compacidade de arbustos.
Desvantagens:
exatidão com a fertilidade do solo;
no processo de enlatamento, os frutos podem estourar (a densa casca é separada da polpa durante o processamento com água fervente).
As frutas são utilizadas in natura, para enlatados e sucos.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são elípticos, ligeiramente estriados, laranja ou escarlates. A cor dos frutos verdes é verde claro. Peso médio - 50 g, são densos ao tato, consistência carnuda. A casca do tomate é brilhante e lisa, firme, protegendo a fruta de estalar.
Uma covinha acastanhada é claramente visível na junção da corola verde com o pedúnculo. Os pedúnculos são articulados. A consistência do fruto é carnuda, perfumada, tenra, as sementes são pequenas, localizadas no centro.
As frutas podem ser armazenadas por 3-4 semanas. Ao mesmo tempo, correntes de ar, um alto grau de umidade não devem ser permitidos no armazenamento, é importante manter constantemente a temperatura não superior a +19 graus.
A cultura tolera bem o transporte de longo prazo sem perder sua apresentação e sabor. A manutenção da qualidade da fruta é de alto nível.
Características do sabor
Segundo as avaliações de degustação, as frutas têm um sabor excelente, a consistência é suculenta, doce, com um excelente aroma. 4,8 pontos são marcados em uma escala de degustação de cinco pontos.
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação é precoce. Do momento da emergência das mudas até o amadurecimento dos frutos, decorrem 85-90 dias. Os frutos devem ser removidos em tempo hábil, caso contrário, eles começam a amadurecer e apodrecer. Você também pode removê-los verdes - eles amadurecem bem no peitoril das janelas.
Produção
O rendimento chega a 14,1 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas geralmente é realizada em abril-maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio padrão é de 5 arbustos / m2.
Crescendo e cuidando
O cultivo da variedade geralmente não causa dificuldades e preocupações especiais, mesmo para iniciantes no negócio de jardinagem. Não requer condições especiais e tecnologias de cultivo. Para obter uma colheita abundante, basta seguir as regras básicas de cuidado. Levando em consideração o amadurecimento precoce da cultura, suas sementes são semeadas para mudas 50-55 dias antes de as mudas serem transplantadas para o solo. O plantio muito cedo leva a dificuldades durante o transplante - arbustos crescidos começam a doer.
As sementes da cultura apresentam uma germinação amigável. Eles são preliminarmente desinfetados em uma solução fraca de permanganato de potássio (embebido por 1,5-2 horas). Em seguida, eles são lavados e secos. O tratamento de sementes com estimulantes de crescimento é permitido.
O pré-tratamento e a desinfecção ajudam a evitar problemas no crescimento futuro, formam uma imunidade confiável contra as doenças típicas da erva-moura.
Solo leve e fértil é preparado para semear. A mistura pode ser preparada independentemente, usando proporções iguais de terra, turfa, areia grossa. Os contêineres de pouso devem ser desinfetados com uma solução de manganês rosa escuro. Tanto as caixas gerais quanto os recipientes individuais são adequados para a semeadura. Inicialmente, o fundo de tais recipientes é equipado com uma drenagem de argila expandida fina. Em seguida, despeje a mistura para envasamento, deixando um pouco de espaço. A drenagem é necessária para remover o excesso de umidade do solo, para excluir o processo de alagamento.
Duas sementes são colocadas nos recipientes para garantir uma germinação amigável. Nos recipientes comuns, as sementes são colocadas em ranhuras de 1 cm de profundidade, a uma distância de 3 cm e, de cima, aspergidas com uma fina camada de terra (1 cm).
As sementes plantadas são abundantemente irrigadas com água morna (é mais aconselhável usar um pulverizador para não borrar o plantio). Os recipientes com material de plantio são cobertos com vidro, plástico transparente ou filme plástico para formar um microclima favorável ao crescimento dos arbustos. Os recipientes são colocados em um local bem iluminado. Eles organizam a irrigação e arejamento oportunos (o alagamento só prejudicará as mudas). Para ir ao ar, o filme é retirado pela manhã e devolvido ao local por volta da hora do almoço. Quando aparecem tiros amigáveis, os abrigos de proteção são removidos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é caracterizada por um alto grau de imunidade à maioria das doenças típicas das safras de beladona. A maturação precoce e o amadurecimento sincronizado dos frutos a salvam da requeima. No entanto, um processo de atendimento de baixa qualidade, as violações das regras agrotécnicas necessárias naturalmente levam a problemas graves, mesmo em plantas fortes e saudáveis.
Para a cultura, é realizado um atendimento competente e regular, um sistema de medidas preventivas está sendo implantado. Para proteger contra doenças e ataques de pragas, borrifar com remédios populares - infusões de alho e cebola - é útil e eficaz. Realizado regularmente: remover ervas daninhas dos canteiros, soltar o solo (para melhorar as trocas gasosas), excluir a irrigação excessiva. Para arbustos que crescem em estufas, a ventilação regular é organizada.
Quando são detectados sinais da doença, expressos na murcha das folhas, a ocorrência de podridão, as áreas infectadas são eliminadas e os arbustos são tratados com medicamentos. As áreas afetadas devem ser eliminadas e os arbustos tratados com preparações especiais. Contra fungos e infecções, os arbustos podem ser tratados com "Tridex", "Ridomil", "Ditan", "Metaxil".
Quando surgem lesmas ou lagartas, são retiradas manualmente, evitando-se o seu reaparecimento. Areia, refrigerante ou cinza são despejados sob os arbustos como uma barreira contra os parasitas. Para o controle de pragas, inseticidas especiais com efeito paralisante sobre os insetos também são usados - "Lazurit", "Sukhovey", "Tornado", "Escudo" e outros.