- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2021
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Altura do arbusto, cm: até 100
O Tomato Picador foi criado por V.I. Blokin-Mechtalin, o autor de variedades modernas e de alto rendimento com um toque especial. Em 2021, o Picador foi incluído no Registro Estadual da Federação Russa.
Descrição da variedade
Picador é um híbrido F1, determinante. O arbusto cresce até 1 m, em alguns casos - até 1,3 M. O arbusto é bastante poderoso, com hastes fortes. As folhas são de tamanho médio, folhagem verde e medianamente densa. A primeira inflorescência aparece acima de 7-8 folhas, então a planta libera cachos de flores a cada 1-2 folhas. Clusters são simples, 1 cluster contém 3-5 frutas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são redondos, arredondados, densos, quase imperceptíveis, costelas leves, pesando 100 g, com um belo nariz pontudo. A cor dos frutos maduros é o vermelho clássico. Os frutos verdes são verdes claros, sem manchas escuras no pedúnculo. Dentro da fruta existem 3 câmaras de sementes, as paredes são muito carnudas, o centro é uma polpa de melancia sólida. Os frutos ficam perfeitamente armazenados e podem ser muito bem transportados. A pele é elástica, densa, não racha.
Características do sabor
O sabor é excelente, rico, doce, com uma acidez refrescante e tentadora. Consulta - salada. As variedades desta categoria são de fato universais. O Picador não é exceção. É consumido fresco, saladas, bebidas, petiscos são preparados a partir dele. Para processamento: tomates em conserva e salgados, saladas de inverno, molhos, massas, ketchups, adjika ou lecho.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido tem maturação precoce, amadurece 95-100 dias após a germinação.
Produção
A produção de frutos com características comerciais em estufas é de 7,2 kg por 1 sq. m. O rendimento potencial é muito alto - até 12 kg por 1 m². m em terreno aberto, até 16 kg - em estufas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear - em meados, final de março ou início de abril, plantio em campo aberto no final de maio, início de junho (para os Urais, Sibéria).
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Por 1 sq. m 3-4 plantas são plantadas, nos corredores e entre as plantas - 50 cm cada.
Crescendo e cuidando
A variedade é recomendada para cultivo em todas as regiões da Federação Russa, exceto no Extremo Norte. Pode ser cultivado em abrigos de filmes e em campo aberto.
É melhor formar um híbrido em 3-4 hastes. Se o verão for difícil e você quiser obter uma safra ainda maior e mais cedo, deixe de 1 a 3 talos. O tomate não requer pinçamento ativo, ele próprio limita o seu crescimento. Mas é necessário retirar os rebentos excedentes: partem-se para o lado, deixando tocos de 1-2 cm.
O talo vai precisar de uma liga, e o tomate pinta perfeitamente bem. O tomate adora o cuidado usual com todos os tomates.
Solo solto, leve e nutritivo.
Suave, abundante, mas sem regar em excesso. Regue os tomates para que a humidade não entre nas folhas e, de preferência, no caule. Para isso, pequenos lados são feitos.
A cobertura morta do solo alivia o jardineiro de muitos problemas. Equaliza a temperatura e a umidade do solo, retém a umidade até a próxima rega, protege contra o calor e a propagação de certas doenças. A cobertura morta será especialmente útil para aqueles que não têm a capacidade de verificar a irrigação.
Durante o período de endurecimento das frutas, sacudir os pincéis é útil, principalmente se o tempo estiver muito frio (menos de + 18 ° C) ou muito quente (acima de + 27 ° C). Pulverizar com solução de ácido bórico a 1% ajudará a melhorar a formação dos ovários: 1 grama de pó é dissolvido em 1 litro de água quente, resfriada. Pulverize diretamente nas folhas, botões e frutos. São permitidos 3 tratamentos com intervalo de pelo menos 10 dias entre eles.
Arrancando folhagens. É realizada durante o amadurecimento da cultura para direcionar os nutrientes não para a copa, mas para os frutos. As folhas são arrancadas apenas sob as escovas, não acima. Sob a primeira escova, remova todas as folhas completamente, elas são improdutivas.
Picador é resistente às principais doenças do tomate: fusarium, cladosporium, vírus do mosaico do tomate, verticilose. É especialmente formulado para resistir com sucesso a doenças ou estresse. No entanto, sprays de folhas preventivas com um dos seguintes remédios podem ser úteis.
"Fitosporin" - 5 g de pó são diluídos em 10 litros de água. O intervalo entre as pulverizações é de 10-14 dias.
Solução de cinzas. 1-1,5 xícaras de cinzas são diluídas em 10 litros de água quente, fervida por meia hora, resfriada, filtrada, água é adicionada a um volume de 10 litros, 30 g de sabão inodoro é adicionado. Pulverize à noite, com tempo seco moderado.
Nitrato de cálcio: 100 g de grânulos são dissolvidos em 10 l de água. Uma única pulverização é realizada durante o período de floração ou durante o amadurecimento dos frutos.
Os dois últimos temperos também aumentam o rendimento, contribuem para o melhor sabor da fruta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
O híbrido Picador é uma novidade, quase não há comentários. As opiniões sobre o sabor variam de médio a excelente. Atrai inequivocamente com produtividade, apresentação de frutos, resistência. Os frutos estão alinhados, lindos, cobrem densa a mata. O tomate não fica doente. Isso é facilitado pela qualidade da variedade e maturação precoce - os frutos são removidos antes do frio e da distribuição em massa da fitotora.
O Picador irá interessar a quem procura um tomate despretensioso, de maturação precoce, apresentável, de uma forma interessante, de utilização universal, para plantar em estufa ou no campo aberto.