- Autores: Agrofirm "Jardim Siberiano"
- Categoria: híbrido
- Compromisso: para decapagem e preservação
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-98
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50
- Cor de fruta madura: rosa framboesa
Muitos jardineiros, que cultivam anualmente tomates padrão no jardim, sonham em plantar algo exótico e incomum. Esses tipos incluem uma variedade de tomate maduro precoce chamada cúpula Ob, que se destaca por sua bela cor e formato incomum.
História de criação
A variedade híbrida Obskie Kupola é uma nova espécie de tomate criada por um grupo de criadores domésticos da empresa agrícola Sibirskiy Sad. A cultura da beladona está incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e aprovada para uso. O tomate é destinado ao cultivo em campo aberto e fechado. Os tomates crescem em diferentes zonas climáticas, incluindo regiões com agricultura arriscada e verões curtos.
Descrição da variedade
A cúpula do tomate Ob é uma planta determinante de crescimento baixo, atingindo 50 cm de altura, os arbustos são bem frondosos com folhas verdes claras, dotados de um forte caule central, um poderoso sistema radicular e inflorescências simples. O primeiro cacho do fruto é formado acima da 9ª folha, onde até 3-5 ovários são formados.
Ao plantar e cultivar uma cultura, é imprescindível formar um arbusto em 2-3 hastes, preparar suportes para amarrar com antecedência, já que frutas pesadas sobrecarregam muito a haste e os galhos, e também realizar regularmente o pinçamento de enteados extras. Muitas donas de casa são cativadas pelo fato de que os tomates têm um propósito universal - eles podem ser comidos frescos, saladas preparadas, enlatados e processados.
As principais qualidades da fruta
As cúpulas Tomato Ob são reconhecíveis em muitas variedades, graças a dados externos. O tomate é caracterizado por uma forma de cúpula (em forma de coração), dimensões marcantes - em média, o peso de um vegetal chega a 250 gramas, e uma superfície perfeitamente lisa e sem as menores irregularidades.
No estado de plena maturação, o tomate é coberto com uma cor rosa-framboesa com uma mancha amarelada pronunciada na base. Em uma forma verde, o vegetal é colorido de verde claro.
A casca do vegetal é bastante densa, por isso tolera facilmente o transporte e o armazenamento a longo prazo. Se os tomates forem colhidos verdes, eles podem cantar e ser armazenados até o final do outono. Os tomates não racham em arbustos.
Características do sabor
Estes tomates são apreciados justamente pelo seu excelente sabor. Os bagos têm polpa densa, carnuda e açucarada, moderadamente sumarenta e com poucas sementes no interior. O sabor contém doçura e leve acidez, complementado por um aroma de sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é precoce, portanto, desde o momento da germinação absoluta até o amadurecimento dos bagos nos cachos, decorrem apenas 3 meses - de 90 a 98 dias. Os prazos podem ser ligeiramente adiados em um verão frio. Os frutos amadurecem gradualmente, o que permite desfrutar de tomates frescos da horta durante muito tempo. O período de frutificação máxima ocorre em junho-julho em estufas e em julho-agosto em campo aberto.
Produção
Apesar de seu hibridismo, a planta produz altos rendimentos. Observando todas as regras de cuidado, a partir de um arbusto por safra, é possível retirar de 3 a 5 kg de tomates maduros. Em uma estufa, até 22 kg de tomates são colhidos em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A melhor maneira de semear as mudas é no final de março - início de abril, ou seja, 50-60 dias antes do transplante. As condições ideais para uma rápida germinação e crescimento dos arbustos são muita luz (mais de 14 horas / dia) e calor no ambiente (+ 20-23). As mudas aparecerão após 5-7 dias. Na fase de aparecimento de 2-4 folhas em um arbusto, recomenda-se mergulhar (plantando a planta em vasos separados). Duas semanas antes do transplante do tomate, é feito o endurecimento, expondo as mudas diariamente ao ar fresco, o que facilitará muito a adaptação da cultura às novas condições de cultivo.
O transplante para o solo é realizado com solo aquecido e temperatura média diária de pelo menos + 14-16 graus. A melhor época para o transplante de mudas é a segunda quinzena de maio e, às vezes, o início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Além das regras agrotécnicas, no plantio e cultivo do tomate é importante observar a densidade e disposição das mudas no local. Recomenda-se ter 3-4 arbustos por 1 m2 em condições de estufa e até 5 plantas por canteiro. O esquema correto de plantio é considerado um esquema de 50x60 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates devem ser cultivados em uma área ensolarada. O solo deve ser solto, úmido, fértil e respirável. Os melhores precursores para o cultivo de tomate são cenoura, repolho, beterraba e rabanete. A variedade de tomate híbrido Obskie Kupola precisa de cuidados complexos: regar, fertilizar, soltar o solo, formar, amarrar e beliscar, evitando vírus e infestações de insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem boa imunidade, mas não se deve esquecer das medidas preventivas. Na maioria das vezes, os tomates sofrem de antracnose e oídio. Além disso, a planta atrai pragas como o besouro da batata do Colorado e a colher roedora. A pulverização preventiva ajudará a proteger os tomates de vírus, fungos e insetos.A requeima ignora os tomates devido ao fato de eles amadurecerem precocemente.
Resistente a condições climáticas adversas
O aparecimento precoce das cúpulas Ob é bastante resistente ao estresse, portanto, tolera quedas bruscas de temperatura, geadas leves, bem como curta seca e calor. Além disso, correntes de ar e umidade elevada podem afetar negativamente o desenvolvimento, que deve ser constantemente monitorado.