- Autores: Ognev V.V., Maksimov S.V., Tereshonkova T.A., Chernova T.V. (LLC Agrofirma Poisk)
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
O tomate Persianovsky é uma hortaliça fácil de cultivar no seu próprio talhão, sobretudo porque apresenta boa imunidade às doenças mais comuns.
Descrição da variedade
Em 2015, os jardineiros começaram a usar essa variedade. O tomate persa é um híbrido com um tipo de crescimento determinante. É plantada em campo aberto e em vários tipos de estufas.
As frutas têm alto nível de comercialização, suportam transporte de longa distância. Os tomates Persianovsky são usados frescos, uma vez que não são adequados para enlatados.
Os arbustos crescem até 60 centímetros e são caracterizados por uma folhagem escura.
As principais qualidades da fruta
Não há mancha na base da fruta quando verde. A sombra é clara, verde. Tomates maduros de Persianovsky rosa.
Os tomates desta variedade atingem uma massa de 300 gramas. Eles têm uma polpa carnuda de densidade média.
Características do sabor
O aroma é de tomate, agradável.
Amadurecimento e frutificação
Persianovskiy é uma variedade precoce com um período de maturação de 105 dias.
Época de colheita
A partir de meados de julho, começa a colheita dos tomates da variedade descrita. A duração deste período é de 1,5 meses.
Produção
Este valor está no nível de 11,6 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes de tomate Persianovsky são plantadas de meados ao final de março, em maio, as mudas são transferidas para o solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema popular é de 60 x 40 cm.
Crescendo e cuidando
Após o plantio das mudas, após cada rega e chuva, é necessário afrouxar o solo. Será ideal polvilhar o solo perto de arbustos e nos corredores com grama cortada sem sementes. A cobertura morta protege a superfície do ressecamento e evita que as folhas inferiores do tomate Persianovsky atinjam o solo, onde podem haver esporos de phytophthora ou outra infecção.
Palha, feno, folhagem do ano passado e até jornais são usados como cobertura morta. Uma ou duas vezes por temporada, ou seja, antes e durante a floração, os pés de tomate devem ser batidos. Para isso, eles recolhem o solo ao redor do caule e o compactam na raiz em 10-20 cm, o que promoverá o crescimento de novas raízes, o que significa que a planta será capaz de consumir mais nutrientes do solo. Esses arbustos renderão 25% menos rendimento.
Para evitar que os caules do tomate Persianovsky caiam com o seu próprio peso, eles são amarrados a estacas, que são cravadas pelo lado norte, a 10-15 cm da planta. A altura do suporte deve ser de pelo menos 1m. Amarre os brotos com cordas macias ou retalhos de tecido que não machuquem a pele.Ao mesmo tempo, a planta não é fixa, mas deixam um pouco de mobilidade para que não se quebre com o vento.
Os tomates Persianovsky são cozidos para remover os rebentos secundários com cor. Eles se formam quase imediatamente após a formação do ovário principal na base das folhas grandes. Se deixar os enteados no caule, os tomates desta variedade não ganham peso nem nas inflorescências principais nem nas secundárias. Portanto, assim que os brotos extras crescerem até 3-5 cm, eles devem ser pinçados ou cortados com uma tesoura.
Os enteados inferiores são deixados com folhas grandes se quiserem formar um arbusto com duas ou três hastes. Em estufas, os arbustos altos de caule único são formados principalmente, portanto, todos os enteados são removidos junto com a folha inferior.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade de tomate persa não quebra, tem boa imunidade a uma série de doenças:
cladosporiose;
vírus do mosaico do tabaco;
murchamento fusarium.
A partir do final de maio, no jardim, você pode ver borboletas marrons discretas como as mariposas, que voam principalmente à noite e à noite. São colheres de jardim, pupas que passam o inverno no solo. Se esse problema for ignorado durante o período de floração, as lagartas se transformarão em borboletas e darão à luz outra geração que se alimenta de tomates.
Embora os danos no início da estação de cultivo sejam insignificantes, as pragas do tomate podem ser espantadas com remédios populares. Em particular, uma infusão de flechas de alho, que é mantida por uma semana, depois diluída 10 vezes com água. Tomates Persianovsky são pulverizados com infusão de alho novamente após 2 semanas.
Mas se o dano for significativo e os tomates precisarem ser resgatados imediatamente, é aconselhável aplicar proteção profissional. Estas drogas já são conhecidas "Lux Maxi", se o número de pragas for pequeno, ou "ATO Zhuk" e "Anticolorad Max". Taxa de consumo "Lux Maxi" - 1,5 ml da droga para 6-10 litros de água por 200 metros quadrados. Pulverize assim que detectar borboletas na área. Repita o tratamento após 2 semanas ou mais tarde, se necessário.
Se as lagartas já penetraram nos frutos, é aconselhável tratar os arbustos de Persianovsky com uma combinação de preparações de Antigusen e Buxo, fazendo uma solução de 3-5 litros de água por cem metros quadrados. Assim, você protegerá adicionalmente o site de Alternaria.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade descrita é valorizada por sua excelente adaptação ao meio ambiente. Além disso, é resistente ao calor.