- Autores: Dederko V.N., Yabrov A.A., Postnikova T.N.
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: 75%
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
O bico do Tomato Eagle é um dos mais brilhantes representantes das variedades varietais indeterminadas de tomates. Os residentes de verão a adoram por suas altas taxas de rendimento, aparência e sabor espetaculares e capacidade de resistir às difíceis condições naturais.
História de criação
O bico de águia foi desenvolvido e criado pelos criadores domésticos Dederko, Yabrov e Postnikova. Esta variedade entrou no Registro Estadual em 2005. A planta pode ser cultivada em qualquer parte do país, mas é especialmente recomendada para regiões de clima difícil, incluindo a Sibéria. Os tomates da variedade Eagle's Beak são cultivados ao ar livre e em casa de vegetação.
Descrição da variedade
O bico da águia pertence ao grupo de tomates de tamanho médio. Este é um grau fora do padrão. Os arbustos estão se espalhando, fortes, muito ramificados. Eles crescem até 120-150 cm de altura, mas sem beliscar e controlar o crescimento eles serão ainda mais altos - cerca de 2 metros. Os caules fortes são cobertos por uma grande folhagem verde. As inflorescências da variedade são simples, a primeira é formada por 10 folhas. Depois disso, os ovários se formarão a cada 3 folhas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos em forma de coração do bico da águia realmente se parecem com o grande bico de uma ave de rapina, daí o nome da variedade. Os bagos são irregulares, ligeiramente estriados. Os frutos verdes verdes distinguem-se pela clássica mancha no pedúnculo, este último com uma articulação. Os tomates rosados maduros são caracterizados por dimensões bastante grandes - 228-260 gramas. Mas estes não são os maiores espécimes. Com medidas agrotécnicas intensificadas, o tomate crescerá até 600 G. Em uma escova, em regra, desenvolvem-se de 6 a 8 tomates.
Características do sabor
O bico da águia tem uma carne densa e carnuda com poucos vazios. A polpa também é caracterizada pelo teor de açúcar. O sabor é muito harmonioso e digno. É doce, quase sem acidez.
Os frutos maduros da variedade têm casca elástica, mas é muito densa. Graças a isso, o tomate permanece por muito tempo e pode amadurecer facilmente em casa, além de ser transportado para o mercado sem problemas. Muitos que apreciam o sabor das frutas vermelhas fazem com eles molhos e pastas, ketchups, lecho, bem como saladas de inverno e verão. Mas você terá que conservar o bico da águia apenas em fatias, pois o tamanho grande não permite determinar os tomates inteiros em potes.
Amadurecimento e frutificação
A planta está no meio da estação, a colheita cederá em 105-110 dias após o aparecimento dos primeiros brotos. Os tomates amadurecem gradualmente e os frutos podem ser vistos em julho. Colhidos várias vezes, os últimos tomates, com os devidos cuidados, podem ser retirados em setembro.
Produção
Os horticultores são atraídos não apenas pelo sabor e aparência do tomate, mas também pelo bom rendimento da variedade. Quem forneceu às plantas tudo de que precisam, com isso, receberá de 10,5 a 14,4 kg de hortaliças por metro quadrado de terreno. Além disso, cada arbusto dará pelo menos 4 quilos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Como muitas outras variedades de tomate, o Bico da Águia é cultivado em uma técnica de muda. As sementes podem ser preparadas de forma independente, pois a planta é varietal. Espécimes de dois anos demonstram excelente germinação. A semente precisa de preparação.Ele precisa ser separado, descartado amostras inadequadas e, em seguida, conservado com manganês. Em seguida, as sementes são colocadas em um pires, um tecido umedecido é colocado por cima. Todos esses procedimentos são realizados 60-70 dias antes da transferência planejada das mudas para o solo. A maioria dos jardineiros recomenda começar a semente em março.
Também é recomendável preparar o terreno. O terreno adquirido já está totalmente pronto, mas se for feito de forma independente, você terá que recorrer à calcinação e derramamento de permanganato de potássio. As sementes germinadas são plantadas nas ranhuras, e então o recipiente é coberto com um abrigo e levado ao calor. O cuidado com as mudas será clássico:
manter a umidade e temperatura exigidas;
fornecimento de luz diurna de 14 horas, iluminação complementar com fitolampos;
irrigação com água morna;
alimentação com complexos minerais;
colheita;
endurecimento.
Depois que as mudas estão prontas, elas são transferidas para uma estufa ou campo aberto. Para evitar que as mudas congelem ou sofram com o sol, nos primeiros dias após o plantio em campo aberto, é recomendável segurá-las sob uma película. As datas ideais são final de maio ou início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O solo para o crescimento do bico da águia deve ser solto e nutritivo, turfa e fertilizantes minerais devem ser adicionados a ele antes mesmo do plantio. Se o solo for ácido, ele é misturado com cinza ou cal. Você precisa entender que arbustos altos precisam de muita nutrição do solo. Portanto, não é razoável plantar mais de 3 brotos por metro quadrado. O esquema clássico de plantio é de 50x70 cm. O plantio mais espesso dificulta o cuidado e a colheita, provocando o desenvolvimento de fungos patogênicos.
Crescendo e cuidando
Em geral, o Bico da Águia é despretensioso, mas o cuidado deve ser sistemático. Portanto, é claro que regar será um passo muito importante. A água é fornecida quando a camada superior do solo seca. Uma vez a cada 7 dias, os tomates serão o suficiente para um crescimento ativo. Durante o período de floração, a rega é aumentada: desta vez, a água deverá ser aplicada a cada 3 dias.
Depois de chover e regar, é altamente recomendável soltar o solo. Isso eliminará as ervas daninhas e permitirá que o oxigênio penetre no solo. Em estufas, a cobertura morta é amplamente praticada, o que permite manter a umidade no solo por mais tempo.
Colheitas mais abundantes podem ser alcançadas se você organizar um regime de alimentação. O melhor complexo mineral será Kemira. Essa composição pode ser dada 3 vezes por temporada. Também são usados orgânicos, primeiro diluídos em água. Essa alimentação pode ser organizada a cada duas semanas. Os tomates desta variedade respondem bem aos fertilizantes com cinzas.
Para que as plantas não desperdicem energia na formação de copas abundantes, é preciso dar forma adequada ao arbusto. Normalmente os jardineiros fazem isso em 1-2 hastes. A formação da paixão também é realizada, embora o originador afirme que é possível fazer sem ela. No entanto, a retirada de enteados contribui para o aumento do número de frutos. A liga realiza-se assim que o pé de tomate crescer um pouco.A melhor opção de suportes é a treliça.
Resistência a doenças e pragas
O bico da águia raramente é afetado por quaisquer doenças. É especialmente forte contra TMV, fusarium. Mas se a alta umidade persistir por muito tempo, ela pode pegar a requeima. A pulverização preventiva com "Fitosporin" ajudará a prevenir a doença. Se a doença já apareceu, é recomendado o uso de Ridomil.
Tanto em estufas quanto ao ar livre, a planta pode ser danificada por conchas, moscas-brancas, vários besouros e pulgões. Os ursos parasitam nas camadas internas do solo. Os tomates podem ser protegidos com cinza de madeira, pó de tabaco, solução de sabão, bem como infusões de plantas com cheiro forte: cebola e alho. Plantar malmequeres ajuda muito bem, celidônia não muito longe da cultura.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.