- Autores: Gavrish S.F., Kapustina R.N., Gladkov D.S., Volkov A.A., Semenova A.N., Artemyeva G.M., Filimonova Yu.A., Redichkina T.A.
- Ano de aprovação: 2011
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para enlatamento em fatias, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 108-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 80
A variedade com o incrível nome Pelageya foi criada para cultivo em estufas ou em áreas abertas. A cultura de hortaliças tem recebido alta resistência às condições climáticas desfavoráveis. E também o tomate é despretensioso no cultivo e irá deliciá-lo com uma colheita estável, respeitando os requisitos mínimos da tecnologia agrícola.
Descrição da variedade
Em estufas de plástico ou ao ar livre, os tomates crescem e frutificam regularmente. O tipo de crescimento é determinante. Os tomates Pelageya são ótimos para fazer suco, enlatar em fatias ou comer em sua forma natural. Os arbustos de baixo crescimento crescem até 80 centímetros. As folhas têm formato padrão, verde claro, com leve ondulação. O tamanho é médio. A planta forma de 3 a 4 enteados. As inflorescências são simples.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes claros verdes tornam-se vermelhos. Uma tonalidade laranja é às vezes observada. A forma é plana, as nervuras são médias. Os tomates pesam 200-250 gramas. O tamanho é grande. A polpa é firme, mas suculenta. Quando cortados, existem 4 a 5 ninhos de sementes com um pequeno número de grãos.
Os tomates são ótimos para processamento e consumo in natura. Após o tratamento térmico, a quantidade de vitaminas e nutrientes no tomate não diminui.
Características do sabor
Tomates Pelageya maduros demonstram um sabor excelente. O sabor é rico e doce.
Amadurecimento e frutificação
A cultura de vegetais está no meio da temporada. O tempo de maturação da cultura é de 108 a 115 dias, dependendo do clima e das condições de cultivo. Colhida no verão de julho a agosto.
Produção
Pelageya é considerada uma variedade de alto rendimento. Um arbusto produz de 4,5 a 6 quilos de frutas, e mais de 6 quilos de vegetais são colhidos em um metro quadrado da horta. Jardineiros experientes conseguem até 7,5 kg em 1 m2 de terreno.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No final de março ou início de abril, as sementes são semeadas para as mudas. No final da primavera (maio), as plantas jovens são transferidas para um local de cultivo permanente. Para obter mudas fortes e saudáveis, é necessário preparar a semente e realizar outras ações. É aconselhável desinfetar as sementes. Uma solução de manganês é freqüentemente usada. Se os recipientes usados forem usados para o cultivo, eles devem ser processados antes do novo cultivo.
O tomate precisa de iluminação suficiente. Não só o crescimento das mudas depende da luz, mas também de sua saúde. O solo para o plantio deve incluir turfa (pelo menos 40%). E também o solo deve estar saturado com oligoelementos e componentes minerais. Se o solo do jardim for usado para o plantio, ele deve ser inflamado e cozido no vapor.
O material de drenagem é colocado no fundo do recipiente para drenar o excesso de umidade. Carvão fino misturado com solo serve. Uma lacuna de 3 centímetros é deixada entre os grãos. Após o plantio da semente, os recipientes são transferidos para uma sala seca com alta temperatura (cerca de 30 graus Celsius). Após 10 dias, você pode observar os primeiros brotos.
Agora você precisa fornecer aos brotos a quantidade necessária de luz e o regime de temperatura é reduzido para +20 graus. Uma vez por semana, os brotos são alimentados com fertilizantes líquidos.Antes de transferir as mudas para um novo local, as mudas são examinadas cuidadosamente. Os arbustos enfraquecidos e deformados são descartados.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema ideal para a variedade Pelageya é de 40 x 50 centímetros.
Crescendo e cuidando
Cuidar dos arbustos é fácil. O principal é cumprir certas condições que as fruteiras precisam.
Recomendações de jardineiros experientes.
O sistema de irrigação por gotejamento é a melhor opção para irrigar plantações de tomate, entretanto, os arbustos toleram a irrigação aérea de forma bastante satisfatória.
As camas são regularmente afrouxadas e limpas de ervas daninhas e outros detritos.
Para evitar que a umidade evapore rapidamente, o solo ao redor dos arbustos é coberto com palha de grama cortada.
É aconselhável instalar os suportes imediatamente após o transplante dos arbustos. Amarre os brotos com cuidado usando um fio macio e outras opções.
Para obter tomates grandes, as folhas inferiores são removidas. E também o desbaste melhora a aeração dos arbustos.
Regue as plantas a cada 10 dias.
Muitos jardineiros usam substâncias que aceleram o crescimento e o amadurecimento dos frutos.
A maior parte da colheita amadurece em julho, então você deve manter o maior número possível de ovários. As plantas podem ser afetadas por luz solar intensa e altas temperaturas durante a floração. E também a baixa umidade afeta negativamente os arbustos. Nas estações quentes e secas, as camas são especialmente sombreadas para protegê-las das queimaduras solares. As lojas de jardinagem vendem redes especiais que não só protegerão a safra do sol, mas também dos ataques do besouro da batata do Colorado.
Após a precipitação, é aconselhável tratar a área com líquido bordalês.
Apesar da formação de processos laterais, o pinçamento é opcional.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.