- Autores: Vasilevsky V. A., Korochkin V. L., Korotkov S. A., Kochkin A. V. (JSC Scientific and Production Corporation "NK. LTD")
- Ano de aprovação: 2001
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 120-150
Os tomates laranja sempre atraíram muitos jardineiros. E o ponto aqui não é apenas uma aparência espetacular, mas também um sabor completamente diferente. Uma variedade indeterminada notável é o Gigante de Laranja. Esta subespécie de alto rendimento criará raízes facilmente em qualquer região da Federação Russa.
História de criação
Especialistas como Vasilevsky, Korochkin, Korotkov e Kochkin participaram da seleção do Gigante de Laranja. O trabalho foi realizado na ZAO Scientific and Production Corporation “NK. LTD ". A variedade resistente resultante foi autorizada para uso em 2001.
Descrição da variedade
O gigante laranja é um representante padrão de tamanho médio da erva-moura. Os arbustos maciços são poderosos e desenvolvidos, mas diferem em alguma compactação. As plantas crescem até 150 centímetros de altura. Os caules robustos são cobertos por uma quantidade moderada de folhas da tonalidade verde usual. A folhagem não é grande.
Os jardineiros observaram as seguintes vantagens da variedade:
cor incomum;
obtendo frutos grandes;
excelente sabor a frutos silvestres;
boa produtividade;
possibilidade de transporte.
Os contras serão os seguintes:
cuidado meticuloso;
frutas não podem ser preservadas inteiras.
As principais qualidades da fruta
Como muitos outros tomates, o Gigante da Laranja, quando ainda não maduro, é coberto por frutas verdes. À medida que amadurecem, os tomates ficam grandes, adquirindo uma tonalidade alaranjada. Por peso, eles terão cerca de 350 gramas, mas em climas quentes podem pesar mais. Cada cacho amadurece 2-3 tomates arredondados ou arredondados com nervuras fortes.
Quanto às inflorescências, esta variedade é de tipo simples. A primeira é marcada acima de 7 ou 9 folhas, e depois a formação ocorre a cada 3 placas.
Características do sabor
A polpa carnuda e suculenta do Gigante Laranja contém poucas sementes. Devido ao seu sabor adocicado e invulgar, o tomate torna-se frequentemente “convidado” de muitos banquetes. É cortado em saladas e simplesmente como legume fresco. Esses tomates também podem ser salgados, usando nos meses de inverno.
Amadurecimento e frutificação
O gigante laranja de meia temporada amadurece em 110-120 dias. A frutificação é notável por seu alongamento, portanto, as bagas podem ser colhidas de 25 de julho a 10 de setembro.
Produção
A planta dá frutos muito bem. 4 a 5 kg de tomate laranja são retirados do mato, e um metro quadrado, mesmo com tecnologia agrícola pobre, renderá pelo menos 6,3 kg de fruta.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O material de semeadura começa a ser semeado de 20 a 30 de março. Antes do plantio, os grãos são desinfetados e embebidos em "Epin". Assim, será possível obter uma germinação mais rápida. O primer é recomendado para ser usado comercialmente disponível. Cuidar das mudas não é difícil, basta regá-las em tempo hábil e também manter um regime de temperatura ideal. Além disso, recomenda-se alimentar as mudas dessa variedade pelo menos duas vezes. De 1º a 10 de junho, eles podem ser plantados no solo. Se for um espaço aberto, certifique-se de que o solo está aquecido, assim como o ar. Os tomates não devem ser submetidos a uma onda de frio noturno.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É comum plantar a laranja gigante em covas separadas. A profundidade de cada um deve ser de cerca de 40 cm. Composto, superfosfato e cinza de madeira devem ser adicionados às covas de plantio.
Os tomates precisam de um máximo de nutrientes e de muito espaço. Portanto, não deverão ser plantados mais de 4 arbustos por metro quadrado de jardim. O autor recomenda um esquema de 80 x 70 centímetros.
Crescendo e cuidando
Para que os tomates tenham a quantidade máxima de colheita, não devem ser deixados mais do que 2 hastes. Na maioria das vezes, a cultura é formada em um caule, especialmente em estufas. Além disso, as plantas precisarão ser pinçadas, além da liga, devido à severidade do fruto. A rega é realizada uma vez por semana, ainda mais frequentemente em climas quentes.
É imperativo controlar a limpeza do local. Para fazer isso, as ervas daninhas devem ser removidas regularmente. Para ajudá-los a germinar mais lentamente, é recomendável usar cobertura morta. O afrouxamento é feito algumas horas após a rega, quando a terra seca um pouco e ganha uma crosta leve.
Resistência a doenças e pragas
A gigante laranja é quase imune a doenças. Eles podem ocorrer apenas se o próprio jardineiro cometer uma série de erros, a saber:
plantar tomates de forma incorreta, engrossando as camas;
evita que o ar entre nas estufas;
planta tomates em áreas sombreadas;
dá pouca ou muita alimentação;
água com mais frequência do que o necessário;
não monitora a quantidade de folhagens e enteados.
Portanto, as doenças são fáceis de evitar se você aderir às regras elementares da tecnologia agrícola. Se os fungos aparecerem, os fungicidas terão que eliminá-los.
Das pragas, a variedade ataca a mosca-serra, o besouro da batata do Colorado, pulgões, tripes. Em primeiro lugar, eles tentam se livrar dos parasitas usando métodos populares. A falta de resultados exigirá o uso de acaricidas e inseticidas. Porém, vale lembrar que as composições químicas são proibidas algumas semanas antes da colheita dos frutos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.