- Autores: Horal Jiri, Klapste Petr, Alekseev Yu.B. (originador: IE Aleksashova M.V.)
- Ano de aprovação: 1997
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para uma varanda, para crescer no peitoril de uma janela, cultura de maconha, paisagismo decorativo
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Os tomates Pinóquio não pertencem a plantas particularmente caprichosas, no entanto, eles respondem muito bem aos esforços do produtor e recompensam com frutas grandes e suculentas.
Descrição da variedade
O Pinóquio é uma planta varietal determinante com função universal de fruto. É cultivada em varandas, peitoris de janelas e até em vasos. Esta é uma cultura padrão, o talo tem uma articulação. Os frutos desta variedade são altamente comercializáveis.
Os arbustos são subdimensionados, até 35 centímetros de altura. As plantas são compactas, com um caule forte e espesso. A folhagem é escura, de tipo intermediário.
As principais qualidades da fruta
Quando maduros, os frutos do Pinóquio são vermelhos, do tamanho de uma cereja, pesando até 20 gramas.
Características do sabor
Os tomates da variedade descrita são doces.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de meia temporada. Você pode colher os frutos em 105-110 dias após o plantio da semente. Os arbustos frutificam por muito tempo, de julho a agosto, os frutos são colhidos dos arbustos.
Produção
Este indicador é igual a 1-1,5 kg por arbusto, 5-6 kg / m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Se você cultivar Pinóquio em casa, então em fevereiro eles já plantam sementes, em março - se na varanda. As mudas são transferidas para o solo em maio-junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio mais adequada é de 4-5 plantas por metro quadrado. Distância - 30 * 30.
Crescendo e cuidando
Os tomates Pinóquio não são necessários para a colheita e a liga. O cuidado adequado com os tomates no jardim inclui os seguintes pontos:
- rega regular;
- curativo superior;
- liga, fornecendo suporte para grandes arbustos;
- afrouxando o solo;
- amontoa;
- remoção de ervas daninhas;
- prevenção de pragas e doenças.
Cuidar dos tomates Pinóquio começa muito antes de o primeiro arbusto cair no chão. Você deve cuidar da preparação do solo com antecedência. Os jardineiros são aconselhados a fazer isso no outono, enriquecendo a terra com fertilizantes. Para isso, não só as misturas adquiridas são adequadas, como também é possível fazer com os curativos usuais:
- composto;
- cinza;
- casca de ovo.
Importante! A condição mais importante para o bom crescimento dos tomates desta variedade é um solo ligeiramente alcalino, com uma reação não superior a pH 7,0.
Cuidar bem dos tomates envolve desenvolver e seguir um esquema de rega baseado no clima. O mais importante é não sujar a terra e evitar a seca. Os tomates desta variedade adoram regas abundantes e frequentes desde a raiz. Isso ajuda a formar o sistema radicular, mas a irrigação frequente, mas escassa, ao contrário, prejudica-o.Se você exagerar e "inundar" as plantas durante o amadurecimento da fruta, terá uma colheita de tomates grandes, mas aguados. Pior ainda, muitas vezes o transbordamento provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas, que são suscetíveis ao tomate de Pinóquio, o rompimento da fruta.
A falta de umidade também é prejudicial para a cultura, como resultado - podridão da parte superior e murchamento dos arbustos. Ao regar, certifique-se de que o spray não cai sobre as folhas, frutos e tronco do arbusto. O ideal é regar com regador na raiz, é importante hidratar o sistema radicular, mas não é necessário para a parte do solo da planta.
Se você regar os tomates com água e cinzas, eles crescerão melhor e terão menos probabilidade de adoecer.
Com o aparecimento do primeiro ovário, é aconselhável soltar o solo sob o arbusto. Muitas vezes isso não é necessário, basta realizar o procedimento toda vez que aparecer uma crosta dura.
Jardineiros experientes recomendam fertilizar tomates pelo menos três vezes por temporada e, de preferência, duas vezes por mês. O principal é que o potássio e o fósforo predominam na composição, mas não o nitrogênio. Além de composições químicas, excrementos de aves podem ser usados com igual sucesso.
O magnésio é usado constantemente, mas o boro somente após o surgimento das primeiras flores. Para alimentação com boro: 1 g de ácido bórico por litro de água.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Um dos problemas mais comuns com o cultivo do tomate Pinóquio é a podridão, que se espalha pela planta em climas úmidos, fazendo com que o arbusto morra e os frutos comecem a se decompor. Para evitar o apodrecimento, os tomates devem ser borrifados com uma solução de sulfato de cobre no início do verão.
Os insetos prejudicam os tomates da mesma forma que a maioria das plantas. No combate a eles, sprays com os inseticidas recomendados são usados caso apareçam indícios de pragas ou como profilaxia para preveni-los.
Para se livrar dos pulgões, experimente despejar água fria sobre as folhas (às vezes é o suficiente) ou limpe cada folha com sabão em pó. Você também pode fazer uma mistura de detergente e pimenta caiena. Este é um método bastante eficaz de matar esses insetos.
Quanto aos rastros, é melhor recolhê-los manualmente. As vespas se alimentam de lagartas e atuam como controles biológicos. Para manter o tomate Pinóquio livre dessas pragas no próximo ano, experimente plantar endro nas proximidades. Os malmequeres também ajudam a manter a maioria dos insetos a uma distância segura.
Use um spray de sabão inseticida em moscas-brancas. Além disso, joaninhas e aranhas podem ajudar a controlar a presença desses insetos. Algumas lojas de jardinagem e ferramentas oferecem armadilhas especiais para mosca-branca que podem ser úteis, mas não tão eficazes quanto o sabonete inseticida.
Se o amarelecimento da folha começar nas folhas velhas e se espalhar ainda mais, pode não ser um vírus, mas uma falta de magnésio. Para eliminá-lo, use um fertilizante especial contendo magnésio.