- Autores: Zhidkova V.A., Mikhed V.S., Altukhov Yu.P., Arkhipova T.P.
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 92-107
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 78%
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Se você deseja cultivar tomates precoces no local, que são despretensiosos no cuidado, frutificam de forma estável e abundante, sem ocupar muito espaço, então você deve prestar atenção à variedade Ogni Moskvy.
História de criação
Um tomate maduro precoce Ogni de Moscou foi criado por um grupo de criadores russos (Arkhipova, Altukhov, Zhidkova e Mikhed) em 1999. A variedade passou a fazer parte do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2000. Recomendado para cultivo em todas as regiões da Rússia. A safra de beladona cresce bem em condições de terreno aberto.
Descrição da variedade
O tomate Ogni Moskvy é uma planta determinante de crescimento baixo, atingindo 45 cm de altura, arbusto semiastringido de espessamento médio com folhas grandes de cor verde escuro, ramificação moderada, caule central forte, sistema radicular desenvolvido e inflorescências intermediárias. O primeiro cacho de frutas cresce acima de 6-7 folhas, 3-5 bagas estão amarradas nele. Durante o cultivo, pode ser necessária uma cinta para suporte e pinçamento parcial, o que melhorará a quantidade e a qualidade dos frutos nos arbustos.
Uma peculiaridade da espécie é que o tomate tem uma finalidade universal, pois é muito saboroso fresco, salgado, processado, em forma de blanks. Tomate especialmente saboroso para enlatamento de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
Vegetais de frutos médios Fires of Moscow é caracterizada pelo tamanho médio - 103-105 gramas e uma forma redonda regular sem a menor nervura na superfície. Na fase de maturação, o tomate é uniformemente coberto por uma rica cor vermelha e, quando ainda não maduro, o vegetal é de cor verde pálido com uma mancha escura na base. O tomate tem uma pele densa, por isso não tem medo de rachar, transportar e conservar a longo prazo. A forma perfeitamente regular e o brilho da casca tornam o tomate comercializável.
Características do sabor
Os tomates são dotados de um sabor excelente - a fruta é doce e azeda, há um aroma picante pronunciado. A polpa do tomate é densa e carnuda. Vale ressaltar que o vegetal apresenta boa suculência e pequena quantidade de sementes.
Amadurecimento e frutificação
A variedade "Luzes de Moscou" está amadurecendo cedo. Demora um pouco mais de 3 meses (102-107 dias) desde a germinação dos rebentos até ao amadurecimento dos frutos. Os frutos amadurecem gradativamente, por isso nem sempre é possível coletá-los com cachos inteiros. A fase ativa de frutificação da safra de beladona ocorre no período de meados de julho à segunda quinzena de agosto.
Produção
Os indicadores de rendimento do tomate são consistentemente altos. Sujeito às recomendações agrotécnicas, até 3,6-5,2 kg de frutos maduros podem ser removidos de arbustos que crescem em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A planta é plantada da maneira clássica de mudas. A semente é necessariamente desinfetada e o solo é pré-desinfetado. Se necessário, as sementes são classificadas.A semeadura cai em 20-30 de março (55-60 dias antes do transplante para o jardim). O melhor ambiente para o crescimento de arbustos é uma temperatura ambiente de + 22 ... 27, umidade suficiente e boa iluminação. As mudas germinarão em 3-5 dias. Após o aparecimento de 2-3 folhas no mato, é realizado um mergulho. Além disso, as plantas podem ser endurecidas 7 a 10 dias antes do transplante. É isso que contribui para a adaptação precoce das mudas às novas condições.
O plantio de arbustos nos canteiros é feito de 10 a 20 de maio, quando já passou a ameaça de queda da temperatura noturna e a temperatura do ar já se estabilizou.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade e o padrão de plantio são tão importantes quanto aderir a todas as outras características de limpeza. Devido ao fato de os pés de tomate serem bastante compactos, até 4-6 plantas podem ser plantadas por 1 m2. Ideal para o plantio de tomates é um esquema de 70x60 cm.
Crescendo e cuidando
A parcela para mudas de tomate deve ser livre de ervas daninhas, escavada, bem ventilada, solta e também moderadamente úmida e fértil. O melhor lugar será um lugar onde os raios do sol penetrem bem. Na maioria das vezes, os tomates Moscow Lights são plantados em solos argilosos.
O cuidado com esta variedade é padrão: regar com água morna, soltar o solo, adicionar componentes minerais, amarrar arbustos, pinçar parcialmente (uma vez por semana) e retirar as folhas inferiores, além de prevenir vírus e proteger contra invasões de insetos nocivos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem alta imunidade, então as doenças do tomate não são terríveis para o tomate. Uma exceção são os vírus que são evitados por pulverização.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade possui alta resistência ao estresse, por isso não tem medo de secas, oscilações bruscas de temperatura e calor. Umidade excessiva e correntes de ar podem afetar negativamente a cultura.