- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 95,5%
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
O tomate pimenta ocupou um nicho sólido nas coleções da maioria dos jardineiros e conhecedores desta baga, embora não seja segredo - é impossível não amar os tomates. A categoria difere não apenas na aparência. Todas as frutas têm uma sutil diferença de sabor - um equilíbrio ideal de açúcar e ácido. A variedade é muito procurada por agricultores e consumidores.
A pimenta forte caracteriza-se como uma variedade determinante e despretensiosa destinada ao cultivo ao ar livre e ao consumo in natura, embora muitos a utilizem em diversas conservas.
História de criação
A variedade foi criada por criadores da Sibéria Ocidental Dederko V.N. e Postnikova O.V. A variedade foi registrada no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 2017.
Descrição da variedade
Arbustos compactos de tamanho inferior padrão (30–40 cm) são cobertos com folhagem cinza-esverdeada, ligeiramente pubescente com dissecção tradicional das bordas. A folha tem um forte sabor clássico de tomate. As flores amarelas são coletadas em inflorescências simples.
A variedade se destaca pelo alto rendimento de frutas comerciáveis (95,5%). A planta é despretensiosa, responde agradecida à introdução de curativos orgânicos e minerais, não necessita de formação e pinçamento, possui forte imunidade, maturação precoce, excelente sabor e apelo visual.
É difícil encontrar as desvantagens da Pimenta Forte, exceto que, com uma boa colheita, os arbustos precisam ser amarrados, caso contrário, eles simplesmente cairão devido ao peso do fruto derramado.
As principais qualidades da fruta
Os belos frutos em forma de pimenta são coletados em densos cachos. Os frutos verdes mudam gradualmente a paleta para tons de rosa profundo durante o amadurecimento técnico e fisiológico. O tamanho e peso médios na faixa de 140 gramas permitem o enlatamento de frutas inteiras.
Características do sabor
A polpa doce e quebradiça é acompanhada por uma agradável acidez. A seção mostra 4 câmaras de sementes com um número limitado de sementes. A pele de densidade média fica quase invisível ao comer. Infelizmente, é esse fator que não permite o transporte de safras por longas distâncias. Os produtos são comercializados em mercearias localizadas próximas ao local de cultivo. Os tomates são ricos em vitaminas, aminoácidos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria mid-early, o rendimento é amigável, com uma pequena porcentagem de atraso de um certo número de frutos. O período de amadurecimento aproximado é de 105-110 dias.
Produção
O rendimento médio é de 388 centners por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura é realizada 50-60 dias antes do plantio no solo. Dependendo da região, isso é início ou meados de abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio ideal é de 3 a 5 raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
A pimenta forte é cultivada em mudas, antes da transferência das plantas jovens, as mudas são endurecidas. Recipientes com mudas são gradualmente acostumados à luz solar, às mudanças de temperatura no ambiente. Um terreno no jardim é escolhido ensolarado, não pode ser plantado em áreas úmidas baixas - um excesso de umidade leva à inibição do desenvolvimento e ao aparecimento de fitoforese.
A terra nas cordilheiras é enriquecida com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes complexos, superfosfato, cinzas de madeira. Os tomates não gostam de solos altamente ácidos, portanto, solos com um alto nível de pH precisam ser desoxidados com giz, gesso, farinha de dolomita e penugem de cal. A introdução de estrume fresco é permitida apenas no outono para escavação.
O cuidado adicional consiste em capinar, soltar, amontoar. Afrouxar é um excelente substituto para a cobertura morta do solo. A rega executa-se não mais do que 1 vez durante 10-15 dias. No período chuvoso, a irrigação é totalmente cancelada; no período seco, o intervalo pode ser ligeiramente reduzido.
A primeira alimentação é realizada 10 dias após o transplante para local permanente. Neste momento, a cultura está aumentando ativamente sua massa vegetativa e precisa de nitrogênio. Durante o período de brotação, são introduzidos compostos de fósforo-potássio, durante a estação são regados várias vezes com infusão de urtiga ou verbasco.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade se distingue por uma capacidade invejável de resistir a quase todas as doenças, em particular o TMV, mas o alagamento é perigoso devido à requeima. A folhagem da Pimenta Forte não é apreciada por quase todas as pragas, mas tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são necessários.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade siberiana lida bem com temperaturas extremas, ondas de frio e não se sente muito bem em tempo chuvoso prolongado.
Regiões em crescimento
A variedade, criada na Sibéria Ocidental, cresce igualmente bem em climas quentes e frios - regiões do norte, noroeste, centro, Volgo-Vyatsky, TsChO, norte do Cáucaso, Srednevolzhsky, Nizhnevolzhsky, Uralsky, oeste da Sibéria, leste da Sibéria, Extremo Oriente ...