- Autores: Kozak V.I., Samovol A.P., Gorobets V.N., Kosenko S.N.
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 97-103
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 35-40 (70-80 )
Para os admiradores de variedades exóticas de tomate, bem como para quem sofre de alergias que não podem se dar ao luxo de comer tomates vermelhos, a safra de beladona laranja certamente se tornará um hóspede regular no jardim ou na estufa de filmes.
História de criação
Este vegetal exótico foi criado por criadores russos (Gorobets, Samovol, Kozak e Kosenko) há mais de 20 anos. A safra de beladona apareceu no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2000. No mesmo ano, a variedade foi autorizada para uso. Recomendado para o cultivo de tomate laranja em todas as zonas climáticas da Rússia. A planta mais produtiva é quando cresce em campo aberto.
Descrição da variedade
Os tomates laranja crescem em arbustos de baixo crescimento do tipo determinante, atingindo uma altura de 35-40 cm. Em alguns casos, a planta cresce até 70-80 cm. É caracterizada por uma planta semi-extensa com folhagem verde moderada, haste central ereta, ramos flexíveis, sistema radicular desenvolvido e inflorescências simples. A formação do primeiro cacho de fruto ocorre acima das 6-7 folhas, onde 5-6 bagas são amarradas. Em média, até 4-5 cachos de frutas são formados em um arbusto de tomate saudável.
Ao cuidar de uma planta, não há necessidade de formar um arbusto. Amarrar ou não o caule e os galhos ao suporte depende de quantas bagas estão amadurecendo no arbusto. Deve-se pinçar regularmente, caso contrário, pode afetar negativamente a qualidade dos frutos e os indicadores de produtividade.
As principais qualidades da fruta
O tomate laranja se destaca na infinidade de tons de noite pela sua cor colorida e sabor incrível. O tomate pertence a variedades de tamanho médio. O tomate pesa 91-96 gramas. Quando maduro, o tomate é uniformemente coberto com uma cor laranja brilhante. O fruto verde é verde claro com uma mancha na base. O formato dos bagos é correto - redondo e achatado, com superfície perfeitamente lisa. A casca do tomate é de densidade média, o que constitui uma barreira protetora contra danos mecânicos (rachaduras). Além disso, os tomates são transportáveis e podem ser armazenados por muito tempo sob certas condições.
Também é importante notar que os tomates laranja, que parecem tangerinas, podem amadurecer em temperatura ambiente. A variedade é universal, portanto é consumida in natura, processada e enlatada.
Características do sabor
O tomate laranja é dotado de excelente sabor. Sua polpa é carnuda, moderadamente densa, suculenta e com poucas sementes. O sabor é dominado pela doçura, harmoniosamente complementado por um leve acidez e aroma de sobremesa. Não há lacunas dentro das bagas e a aguada não é sentida no paladar. A vantagem do tomate laranja é sua composição, que contém componentes úteis e beta-caroteno, que permite o uso de vegetais na alimentação dietética.
Amadurecimento e frutificação
A cultura da beladona pertence ao amadurecimento precoce.Demora um pouco mais de 3 meses (97-103 dias) desde a germinação total das sementes até o amadurecimento dos tomates nas escovas. O amadurecimento dos tomates ocorre de forma amigável, de modo que os frutos maduros podem ser removidos dos arbustos com pincéis inteiros. O número máximo de tomates é colhido de meados de julho até o final do verão.
Produção
A variedade traz boa colheita. Se forem observadas recomendações agrotécnicas, a partir de 1 m2 por safra, pode-se coletar de 4,9 a 6,2 kg de frutas doces e aromáticas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear as mudas é melhor no final de março (55-60 dias antes do transplante). A semente é desinfetada preliminarmente e tratada com um estimulador de crescimento. Para acelerar a germinação das mudas, basta que elas organizem um efeito estufa a partir do vidro ou do celofane. Os brotos devem aparecer em 4-5 dias. Quando 3-4 folhas reais aparecem nos arbustos, elas são colocadas em recipientes separados.
Um transplante para um canteiro de jardim é realizado no início de junho, quando o ar e o solo estão bem aquecidos. É melhor fazer isso quando o tempo estiver limpo e calmo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Junto com o cuidado integral, as plantas também devem ser colocadas corretamente no jardim. Até 5-6 arbustos podem ser plantados por 1 m2, o que fornecerá acesso à luz e ar para as mudas, bem como cuidados convenientes com as plantas. O layout ideal para o plantio é de 40x40 cm.
Crescendo e cuidando
O melhor solo para o cultivo de tomate é um solo fértil, solto, com baixa acidez e suficientemente iluminado pelo sol. O cuidado integral inclui regar, fertilizar, capinar a terra, amarrar arbustos, beliscar e prevenir doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem boa imunidade a muitas doenças da erva-moura - podridão apical, vírus do mosaico do tabaco, requeima. Entre as pragas que atacam o tomate, as mais comuns são o urso, o pulgão, a mosca-branca e o verme. A pulverização preventiva ajudará a proteger contra vírus e insetos.