- Autores: Kamanin A.A.
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 180-200
- Característica de Bush: compacto
O tomate Niágara pode ser um companheiro agradável para a maioria dos jardineiros na Rússia. No entanto, isso só é conseguido com um estudo qualitativo da variedade. É necessário prestar atenção ao sabor, à fertilidade, às especificidades do cultivo e ao cuidado.
História de criação
O tomate Niágara é uma das variedades relativamente novas. Mas na verdade ele já está perdendo o status de novidade e vai para a quantidade de plantas tradicionalmente utilizadas. A cultura foi admitida para uso em massa em 2010. Portanto, pode ser considerada uma opção digna de criação dos anos 2000.
Descrição da variedade
Niágara é caracterizado por um formato de desenvolvimento indeterminado. Pode ser plantado tanto em uma horta simples quanto em uma estufa sob um filme. Os arbustos compactos atingem uma altura de 1,8-2 m. Sobre eles desenvolvem-se folhas de tamanho médio, de uma cor verde simples. Em geral, a cultura vale muito a pena.
As principais qualidades da fruta
Os tomates recém-postos do ovário são de cor verde. À medida que se desenvolvem, eles ficam vermelhos. A massa de um único tomate é de 95 g. Na forma, lembra uma pêra (ou uma lâmpada). Outras nuances:
pele lisa agradável;
desenvolvimento de 10 a 14 tomates por escova;
formação de inflorescências simples;
excelente qualidade de manutenção.
Características do sabor
Os frutos resultantes podem ser usados frescos. Eles também são usados para enlatar frutas inteiras. Às vezes, a colheita é salgada ou transformada em pasta de tomate. Os agricultores celebram a doçura expressiva. É misturado com uma leve nota azeda.
Amadurecimento e frutificação
De acordo com especialistas, o tomate Niágara pertence à categoria de meia temporada. Em condições normais, passam-se 110 dias entre a brotação das mudas e a preparação da colheita. No entanto, muitas vezes as condições climáticas e as peculiaridades da tecnologia agrícola influenciam fortemente a dinâmica do desenvolvimento.
Produção
O número de frutos pode chegar a 8 kg por 1 m2. Esse resultado é obtido com uma boa tecnologia agrícola. E também um papel importante, no entanto, é desempenhado pelo clima.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Semeie sementes em recipientes de sementes durante o mês de março. As mudas geralmente estão prontas para serem transferidas para seu local de cultivo permanente em maio ou junho. As datas específicas são determinadas pelos próprios jardineiros. É necessário levar em consideração o clima atual e a disponibilidade das plantas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Um sistema de assento típico é 400x1200 mm. Sim, é incomum no caso do tomate, mas essa é a abordagem mais adequada. Todas as demais opções não atendem às instruções dos fornecedores do material de plantio.
Crescendo e cuidando
É imperativo remover os enteados de Niágara. Dar uma forma adequada aos seus arbustos também será indispensável. É necessário conduzir os arbustos estritamente em 1 haste. Muitas vezes, os problemas podem estar relacionados à germinação das sementes. Portanto, é recomendável tratá-los com estimulantes de crescimento.
A fertilização é realizada pelo menos 3 vezes durante a estação de crescimento. A fertilização com nitrogênio é aplicada no máximo até o início de julho. Depois disso, deve-se dar preferência às misturas de fósforo-potássio. É necessário levar em consideração a indeterminação da variedade e, portanto, limitar constantemente o desenvolvimento do arbusto. Antes do plantio das mudas, o solo deve ser desinfetado com permanganato de potássio.
Para que a planta dê uma boa colheita, é recomendável saturar o solo em um local de cultivo permanente:
ureia;
turfa;
húmus;
superfosfato;
sal de potássio.
Os fertilizantes secos são espalhados uniformemente sobre a superfície. Em seguida, eles devem ser enterrados no solo durante a escavação. Já na altura do plantio, é necessário martelar imediatamente no solo os suportes com altura de 2 m. Nos plantios fechados, é preferível o uso de treliças. A irrigação é realizada levando-se em consideração o clima atual - mas mesmo com as condições meteorológicas mais favoráveis, a irrigação deve ocorrer pelo menos 2 vezes por semana.
A irrigação é realizada apenas nas horas da manhã ou à noite. Adicione 2 litros de água à raiz. Às vezes, se sobrar apenas um baú, a liga pode ser dispensada. É muito importante avaliar como a própria planta se comporta. Após cada rega, é necessário soltar completamente o solo e remover todas as ervas daninhas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Para esta variedade, muitas doenças e pragas que atacam as plantações de beladona não são tão assustadoras. A podridão do vértice não é detectada sob a condição de tecnologia agrícola de alta qualidade. A probabilidade de requeima é muito pequena. O besouro da batata do Colorado pode representar uma certa ameaça. Além do tratamento com pesticidas, a cobertura com serragem ajuda a combater seus ataques.
Resistente a condições climáticas adversas
O grau de resistência às intempéries é bastante elevado. Observa-se que, mesmo em uma área úmida e fria, esses tomates raramente sofrem de requeima. Em climas quentes, por razões óbvias, o crescimento é mais ativo. No entanto, mesmo durante as ondas de frio, o enfraquecimento da planta não é observado. A colheita é possível, de fato, até que ocorra a geada.
Regiões em crescimento
Plantar um tomate Niágara é perfeitamente aceitável em:
zonas noroeste e norte da parte europeia da Rússia;
bordas e regiões do norte do Cáucaso;
Região do Volga-Vyatka;
a bacia do Volga;
o centro da parte europeia;
Região Central da Terra Negra.
Visão geral da revisão
Mesmo com a compra ocasional, o tomate Niágara vai muito bem. As frutas estão amarradas até nas escovas superiores - você só precisa regar a planta. O sabor é muito agradável, por vezes até se nota alguma da sua doçura. É verdade que também há referências a uma percepção de sabor não muito boa. Sujeito à competente tecnologia agrícola, você pode contar com uma colheita muito decente.