- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm "Sedek" LLC)
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
Os residentes e agricultores de verão preferem tomates com uma alta taxa de crescimento, bons rendimentos e facilidade de manutenção. Essas sombras noturnas incluem a variedade de tomate do meio da temporada, Pedro, o Grande.
História de criação
O tomate híbrido Pedro, o Grande, é o resultado do trabalho de um grupo de cientistas russos (Dubinin, Lukyanenko e Dubinin) que representam a empresa agrícola Sedek. O tomate foi criado em 2013. A variedade foi adicionada às classificações do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2015.
Uma cultura de hortaliças é recomendada para cultivo em todas as zonas climáticas do país. A variedade dá os melhores rendimentos quando cultivada em estufas e estruturas de filme.
Descrição da variedade
O tomate Pedro o Grande é uma planta de altura indeterminada, cuja altura atinge 150-170 cm. É caracterizada por um arbusto extenso de espessamento médio com folhagem verde escura, um poderoso caule central, ramificação moderada, um sistema radicular desenvolvido e um tipo simples de inflorescência. Até 5-6 ovários são formados em cada cacho de fruta.
Cuidando da cultura, não se esqueça da formação de 2-3 talos, da liga obrigatória aos suportes ou treliças, bem como da retirada oportuna dos enteados. O vegetal tem finalidade universal, por isso é consumido fresco, enlatado, salgado, processado em molhos, ketchup e macarrão. Além disso, os tomates são adequados para enlatamento de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O tomate pertence à classe dos vegetais de frutos grandes. Em média, atinge massa de 90 a 110 gramas. O comprimento de cada tomate é de 12-14 cm. O fruto é dotado de uma forma cilíndrica (oblongo-oval) com nervuras da superfície ligeiramente pronunciadas e um "nariz" pontiagudo. Em estado de maturação absoluta, o tomate é uniformemente colorido de vermelho. Os tomates verdes são de cor verde claro. A casca do vegetal é densa, perfeitamente lisa e brilhante. É a casca que protege o tomate contra rachaduras e outros danos. Os tomates Pedro, o Grande, toleram bem o transporte e são caracterizados por uma longa vida útil. Além disso, o vegetal tem uma boa apresentação.
Características do sabor
O tomate Pedro o Grande distingue-se pelo seu excelente sabor. A polpa dos bagos é carnuda, de densidade moderada, bastante suculenta e com pequena quantidade de sementes. O aroma do tomate é clássico, inerente a muitos tomates. O sabor do vegetal contém doçura e acidez. A variedade é famosa pela excelente composição vitamínica da polpa, além da segurança dos nutrientes mesmo após o processamento ou enlatamento.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. Do momento da plena germinação ao amadurecimento dos primeiros tomates nos ramos, demora um pouco mais de 3 meses (105-110 dias). Os tomates são amadurecidos gradualmente. O período de maturação em massa de tomates cai no final de julho-agosto.
Produção
Observando as regras básicas e recomendações da tecnologia agrícola, até 9 kg de frutos maduros podem ser retirados de 1 m2 por safra. Em uma estufa, a colheita é ainda ligeiramente mais alta do que no jardim.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A espécie híbrida é cultivada exclusivamente pelo método de mudas. A semeadura das mudas é realizada em março (60-65 dias antes do transplante). A semente é cuidadosamente selecionada e desinfetada. Após a semeadura, pode-se equipar uma estufa com polietileno ou vidro, o que vai acelerar a germinação. Brotos massivos aparecem no dia 6-8.
Na fase de aparecimento do segundo par de folhas verdadeiras, deve-se realizar um mergulho (plantando as plantas em xícaras separadas). 7 a 10 dias antes do transplante, recomenda-se preparar as plantas - para endurecê-las expondo-as ao ar fresco, o que facilitará o processo de adaptação dos arbustos ao novo ambiente.
Os arbustos devem ser transferidos para um local de crescimento permanente na segunda quinzena de maio, quando o ar estiver suficientemente aquecido. Se os tomates forem plantados em uma estufa, você pode transferi-los um pouco mais cedo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao cultivar uma erva-moura, é recomendável não apenas cuidar adequadamente, mas também observar a densidade e o padrão de plantio. Não devem ser colocados mais de 3 arbustos por 1 m2 ao formar em 2 hastes. Se você formar um arbusto em 1 haste, poderá plantar 4 arbustos de mudas. O esquema ideal de plantio é considerado 40x70 cm.
Crescendo e cuidando
Para os tomates Pedro, o Grande, solo solto e fértil é adequado, o que é bom para a permeabilidade ao ar e tem acidez neutra.
Os cuidados abrangentes com a cultura incluem irrigação regular, cobertura, afrouxamento do solo, arejamento, modelagem e amarração de arbustos, remoção de enteados e proteção contra insetos e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade forte protege os tomates de muitas doenças - verticilose e vírus do mosaico do tabaco.
Resistente a condições climáticas adversas
A tolerância ao estresse do híbrido é moderada. Tolera seca e calor de curta duração, mas não tolera correntes de ar e umidade forte.