- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 160-180
- Cor de fruta madura: vermelho com listras amarelas
- Forma de fruta: ovóide
O incomum ovo de Páscoa de tomate à primeira vista atrai a atenção por sua cor variada e formato elegante. Variedade indeterminada, requer beliscar para inibir o crescimento. As frutas são apreciadas tanto pelo sabor fresco quanto pela preservação da estética quando conservadas.
Descrição da variedade
Os arbustos são altos, atingem 160-180 cm, espalhando-se. A folhagem é média, os topos são típicos do tomate, lisos, ligeiramente ondulados.
As principais qualidades da fruta
Os tomates dessa variedade são do tamanho de um coquetel, em forma de ovo. O peso de cada fruta chega a 60-90 G. A casca do tomate maduro é vermelha, com notáveis estrias amarelas. Em uma escova, existem até 5-7 frutas. Eles não racham, a pele densa mantém a forma de um tomate durante o transporte e armazenamento.
Características do sabor
O tomate é doce, com leve acidez. A polpa é densa, carnuda. A riqueza do sabor permanece mesmo após a conservação.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos são colhidos após 110 dias. Para este indicador, a variedade é considerada meio precoce. A frutificação é prolongada, dura até a própria geada.
Produção
As frutas são colhidas em quantidades de até 5-7 kg por arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das sementes começa em 1-2 dez dias de março. O solo é usado comprado ou jardim, cozido no vapor. As plantas também se sentem bem em substratos de turfa. A semente é desinfetada e exposta a estimulantes de crescimento na concentração de 3 gotas por 100 ml de água.
As plantas são transferidas para campo aberto não antes de junho. Para a estufa - em maio, após 55-60 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para tomates Easter Egg, você pode usar um dos 2 esquemas de plantio com uma distância de 40 × 60 ou 50 × 60 cm entre os arbustos.
Crescendo e cuidando
As plantas após o transplante para o solo devem ser amarradas, submetidas a beliscões regulares. A formação do arbusto é realizada em 2-3 hastes. Para a liga, é preferível usar uma treliça ou barbante com fecho de laçada livre, mas sempre de material sintético.
A variedade não é muito exigente quanto à composição do solo. O húmus e o superfosfato misturados com o solo do jardim são colocados nos buracos antes do plantio. Os recipientes de mudas são regados para facilitar a extração dos tomates.Em seguida, o arbusto com um pedaço de terra é cuidadosamente retirado do recipiente, instalado no buraco, polvilhado com substrato de terra. As mudas são regadas, a superfície do solo é coberta com cobertura morta.
Regar arbustos de tomate em uma estufa ou em canteiros abertos não deve ser muito frequente. O suficiente uma vez a cada 7 a 10 dias. É melhor organizar a irrigação por gotejamento através de um sistema de irrigação conectado a um tanque de armazenamento. Será útil temperar a água com cinzas de madeira transformadas em pó. É importante que a temperatura do líquido que entra nas raízes não seja inferior a +20 graus.
No calor extremo, a frequência de rega é aumentada. Sob cada arbusto, 5 litros de água são adicionados a cada 3 dias. Se a irrigação for realizada a partir de um regador, o divisor é removido. A água é introduzida estritamente na raiz, evitando o contato com as pontas. A hora da rega é escolhida de manhã cedo ou à noite, após o pôr-do-sol.
O curativo superior também é necessário. O ovo de Páscoa está crescendo ativamente, ganhando altura de até 2 metros. Para que as plantas tenham nutrientes suficientes para o assentamento dos frutos, a cobertura é realizada sob a raiz e na folha verde. O esquema de fertilização ideal é em intervalos de 14 dias.
Entre as preparações complexas para tomates indeterminados, o organomineral "Ideal" é bem adequado. Ele contém todos os nutrientes de uma vez, incluindo potássio e fósforo, e é rico em substâncias húmicas. Você também pode usar excrementos de pássaros diluídos ou esterco, infusões de urtiga. Durante a formação de escovas de flores, os fertilizantes de nitrogênio são contra-indicados.
Ao crescer em terreno aberto, é importante garantir que os arbustos de tomate não congelem, para evitar que haja umedecimento excessivo. Para isso, os sulcos são drenados na fase de preparo, se necessário, são recobertos com um agromaterial especial ou polvilhados com palha natural. O sistema de irrigação por gotejamento também deve ser instalado com antecedência, especialmente nas regiões áridas do sul, onde o consumo de água deve ser racionado. Os apoios em zonas de estepe devem ser os mais fortes possíveis para resistir a rajadas de vento.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui alta imunidade contra a maioria das doenças infecciosas da cultura da erva-moura. É resistente ao TMV. Como medida preventiva, é utilizada a pulverização de arbustos com preparações fungicidas de ação complexa. Topázio ou líquido bordalês servem. Pó com cinzas ajudará a espantar os insetos, também é adicionado ao regar.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade tolera com sucesso mudanças nas temperaturas atmosféricas. Mas os arbustos não reagem bem ao alagamento. Para cultivo em estufas, é imperativo ventilar. A variedade tolera bem a seca e é adequada para cultivo em climas quentes.
Regiões em crescimento
A variedade é universal, é cultivada ao ar livre tanto no sul como nas condições climáticas da zona média. Ao norte, o plantio em estufas é recomendado. A variedade é ótima para regiões com verão curto, onde os frutos do tomate têm tempo de amadurecer completamente.
Visão geral da revisão
De acordo com os moradores do verão, o tomate ovo de Páscoa pode ser considerado um adorno de qualquer estufa. Esta variedade é especialmente elogiada por sua longa frutificação - os tomates em cachos amadurecem de forma irregular. Os arbustos, segundo os jardineiros, não são muito altos, em campo aberto e na estufa seu tamanho não atrapalha a colheita normal. A cor incomum da pele era especialmente apreciada pelos amantes da preservação do lar. Tomates de ameixa puros e salgados parecem muito bons.
Muitos moradores de verão notam que as frutas ficam bem - mesmo até o final de dezembro, se forem retiradas do mato ainda não maduras. Nas camas, os tomates praticamente não adoecem, recuperam rapidamente das infecções. Os frutos são calibrados, bonitos, iguais em aparência e forma. Eles podem ser cultivados com sucesso para venda.
Entre as desvantagens desta variedade, os residentes de verão observam a necessidade de beliscar regularmente. Isso leva muito tempo. Se você negligenciar a liga dos arbustos, seus brotos podem quebrar com o peso dos frutos. A produtividade da variedade, embora seja estimada como bastante elevada, ainda não agrada a todos os jardineiros.