- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: Bastão
- Categoria: grau
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-100
- Característica de Bush: colunar, compacto
A variedade exótica Stick (sinônimo de Stick) é oferecida aos jardineiros entusiastas. Sua singularidade reside em sua forma colunar. A planta realmente se assemelha a um pedaço de pau, no qual ramos de folhas e tomates maduros são visíveis em alguns lugares. Fora isso, é uma variedade padrão, com sabor e qualidade tradicional do tomate. A cultura é cultivada em estufas de vidro, filme, policarbonato e a céu aberto. O fruto é consumido fresco e para enlatamento.
Descrição da variedade
Os arbustos colunares compactos de baixo crescimento (50-100 cm) (embora seja difícil chamá-los de arbustos) quase não têm folhas. Um pequeno número deles é coletado em feixes, dispersos e pressionados contra o tronco. A lâmina da folha tem um tamanho pequeno e uma superfície altamente ondulada, o que faz com que as folhas pareçam encaracoladas.
Flores comuns amarelas são coletadas em inflorescências simples, formando de 5 a 6 ovários. Um broto forma até 5 pincéis. O caule do arbusto é grosso, precisa de uma liga, pois não aguenta o peso da fruta e se deita.
As vantagens da variedade:
- aparência exótica;
- maturidade média, despretensão;
- rendimentos estáveis, forte imunidade;
- versatilidade de cultivo, mantendo a qualidade e a transportabilidade;
- ausência total de rebentos laterais e enteados, possibilidade de plantio compactado e colheita de sementes.
Das deficiências, uma pode ser chamada de condicional - a necessidade de amarrar, mas existem poucas variedades que não precisam de tais medidas.
As principais qualidades da fruta
Frutos redondos verdes, pesando 30–60 g, são coloridos de verde leitoso, mudando para vermelho vivo no estágio de maturação técnica. A baga está firmemente aderida ao caule, não caindo mesmo em um estado maduro demais. As sementes são colhidas de frutos femininos e podem ser distinguidas pelo aprofundamento abaixo.
Características do sabor
A polpa carnuda e suculenta tem um sabor tradicional agridoce com uma mistura sutil de notas frutadas. A pele lisa é densa, quase imperceptível ao comer, evita fissuras, garante boa qualidade de conservação e transporte.
Amadurecimento e frutificação
A variedade do meio da estação começa a dar frutos maduros 105-110 dias a partir do dia da semeadura.
Produção
A variedade é considerada altamente produtiva, embora um arbusto não seja capaz de produzir mais que um quilo e meio de frutos silvestres. A possibilidade de plantio compactado permite recolher até 30 kg por metro quadrado, desde que cumpra os requisitos agrotécnicos. O cultivo em terreno aberto ou em condições de estufa não afeta o rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Mudas jovens são plantadas no solo 2,5–3 meses após o plantio. O momento exato depende das características climáticas da região de cultivo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O pau cresce com um tronco, embora nos anos seguintes, segundo alguns jardineiros, um tomate obtido com as próprias sementes seja capaz de produzir até três troncos. Ao cultivar um arbusto em um tronco, a distância ideal entre as raízes é de 20 cm.
Crescendo e cuidando
O pau é cultivado da maneira tradicional de mudas. As mudas jovens são transferidas para um local permanente após um período de endurecimento de duas semanas. Recipientes com mudas são levados para a rua, colocados em varandas abertas. Nos primeiros dias, essas áreas deveriam ser sombreadas, à noite os jovens são trazidos. Ao final do endurecimento, todas as mudas devem passar a noite ao ar livre, caso não haja geada, e se acostumar com o sol. Após o transplante, mesmo as plantas endurecidas precisam de abrigo do sol pela primeira vez se forem plantadas em terreno aberto. Isso é especialmente verdadeiro para plantas com sistema radicular aberto - é mais difícil tolerar uma mudança de lugar.
Cebola, alho, pepino, ervilha e feijão, repolho e cenoura são bons precursores das colheitas. Não é recomendável plantar tomate depois de pimentão e berinjela, pois eles pertencem ao mesmo grupo (erva-moura) e têm as mesmas doenças. Os princípios de rotação de culturas são importantes apenas para terreno aberto - ninguém planta cenouras e cebolas em estufas.
O solo para o Stick atende aos requisitos padrão:
- fertilidade;
- respirabilidade;
- acidez neutra.
Se necessário, a terra é desoxidada com dolomita ou farinha de osso, penugem de cal, gesso ou giz. Solo denso e pesado pode ser selado pela aplicação mais solta de húmus, trigo sarraceno ou outra casca, por semeadura regular de adubo verde.
A área preparada deve ser bem iluminada, protegida de ventos frios e correntes de ar. As cristas são enriquecidas com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), superfosfato, cinza de madeira, fertilizantes minerais complexos. As estacas são instaladas nos orifícios para suporte.
Ao transplantar, deve-se ter cuidado para não aprofundar o colar da raiz. A terra no círculo próximo ao tronco é compactada e regada com água morna. No dia seguinte, é necessário soltar a crosta formada na superfície, fornecendo oxigênio às raízes.
O cuidado adicional consiste em rega regular, mas não frequente, sacha, afrouxamento, amontoamento subsequente e cobertura morta. O mulch natural é substituído com sucesso por fibra não tecida preta. O solo sob ela "respira" bem, mas as ervas daninhas não podem crescer. A rega é realizada diretamente no tecido.
Após 2-3 semanas, a primeira alimentação com fertilizantes contendo nitrogênio é realizada, para a segunda, são utilizadas preparações de fósforo-potássio. Várias vezes por temporada, os tomates são alimentados com infusões de verbasco ou urtiga.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é altamente resistente à requeima e às principais doenças típicas da cultura da erva-moura. No entanto, isso não dá 100% de garantia de sucesso na resistência a doenças bacterianas e ataques de pragas. Para quaisquer tomates, pulgões e ácaros, um urso e um besouro da batata do Colorado são perigosos. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas continuam obrigatórios, como acontece com todas as variedades.
Resistente a condições climáticas adversas
O bastão exibe excelente desempenho de tolerância à seca.
Regiões em crescimento
É difícil dizer para qual região da Rússia a variedade é adaptada, uma vez que foi originalmente orientada para os EUA. No entanto, a variedade é cultivada em Transbaikalia, Território de Krasnodar, Região de Orenburg e Altai. Conclui-se que um tomate pode ser cultivado por jardineiros curiosos de qualquer região do nosso país, pois pode ser cultivado em campo aberto, em estufas aquecidas e comuns.