- Categoria: grau
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Altura do arbusto, cm: até 45
- Característica de Bush: compacto
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: em forma de ameixa, com bico
- Peso do fruto, g: 50-60
Não se preocupe nem aborreça - um tomate que merece a atenção de um cultivador novato. As frutas versáteis irão deliciar os membros da família com seu agradável sabor de tomate.
Descrição da variedade
É uma planta varietal, com arbustos de até 45 cm de altura, o tomate é muito compacto e ideal para o cultivo ao ar livre. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar as frutas para a produção de ketchups, sucos e até enlatados inteiros.
As principais qualidades da fruta
Tomates vermelhos maduros Sem preocupações ou aborrecimentos atingem um máximo de 60 gramas. A polpa é carnuda e densa por dentro.
Características do sabor
O sabor é agradável, adocicado.
Amadurecimento e frutificação
A variedade precoce amadurece em apenas 95 dias.
Produção
Este indicador está em um nível decente.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Março-abril é a época de plantar sementes. De abril a junho, as mudas já podem ser plantadas no solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio padrão para esta variedade é 30 * 50 cm.
Crescendo e cuidando
Tomates em conserva e liga Não se preocupa nem se aborrece, mas é preciso formar arbustos. Um máximo de 2 hastes podem ser mantidas.
A proteção dos tomates desta variedade contra doenças depende em grande parte de uma tecnologia de nutrição mineral calculada corretamente. Os tomates respondem bem à introdução principal de três macronutrientes - nitrogênio, fósforo e potássio - no solo.
No estágio inicial de desenvolvimento, o tomate Não se preocupa, nem se preocupa, especialmente, precisa da nutrição de fósforo-potássio, que é necessária para o desenvolvimento do sistema radicular e, posteriormente, do nitrogênio. Isso se aplica, em primeiro lugar, ao cultivo de tomates desta variedade em mudas. As próprias mudas são alimentadas com fósforo e potássio e, após o plantio no solo, com os três macronutrientes.
Antes do início da formação do fruto, o tomate Nem preocupações nem aborrecimentos requerem nitrogênio moderado e nutrição aprimorada de fósforo. Além disso, com o aumento do número de frutas, aumenta o consumo de nitrogênio, e já na fase de amadurecimento da fruta, a nutrição de potássio deve ser aumentada. Obviamente, é ideal variar a fertilização adicionando-os às soluções de irrigação por gotejamento.
Ressaltamos que o tomate desta espécie reage fortemente à falta de fósforo, principalmente durante o período de desenvolvimento inicial e durante a formação dos frutos.Caso contrário, o crescimento, a formação dos ovários e o amadurecimento dos frutos diminuem, o aparato foliar adquire uma cor acinzentada e o caule fica acastanhado. Por sua vez, com uma deficiência de potássio, os arbustos, sem preocupações ou aborrecimentos, param de crescer e secam.
Com um elemento tão importante como o nitrogênio, é importante não exagerar, pois seu excesso diminui a resistência desse tomate às doenças. Isso também leva a um atraso no amadurecimento dos frutos.
O sulfato de magnésio é um excelente fertilizante para o cultivo do tomate da variedade descrita, dada a maior necessidade dessa cultura de enxofre e magnésio, além de cálcio. Oligoelementos como boro, cobre e manganês podem ser aplicados pelo método foliar, como parte de soluções de irrigação e tratados com preparações a partir deles na semente.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
As doenças mais comuns dessa variedade são a Alternaria e a Antracnose. Esse fator deve ser levado em consideração na escolha da cultura predecessora, uma vez que essas doenças afetam uma gama bastante ampla de culturas cultivadas em campo aberto. A requeima não é afetada.
Os tratamentos com fungicidas devem ser iniciados imediatamente após as mudas criarem raízes (ou surgirem) no solo, antes que apareçam os primeiros sinais de doença. O intervalo entre os tratamentos deve ser de 10 a 14 dias. A introdução da droga tem efeito profilático.
Na segunda metade da safra, quando o tomate deixa de ganhar massa foliar de forma ativa, recomenda-se o uso de fungicidas de contato. É desejável combinar parte dos tratamentos com a introdução de fertilizantes micronutrientes, principalmente na fase de floração do tomate. Isso afeta diretamente a qualidade de fixação, amadurecimento e manutenção da fruta.
Os tomates também precisam de proteção inseticida cuidadosa contra pragas como pulgões, cigarrinhas e conchas. Muitos problemas são causados por uma praga do tomate, como a colher de algodão, cujas borboletas botam ovos na fruta, no cálice ou na folha superior. É extremamente importante estabelecer com precisão o período de liberação das lagartas desde a postura, a fim de determinar o momento do processamento. O fato é que a maioria dos medicamentos no mercado suprime o desenvolvimento apenas da larva. Se tudo não for feito corretamente, a lagarta da lagarta do algodão entrará no fruto, tornando praticamente impossível o controle efetivo da praga no futuro.
É aconselhável usar medicamentos de fabricantes mundialmente conhecidos que causem danos mínimos aos insetos benéficos e não se acumulem nas frutas.
Com pragas sugadoras, como pulgões, o combate deve ser iniciado imediatamente após o plantio de mudas no solo ou o surgimento de brotos de plantas, pois visualmente os problemas por elas causados aparecerão 15-20 dias após a infecção, quando será tarde demais para proteger efetivamente.
É ideal usar a aplicação de um inseticida por meio de uma solução junto com a irrigação por gotejamento ou para regar o solo com preparações como "Aktara". A aplicação tecnologicamente correta da pulverização garantirá o controle de pragas no solo por pelo menos 20 dias. Além disso, os efeitos nocivos de outras espécies, como o besouro da batata do Colorado, serão eliminados. No entanto, isso não anula a pulverização regular de inseticidas, cuja frequência pode ser de até 7 dias.
Resistente a condições climáticas adversas
Sem preocupações, sem complicações - variedade resistente ao frio.