- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: semi-determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: redondo plano
- Produção: até 12 kg por m2
- Peso do fruto, g: 140-160
- Gosto de fruta: equilibrado, sem aguado e notas de ervas
Stump é uma variedade híbrida de tomate. A planta está mal distribuída, mas quem já mexeu deixa boas críticas. A variedade semideterminante é despretensiosa no solo e na manutenção, podendo ser cultivada em quaisquer condições.
História de criação
Há muito pouca informação sobre a origem da variedade Penh. Só se pode afirmar com segurança que se trata de uma variedade híbrida obtida pelo cruzamento de outras variedades. No entanto, essas subespécies não existem no registro.
Descrição da variedade
A altura dos arbustos da variedade é de 100 a 120 centímetros. Os arbustos de tamanho médio têm entrenós curtos e param de crescer após a formação de 8-12 inflorescências. O primeiro é colocado acima da folha 7-9, e se for um caule lateral, então a inflorescência é formada já acima da terceira placa foliar. As folhas da cultura são muito brilhantes, de cor verde suculenta.
As principais qualidades da fruta
Os frutos redondos achatados têm uma bela tonalidade vermelha. O peso será de 140 a 160 gramas. Os frutos ficam espetaculares e decorativos devido à redondeza uniforme e brilho brilhante.
Características do sabor
O sabor do Stump do tomate é particularmente equilibrado. Não há tons de ervas nele. A polpa é muito suculenta, mas sem muito líquido. Os tomates da variedade são deliciosos, frescos, direto do mato, e também, devido ao seu tamanho compacto, são muito utilizados para preservação.
Amadurecimento e frutificação
O toco pertence às primeiras variedades híbridas e, portanto, a colheita pode começar já em julho. A planta é caracterizada por frutificar a longo prazo. Se o tempo estiver quente, ela dará frutos ainda no início de setembro. A variedade leva três meses para atingir a maturidade total, às vezes até 100 dias.
Produção
A cultura é bastante frutífera, mesmo em campo aberto, são colhidos da planta cerca de 3 kg de frutos. 12 kg de bagas amadurecem em 1 metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O plantio de sementes para mudas é tradicionalmente realizado em março, mas em algumas regiões isso pode ser feito no início de abril. O terreno pode ser comprado ou feito de turfa, composto, turfa e areia. É importante lembrar que uma mistura de fabricação própria deve ser desinfetada.
As sementes, via de regra, não são processadas pelo fabricante, portanto, deverão ser desinfetadas e mantidas em estimulantes de crescimento. As mudas plantadas devem crescer no local mais quente e ensolarado da sala. Depois que cada broto adquire duas folhas, as mudas são determinadas em copos separados. Poucos dias após a colheita, os brotos devem ser fertilizados aplicando-se uma alimentação complexa para as beladonas.
Quando as mudas estiverem com 60-65 dias, elas precisarão ser transplantadas. No início de junho, eles são plantados em campo aberto, na última semana de maio - em casa de vegetação.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O toco adora solo solto. É melhor cozinhá-lo no outono, mas você também pode fazer alguns dias antes do plantio. O superfosfato e as cinzas de madeira se tornarão elementos obrigatórios para introdução no solo. Para que os tomates não fiquem sem nutrição, 3-4 covas de plantio estão localizadas em um metro quadrado de terra. O melhor padrão de pouso é 40x40 cm, sendo impraticável praticar outras opções.
Crescendo e cuidando
Mudas recém-plantadas não requerem cuidados especiais. O principal é inicialmente regar bem os arbustos. A próxima rega é realizada em uma semana ou 10 dias e, em seguida, é realizada regularmente, pelo menos uma vez a cada 7 dias. É impossível encher as plantas, transformando o canteiro do jardim em um pântano. No entanto, durante a floração, a frequência de rega ainda precisará ser aumentada.
Os procedimentos são combinados com afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Além disso, esta variedade requer cobertura morta. Mas vale lembrar que a cobertura morta orgânica terá que ser trocada várias vezes por temporada.
A cobertura é recomendada a cada 14 dias. Os fertilizantes orgânicos devem substituir os fertilizantes minerais, um não pode ser dado o tempo todo. O coto responde bem a verbasco, bem como a infusões de ervas. Ele também se apaixonará por misturas minerais compradas.
Os tomates desta variedade crescem bem formados em 1 ou 2 troncos. Vale a pena pastar à medida que vão surgindo os rebentos, enquanto a folhagem inferior se rompe completamente para que os raios de sol atinjam livremente o solo. A liga nem sempre é praticada, aqui é preciso olhar a situação. Se a colheita for abundante, é melhor amarrá-la para que o caule não fique no chão.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O coto é um híbrido, portanto sua imunidade a várias doenças está no nível genético. No entanto, isso não significa que a variedade seja completamente imune a tudo. Por exemplo, pode ser atingido pela requeima, como outras variedades de tomate. A podridão pode se desenvolver em estufas.
É importante notar que todas as doenças aparecem exclusivamente por culpa do jardineiro.Alta umidade e distúrbios agrícolas são as principais causas de fungos. Portanto, as regras de atendimento terão que ser seguidas. Também será útil realizar um tratamento preventivo com Bordeaux líquido ou "Fitosporin".
Dos parasitas, Stump prefere os pulgões, que se instalam em qualquer planta, assim como os ácaros-aranha. Eles podem comer os topos e as lagartas de várias borboletas. Para prevenir o aparecimento de parasitas, pó de tabaco, cinza, pó de mostarda e infusões de plantas com um odor pungente ajudam. Quanto aos inseticidas, Aktara e Fitoverm se mostraram bem.
Resistente a condições climáticas adversas
O coto demonstra excelente resistência ao estresse. Ele sobrevive a curtas secas, quedas de temperatura e outras condições extremas. No entanto, o crescimento jovem ainda deve ser protegido do estresse.
Regiões em crescimento
O toco da árvore pode se adaptar a todas as condições de crescimento. Muitas vezes é cultivada na faixa do meio, nas regiões sul e oeste, nos Urais, bem como no Extremo Oriente. Deve-se notar que em regiões com clima frio ou instável, é melhor optar pelo cultivo em estufa.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão gostam do toco de árvore. Os horticultores falam muito positivamente sobre o rendimento da variedade, que é muito alto nas estufas. Porém, nota-se que em campo aberto a colheita será menor. Atenção também foi dada à densidade da pele, que não racha. Graças a isso, os frutos ficam bem, amadurecendo ou simplesmente armazenados, e também toleram o transporte com relativa facilidade.
Os jardineiros também notaram o bom gosto das frutas e sua redondeza uniforme. As bagas ficam lindas quando enlatadas e frescas. Além disso, a variedade é resistente a várias doenças.
A desvantagem da variedade era que era necessário seguir o esquema de rega muito escrupulosamente. O menor excesso de umidade tem um efeito negativo sobre os tomates, e alguns moradores de verão não estão totalmente satisfeitos com isso. Além disso, as sementes da safra terão que ser compradas todas as vezes; elas não podem ser preparadas por conta própria. No entanto, isso também se aplica a todas as outras variedades de tomate híbrido.