- Autores: Gubko V.N., Chernovolova O.A.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Sim
- Altura do arbusto, cm: 120
- Sai: grande, verde
Olesya é uma variedade de tomate de origem russa, aprovada para uso em 2007. A variedade tem características próprias e é adequada para o cultivo de jardineiros novatos.
Descrição da variedade
O arbusto de tipo indeterminado atinge 120 cm de altura, os caules são frágeis, a folhagem é mediana. As folhas são grandes, verdes, semelhantes a tomate, ligeiramente caídas. As inflorescências simples são formadas em 4-5 grupos em uma haste, até 9 flores se desenvolvem em um ramo. O sistema radicular da planta é fundamental com muitos processos, os caules são fortes e poderosos.
As principais qualidades da fruta
Um tomate verde tem uma cor verde, a casca de uma fruta madura é laranja. Os tomates pesam 120-200 g, desenvolvem-se em forma de elipse. Eles têm boa qualidade de conservação e transportabilidade.
Características do sabor
Para provar, os tomates de Olesya são doces, sua polpa é densa, carnuda. O sabor é claramente revelado em uma salada fresca, e as frutas também podem ser usadas para fazer sucos ou molhos.
O enlatamento de frutas inteiras é permitido, os tomates elípticos de laranja em conserva adicionam estética a qualquer prato, no entanto, a julgar pelas críticas de muitos consumidores, a casca do tomate de Olesya explode sob a influência de altas temperaturas.
Amadurecimento e frutificação
Olesya pertence a variedades com um período de amadurecimento tardio, a colheita geralmente cai em julho-setembro.
Produção
A produtividade da variedade apresentada depende em grande parte do cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Quando cultivado em condições ideais, o rendimento é médio e atinge 4,7 kg / m². m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura é realizada em março-abril. Antes do plantio, recomenda-se que as sementes sejam desinfetadas em solução de permanganato de potássio e mantidas em estimulador de crescimento. Ao plantar, as sementes são enterradas 1-1,5 cm.
Dicas para cuidar de mudas.
- Se você semear imediatamente em recipientes separados, a safra pode ser colhida uma semana antes.
- Mantenha as mudas a uma temperatura de + 22 ... +26 graus.
- Manter 12-15 horas de luz do dia, é recomendado o uso de dispositivos de iluminação especiais.
- Faça uma escolha quando 2-3 folhas verdadeiras aparecerem.
- Comece a endurecer as mudas uma semana antes do transplante. Leve-os para fora todos os dias, aumentando continuamente o tempo que você passa ao ar livre.
- O transplante para uma cabana de verão ocorre em maio-junho, ou seja, 50-60 dias após o surgimento dos brotos. Normalmente, nessa idade, a altura das mudas é de 25-27 cm.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É permitido plantar mudas da variedade Olesya tanto em estufa quanto em campo aberto. Os arbustos são dispostos de acordo com o esquema de 50x70 cm.
Crescendo e cuidando
O cuidado com os brotos plantados é o seguinte.
- Amarre as hastes a um suporte, forme uma cultura de duas hastes.
- Remova enteados a uma altura de 5-6 cm.
- Regue os tomates a cada 1 a 3 dias se cultivados em uma estufa. Ao plantar em terreno aberto, guie-se pelas condições climáticas. Use 8 litros de água por dose para cada arbusto.
- Alimente a planta com fórmulas complexas, incluindo nitrogênio, fósforo e potássio. Realize regularmente alimentação foliar com uréia, ácido bórico, estimulantes de crescimento.
- Se a cultura for plantada em estufa, mantenha uma umidade de 60-70%, bem como uma temperatura não superior a +30 graus. Ventile a estufa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Olesya raramente é afetada por fungos, incluindo a requeima, porém, para prevenir doenças, são necessárias medidas preventivas, que consistem em rega moderada, ventilação regular da estufa, alimentação obrigatória e tratamento periódico com Fitosporina.
Entre os insetos que são atraídos pela variedade Olesya, destacam-se os pulgões e as moscas-brancas. O tratamento com água com sabão ou permanganato de potássio ajuda a enfrentá-los. Em caso de danos antes da floração, inseticidas ou acaricidas são usados de acordo com as instruções.