- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: Alto
- Sai: comprimento médio, cor verde
Cultivando tomates comuns e familiares no jardim, todo residente de verão sonha com uma variedade exótica que será saborosa, frutífera e não caprichosa de cuidar. A variedade primitiva Nina, que é a mais produtiva em estufa, pertence a essas espécies.
História de criação
O tomate sobremesa Nina foi o resultado do trabalho de um grupo de criadores nacionais, que se deparou com a tarefa de produzir um tipo de tomate frutífero, de forma invulgarmente bela e de excelente sabor. Esta variedade foi adicionada às classificações do registro estadual de realizações de reprodução da Federação Russa em 2019. Nessa época, o tomate foi aprovado para uso e recomendado para cultivo em todas as zonas climáticas do país.
Descrição da variedade
Os tomates Nina são plantas altas de tipo indeterminado, que se estendem por 160-190 cm. Eles são caracterizados por arbustos volumosos com um forte caule central sem borda, folhagem verde mate de espessura média, um sistema radicular poderoso e um tipo simples de inflorescência. O cacho do fruto é formado acima da 9ª folha, onde até 3-5 frutos pesados são formados. É a estrutura complexa da escova que permite que os tomates sejam pegos sem esfarelá-los. Para o correto cultivo de uma hortaliça, será necessário formar arbustos em 1 ou 2 talos, liga para suportes ou treliças e pinçamento parcial.
As principais qualidades da fruta
O tomate gigante Nina é um representante vívido dos tomates de frutos grandes. Em média, o peso da fruta é de 340 g, mas, como mostra a prática, o tomate cresce de 400 a 500 gramas. O vegetal tem uma forma invulgar e muito bonita - um tomate redondo achatado com nervuras pronunciadas. Quando totalmente maduro, o tomate é vermelho vivo, às vezes vermelho carmesim. Quando verdes, os frutos são verdes com uma mancha escura na base. A casca do tomate é fina, mas elástica, por isso tolera bem o transporte, não racha, não perde a apresentação.
O tomate pertence a variedades universais, portanto, é ideal para saladas frescas, enlatados, transformados em massas, temperos, lecho. A única coisa para a qual a variedade não é adequada é o enlatamento de frutos inteiros, pois as dimensões não o permitem.
Características do sabor
O excelente sabor dos tomates Nina impressionará até o jardineiro mais exigente e sofisticado. Os vegetais maduros são doces, mas ligeiramente azedos. A polpa da framboesa da fruta é carnuda, firme, moderadamente sumarenta e aromática. Quando cortado, o tomate apresenta lacunas na polpa. O vegetal tem poucas sementes.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Nina é um representante da classe de maturação precoce. Do momento em que as sementes germinam até à maturação das primeiras bagas nos arbustos, passam-se pouco mais de 3 meses - 100 dias. Os tomates amadurecem gradualmente, mas rapidamente. A fase de maturação é curta. O período mais produtivo é considerado do final de junho a agosto.
Produção
Esta variedade cativa os residentes de verão não só com sua aparência atraente, mas também com altas taxas de rendimento. Cumprindo as regras da tecnologia agrícola, até 17 kg de tomates aromáticos e saborosos podem ser retirados de 1 m2 por safra. Na estufa, o rendimento é ligeiramente superior - 18-20 kg de bagas por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semente é comprada ou colhida independentemente, já que a beladona de Nina é uma variedade, não um híbrido. A semeadura é realizada na primeira quinzena de março (60 dias antes do transplante). Para acelerar a germinação das sementes, é preciso garantir o efeito estufa cobrindo a caixa com vidro ou plástico. A germinação das sementes é observada no dia 6-7. Idealmente, é confortável para as mudas crescerem em temperatura ambiente de 18-25 graus e iluminação constante (pelo menos 14 horas por dia). Após o aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras nos arbustos, você pode mergulhar (sentar em recipientes separados). Se as sementes foram plantadas em vasos de turfa, você não deve mergulhar nos arbustos. 10-15 dias antes do transplante, as plantas devem ser ligeiramente endurecidas, expostas ao ar fresco por um curto período de tempo.
Os arbustos são transferidos para a estufa no início de maio e para o canteiro no meio do mês. Para isso, deve haver condições climáticas adequadas: o ar e o solo estão suficientemente aquecidos, e também para evitar as quedas noturnas de temperatura. Com quedas bruscas de temperatura, as plantas podem ser cobertas com agrofibra à noite.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para cultivar tomates deliciosos, é necessário não só observar as técnicas agrícolas, mas também levar em conta a densidade e o padrão de plantio. Devido à variedade adorar muita luz e ar, não se recomenda plantar mais de 3-4 arbustos por 1 m2. O layout ideal para pouso é 50x60 cm.
Crescendo e cuidando
O cultivo do tomate Nina não requer habilidades especiais e custos financeiros, basta escolher o local certo e preparar o solo. O tomate prefere solos soltos, respiráveis, úmidos, férteis e com acidez neutra. O solo retém a umidade pelo maior tempo possível quando é periodicamente coberto com turfa.
O cuidado integral da cultura consiste em uma série de atividades: regar com água morna, aplicar adubação mineral duas vezes ao mês, capinar e soltar o solo, formar arbustos, ligas em fase de esticar até 100 cm de altura, retirar enteados a cada 7 -10 dias, arejando a estufa, e também prevenção de vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação.Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem proteção contra uma série de doenças do tomate: podridão de topo, vírus do mosaico do tabaco, Alternaria. Pulverizar com soluções especiais ajudará a evitar a invasão de insetos, que raramente são atraídos pelos pés de tomate de Nina.
Resistente a condições climáticas adversas
Um tipo primitivo de tomate Nina é dotado de resistência às flutuações de temperatura, ondas curtas de frio, calor e curta seca. Correntes de vento, vento, ausência prolongada de sol ou luz são considerados perigosos para a cultura da beladona. Além disso, a umidade excessiva pode levar ao desenvolvimento de uma série de doenças do tomate.
Regiões em crescimento
Os tomates crescem em diferentes regiões: Central, Extremo Oriente, Oeste da Sibéria, Norte, Ural e Terra Negra Central. Além disso, os tomates são amplamente cultivados por residentes de verão na Ucrânia e na Moldávia.
Visão geral da revisão
Apesar da "juventude" desta variedade de tomate, muitos jardineiros e agricultores notaram e se apaixonaram por ela. Isso se deve às inúmeras vantagens da cultura do tomate: rendimentos regulares e bons, apresentação atraente, excelente sabor, simplicidade da tecnologia agrícola, além de finalidade universal. Juntamente com as vantagens listadas, é aconselhável apontar as desvantagens existentes. Estas são as características do cuidado (beliscar, liga, formação) e o alto crescimento da planta.