- Autores: FGBNU 'Centro Científico Federal de Cultivo Vegetal'
- Ano de aprovação: 1993
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 94-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 86-97%
Para os jardineiros e agricultores que vivem em áreas com verões curtos e agricultura de risco, não é uma tarefa fácil escolher um tipo de tomate frutífero e não caprichoso que cresce em condições climáticas especiais. Entre os adequados, você pode destacar a variedade intermediária Nikola.
História de criação
Este tomate foi criado há 30 anos por um grupo de criadores nacionais do Centro Científico Federal de Horticultura. Em 1993, a cultura foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e também aprovada para uso. A variedade é zoneada nas regiões do Médio Volga, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e Volgo-Vyatka. A planta cresce tanto em campo aberto quanto em estufas de filme.
Descrição da variedade
O tomate Nikola é um arbusto determinante de crescimento baixo, cuja altura chega a 65 cm. Os arbustos semiapastores caracterizam-se por ramificação moderada, espessamento fraco com folhagem verde clara, caule central ereto, sistema radicular desenvolvido e tipo intermediário de inflorescência . O primeiro cacho de frutos é formado acima de 8-9 folhas, onde até 5-7 bagas são formadas.
Durante o cultivo, não é necessária a formação de arbustos e a retirada de enteados desnecessários, visto que crescem muito lentamente, mas, como mostra a prática, não se pode prescindir de uma liga nos suportes, caso contrário o caule e os ramos podem deformar-se e até quebrar sob o amadurecimento de tomates.
As principais qualidades da fruta
O tomate Nikola é um representante vívido dos tomates de tamanho médio. Em média, o peso do fruto varia entre 73-93 g Os bagos apresentam uma forma perfeitamente redonda, sem as mais ligeiras irregularidades e nervuras. Quando totalmente maduro, o tomate é uniformemente colorido de vermelho brilhante e, quando maduro, verde claro. A casca dos bagos é bastante densa, brilhante e elástica. As vantagens dos tomates são a sua transportabilidade, longa vida útil e boa apresentação.
Além disso, a fruta não tem tendência a rachar. A variedade Nikola pertence aos tomates universais, por isso é consumido fresco, amplamente utilizado na culinária, processado em bebidas e massas e enlatado. O tomate é especialmente valioso para enlatamento de frutas inteiras.
Características do sabor
O excelente sabor do tomate é notado por muitos jardineiros e agricultores. O sabor contém doçura e leve acidez, complementado por um clássico aroma picante. A polpa do vegetal é carnuda, moderadamente densa, suculenta, com pequeno número de sementes. A polpa é de cor escarlate, não há vazios e nenhuma aguada é sentida.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Nikola pertence ao tipo de safra de erva-moura. Da plena germinação das sementes ao aparecimento de frutos maduros nos arbustos, leva de 94 a 115 dias. Uma característica desta espécie é o amadurecimento amigável dos tomates, podendo ser removidos com escovas. A frutificação em massa da cultura ocorre em julho-agosto.
Produção
O rendimento da variedade é bom. Seu desempenho em diferentes regiões pode ser diferente, por exemplo, na região da Sibéria Ocidental, sujeito a técnicas agrícolas padrão, até 317 hectares por cento são colhidos, e na região do Médio Volga - 213 hectares / cento. Os jardineiros coletam em média cerca de 8 kg de tomates maduros em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura para mudas é recomendada para ser realizada de 20 de março a 10 de abril. O material da pré-semente deve ser separado e desinfetado. Via de regra, a germinação das sementes ocorre no 5-7º dia. Para o crescimento saudável dos tomates, são necessárias certas condições de temperatura e luz no ambiente. Na fase do aparecimento de 3-4 folhas nos arbustos, recomenda-se plantá-las (mergulhar). De 10 a 12 dias antes do transplante, vale a pena iniciar o processo de endurecimento, que facilitará a adaptação das mudas em um novo local.
O transplante de arbustos para um local permanente de crescimento e frutificação é realizado de 15 de maio (na estufa) a 5 de junho (campo aberto). É preciso plantar numa época em que o solo e o ar estão bem aquecidos e as geadas noturnas já passaram. Se houver queda brusca de temperatura, os arbustos devem ser cobertos com filme ou fibra.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Junto com a tecnologia agrícola, a densidade e o layout das mudas são importantes para o plantio e o crescimento. Os especialistas recomendam o plantio de, no máximo, 6-8 arbustos por 1 m2. O esquema correto é 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
O cultivo de tomates Nikola é um processo simples, se você seguir as principais regras da tecnologia agrícola. Você precisa escolher um local que seja o mais iluminado possível pelo sol. O solo deve ser solto, livre de ervas daninhas e grama, fertilizado, respirável, úmido e fértil.
As principais medidas de cuidado incluem: regar com água parada, afrouxar e remover ervas daninhas do solo, aplicar fertilizantes minerais, amarrar arbustos conforme necessário, proteger contra insetos e vírus. Além disso, as estufas devem ser ventiladas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação.Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura apresenta alta resistência a doenças fúngicas, mas há riscos de infecção com requeima, podridão apical e mancha negra bacteriana.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade tem boa resistência ao frio, de modo que os saltos de temperatura não são terríveis para a planta, mas as geadas ainda são perigosas, já que as beladonas adoram o calor. Uma rajada de vento, correntes de ar e umidade excessiva podem afetar negativamente o desenvolvimento e a frutificação do tomate.