- Autores: Yuksel Tohum, Turquia
- Sinônimos de nomes: Eray, Pink Hit
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: alta
- Tronco: poderoso
Pink Hit é um híbrido da seleção europeia, que conseguiu conquistar o coração dos fãs de tomates de frutos grandes. Essa novidade pertence à categoria de bovinos em termos de tamanho e estrutura da polpa, perfeita para consumo in natura e processamento. E também o híbrido é encontrado sob os nomes Pink Hit, Eray.
História de criação
Um novo híbrido de origem turca foi desenvolvido por Yuksel Tohum. A empresa buscou desenvolver um tomate resistente à maioria das doenças, despretensioso e bem tolerado em condições desfavoráveis de cultivo. O híbrido foi testado na Federação Russa, foi incluído no Registro do Estado em 2012 com o nome de Eray.
Descrição da variedade
O híbrido tem uma poderosa estrutura de arbustos. Os brotos são altos, fortes. O sistema radicular é altamente desenvolvido. Um híbrido indeterminado é capaz de ganhar altura de até 2 m ou mais. A folhagem é média, os topos pequenos, de cor verde escuro.
As principais qualidades da fruta
Este híbrido possui frutos grandes, pesando de 220 a 320 g. O formato dos tomates é simples, redondo e estético. A tonalidade da pele é rosada, a polpa é suculenta. Os frutos são coletados em grupos de 4-5 peças. A coloração está completa, sem manchas.
Características do sabor
Os tomates são doces, de sabor agradável, saturados de açúcares. Adequado para armazenamento de longo prazo. A nota de degustação é muito alta, assim como as qualidades comerciais da fruta. A fruta é caracterizada por um aroma forte e agradável.
Amadurecimento e frutificação
O tomate está no início da maturidade. Atinge a maturação completa em 60-65 dias. O período de frutificação é estendido.
Produção
Pink Heath é um híbrido de alto rendimento. Pelo menos 3-3,5 kg de tomates maduros são coletados do arbusto. A coleta é realizada com frequência de pelo menos 1 vez em 3-7 dias.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tomate é transferido para campo aberto na 2ª década de abril nas regiões do sul, nas demais zonas climáticas essa fase pode se deslocar até o final de maio. Em média, vale a pena esperar que o solo aqueça com sucesso até +10 graus. A prontidão dos arbustos para o transplante será indicada pelo aparecimento de 9 a 10 folhas verdadeiras, assim como a primeira flor em pincel.
A semeadura começa bem cedo, em meados de fevereiro. É neste caso que as plantas estarão prontas para o transplante em tempo hábil.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Não há mais do que 2,5-2,7 plantas por 1 m2. Um plantio mais apertado resultará no espessamento excessivo dos brotos. Vale a pena aderir ao esquema 37-40 por 100 cm.
Crescendo e cuidando
O híbrido é cultivado em condições de estufa - sob um filme ou em abrigos envidraçados. Em campo aberto, o plantio é realizado no quadro de 1 ou 2 rotação de culturas - no período primavera-verão ou verão-outono. Os arbustos precisam ser modelados. Na estufa, recomenda-se manter a temperatura em torno de +22 graus, aumentando-a levemente durante o período de frutificação. Se as plantas estiverem superaquecidas, os ovários não se formarão devido à esterilização do pólen.
O plantio de híbridos Pink Hit deve ser feito exclusivamente em solo fértil. Será útil pré-semear os leitos com adubo verde ou usar áreas onde anteriormente se cultivava feijão, abobrinha, feijão ou milho. As colheitas de Solanaceous categoricamente não são adequadas como predecessoras.
Os arbustos são amarrados após 7 a 10 dias a partir do momento do transplante para um local permanente. Para isso, é utilizada uma treliça vertical, na qual os brotos são fixados com materiais sintéticos. Assim a planta não sofrerá com a severidade dos frutos à medida que ganham peso.
A grama é necessária, mas não muito frequente. Neste caso, o arbusto é mantido em 1 haste, os brotos laterais desnecessários são eliminados a cada 5-7 dias.
O regime de rega para este tomate deve ser abundante o suficiente, sem lacunas. Mas nos primeiros 14 dias após o transplante, as plantas geralmente não são umedecidas, o que permite uma aclimatação adequada. Em seguida, é estabelecido um cronograma com frequência de 5 a 7 dias, com consumo de 15 a 20 litros para cada arbusto. A rega é realizada na zona da raiz, não deve afetar os brotos.
E também durante o processo de cuidado, é importante dar acesso ao ar às raízes do tomate, principalmente em casa de vegetação. Soltar o solo, arejar regularmente - estas são apenas uma pequena parte do que pode ser feito para melhorar o crescimento e desenvolvimento dos arbustos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta é imune à maioria das doenças mais comuns do tomate. O híbrido é resistente à murcha de fusarium, vírus do mosaico do tabaco e verticilose. Pode ser afetado pelo vírus do curl amarelo.
Resistente a condições climáticas adversas
Hybrid Pink Hit pertence à categoria de resistente ao estresse. Tolera mudanças repentinas na temperatura ambiente.
Regiões em crescimento
A forma híbrida se adapta melhor ao cultivo ao ar livre em um clima subtropical. Aqui eles conseguem colher 2 safras durante a temporada. Nas regiões mais frias, os tomates são cultivados igualmente bem em estufas.