- Autores: Gavrish S.F., Kapustina R.N., Gladkov D.S., Volkov A.A., Semenova A.N., Artemyeva G.M.
- Ano de aprovação: 2011
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para estufas
- Altura do arbusto, cm: 70-100
- Sai: médio, verde claro
A cor padrão dos tomates é vermelha. No entanto, hoje em dia as variedades que surpreendem com a cor amarela ou laranja são muito difundidas. Os criadores desenvolveram um número considerável dessas variedades de vegetais. Um deles é o tomate Orange Elephant, que se enraizou notavelmente em diferentes regiões da Rússia.
Descrição da variedade
É desejável cultivar a variedade em estufas. Assim, os arbustos vão dar-lhe uma sensação de conforto e vão deliciá-lo com uma colheita estável. As plantas determinantes atingem uma altura de 70-100 centímetros. As folhas são verdes claras, de tamanho médio. Os tomates maduros são geralmente consumidos frescos, sem processamento. Em regiões quentes, a variedade pode ser cultivada em solo aberto. As inflorescências são simples.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes verdes, à medida que amadurecem, mudam de cor para um laranja intenso. O tamanho é grande. O peso varia de 250 a 300 gramas. A forma é redonda padrão. A polpa tem densidade média. Os vegetais são cobertos com uma casca brilhante. Os tomates são ricos em vitaminas A e C, assim como em caroteno. Todos esses componentes têm um efeito positivo sobre o estado geral do corpo e do sistema imunológico.
As frutas podem ser armazenadas por um longo tempo sem perda de sabor e aparência atraente. Apesar da recomendação de saborear o tomate fresco, pode-se preparar um suco ou molho apetitoso com eles. Eles também são ótimos para saladas ou aperitivos. Devido ao seu grande tamanho, é inconveniente preservá-los na íntegra. Algumas donas de casa preparam tomates feltrados perfumados com eles.
Características do sabor
Os tomates maduros inteiros são doces e suculentos. A qualidade gastronômica é alta.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Orange Elephant pertence às culturas de meia temporada. O período de amadurecimento do tomate é de 110-120 dias.
Produção
O rendimento é alto. De um metro quadrado de um canteiro, obtêm-se 6,9 quilos de deliciosos vegetais. Um arbusto pode formar até 2-3 kg de tomates. A frutificação é fortemente influenciada pelas condições de crescimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No período do final de março ao início de abril, são semeadas as sementes para as mudas. No final de maio ou início de junho, as mudas começam a ser transferidas para um local de cultivo permanente. A data exata da semeadura depende do local de cultivo da variedade e do clima da região.
Ao usar sementes que foram colhidas com suas próprias mãos, elas são processadas. Os grãos são embebidos em solução de manganês (1%). Todas as sementes flutuantes são descartadas.
A semente é germinada em uma sala quente e escura. Após a formação dos primeiros brotos, o recipiente com as mudas é transferido para o sol, mas para um local mais fresco. O solo deve ser moderadamente úmido. A alta umidade provocará o desenvolvimento de podridão e fungos. Eles irrigam o solo à medida que seca. A colheita é iniciada após a formação de duas folhas verdadeiras.
Após este procedimento, certas condições devem ser atendidas. A temperatura durante o dia não deve exceder 20-23 graus e à noite - 15-18 graus. Após 7 dias, as mudas começam a desenvolver rapidamente o sistema radicular. Nesta fase, é importante fornecer luz suficiente aos arbustos. A luz solar natural funciona melhor.Caso contrário, fontes de luz adicionais são usadas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso mais comum é de 40-60 centímetros. Alguns jardineiros preferem não colocar mais do que dois arbustos em um metro quadrado de terreno. Esse arranjo fornecerá a cada planta a quantidade necessária de luz solar e oxigênio.
Crescendo e cuidando
Os rebentos de tomate são amarrados de forma a não se apoiarem no solo com o peso dos tomates e não se partirem. Além disso, suportes adicionais não permitirão que as plantas interfiram umas nas outras.
Você precisa plantar os arbustos em solo pré-preparado. O solo é limpo de ervas daninhas, fertilizado e regado. Depois disso, é realizada uma escavação. É importante considerar o nível de acidez, já que a variedade não gosta de solos ácidos. Em solo argiloso, também cresce mal e você não deve esperar uma colheita rica.
Os seguintes fatores influenciam fortemente o rendimento:
- capina de arbustos;
- irrigação regular;
- alimentando.
Os tomates são regados pelo menos 2 vezes por semana. É importante não inundar os arbustos para não prejudicar o sistema radicular. A água é derramada suavemente, pela raiz. É indesejável que haja umidade nos brotos e nas folhas durante o dia. As folhas são pulverizadas periodicamente. Use apenas água limpa em temperatura ambiente. É aconselhável defendê-lo por vários dias. Jardineiros experientes recomendam que você colete a água em recipientes especiais e use, se necessário, por meio de irrigadores.
O solo é fertilizado com nutrientes não apenas até a planta ser plantada, mas também conforme eles se desenvolvem. Especialmente os tomates precisam de fertilização durante o amadurecimento da safra. Uma parte do curativo é aplicada sob a raiz ou próximo a ela. As seguintes substâncias são usadas com mais frequência: esterco, fezes de galinha, húmus, nitrogênio, compostos minerais, nitrato de amônio. Fertilize os tomates no início da manhã ou à noite.
Cuidar da variedade Orange Elephant requer o descarte regular de ervas daninhas. Eles são removidos junto com a raiz para que não cresçam novamente. O excesso de plantas retira nutrientes do solo que são necessários para as plantações de vegetais.
O resto das regras da tecnologia agrícola.
- Os arbustos se formam em 1 ou 2 hastes. Portanto, será conveniente cuidar das plantas e examiná-las em busca de sintomas de doenças. Além disso, a formação contribui para uma frutificação regular e abundante.
- Para controlar as ervas daninhas, muitos jardineiros cobrem o solo com uma camada de cobertura morta. Grama cortada ou turfa é ótima - com o tempo, a matéria orgânica se decompõe e satura a terra. A cobertura morta também ajuda a manter os níveis de umidade ideais e evita a formação de crostas secas na superfície.
- O sistema radicular, como o resto da planta, precisa de oxigênio. Por esse motivo, o solo ao redor dos arbustos é afrouxado.
- Para que os frutos tenham o tamanho máximo e agradem com excelentes características de sabor, os enteados devem ser retirados regularmente. A planta gasta muita energia na formação de processos laterais.O procedimento é realizado após a rega, de preferência no início da manhã.
- Os pincéis de flores também são desbastados. Nas primeiras escovas de frutas, restam 3 a 4 botões.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.