- Autores: Zhidkova V.A., Mikhed V.S., Altukhov Yu.P., Arkhipova T.P., Groshenko A.P., Zvyagintsev V.K., Zhmenya A.A.
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 113-116
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
Aos que não conhecem a “sobremesa” âmbar, é apresentada uma Ternura de variedade alta e indeterminada, cujos frutos se distinguem pelas qualidades comerciais e decorativas. As lindas bagas amarelas pertencem à categoria da dieta - podem ser usadas na comida do bebê e para pessoas que são alérgicas a vegetais e frutas vermelhas. O tomate é cultivado em todos os tipos de estufas e em campo aberto, os frutos são destinados ao consumo in natura, em saladas e fatiadas. O fruto não é adequado para enlatamento de frutas inteiras devido à sua casca fina que não resiste ao tratamento térmico.
História de criação
Originadores da variedade - criadores A.P. Groshenko, V.K. Zvyagintsev, A.A. Zhmenya, V.A. Zhidkova, V.A. Mikhed, Yu.P. Altukhov, T.P. Arkhipova. No State Register of Breeding Achievements Tomato introduzido em 2000.
Descrição da variedade
Arbustos altos (150-180 cm), semiapastos indeterminados, têm folhagem média e forte ramificação. O prato de folha dissecado alongado é de cor cinza-esverdeada, tem um sabor e formato clássico de tomate.
Características da variedade:
decoratividade;
imunidade forte;
uniformidade de frutas;
sabor doce e pode ser usado para comida de bebê.
Como desvantagem, pode-se indicar a tendência a fissuras durante o tratamento térmico, a necessidade de beliscar, amarrar, conformar.
As flores são coletadas em inflorescências simples, a primeira é colocada sobre 8-9 folhas, todas as subsequentes através de 1-2 cortes de folhas. A escova põe 7 a 12 bagas firmemente presas a um caule regular sem articulações.
As principais qualidades da fruta
A cor verde com uma mancha mais escura no pedúnculo na fase imatura é substituída por uma magnífica cor amarela ensolarada com tons brilhantes quando maduros. A massa de bagas uniformes e fortemente em forma de pêra varia de 100 a 150 gramas.
Características do sabor
A fruta doce tem um alto teor de beta-caroteno, a polpa suculenta e tenra é coberta por uma pele fina e lustrosa. As frutas são utilizadas na alimentação e alimentação infantil, como máscaras cosméticas, são úteis para pessoas com problemas do sistema cardiovascular.
Amadurecimento e frutificação
A planta pertence à categoria de maturação intermediária, o período de maturação declarado é de 113-116 dias.
Produção
O rendimento da variedade pode ser considerado satisfatório - de 2,3 a 2,6 quilos de frutos são colhidos em um metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são lançadas no solo 2 meses antes do plantio em local permanente, portanto, para cada região, o momento é um pouco diferente, levando-se em consideração o local de cultivo (estufa ou campo aberto).
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para o desenvolvimento ideal dos tomates, 2-3 raízes são plantadas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
A maciez é cultivada da mesma maneira que a maioria dos tomates - pelo método de mudas. Antes de plantar em local permanente, é necessário endurecer as plantas jovens e delicadas, prepará-las para as quedas de temperatura diárias e os raios solares agressivos.
O solo no local deve ser fértil, com pH neutro, solto e respirável. Solos ácidos são desoxidados com dolomita ou farinha de osso, os pesados são soltos pelo método de introdução de cascas de cereais, semeadura de sideratos. Se a cultura cresce em campo aberto, a adesão aos princípios da rotação de culturas melhorará os indicadores de qualidade do desenvolvimento do tomate. Bons predecessores são cebola, alho, pepino, cenoura, legumes.
O solo nas cristas preparadas é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos e cinzas de madeira. Nos buracos, as estacas são instaladas imediatamente para apoio, ou equipam uma treliça. No momento do plantio, é necessário garantir que o colo da raiz não acabe no solo. O solo ao redor do caule é compactado e eliminado bem com água morna. No dia seguinte, a crosta resultante deve ser afrouxada para fornecer saturação de oxigênio às raízes. A planta requer amarração obrigatória, beliscar, formação de 1-3 caules, e também precisa de todas as medidas tradicionais para o cultivo de tomates.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate é resistente a doenças bacterianas e fúngicas, mas pouco pode se opor às pragas:
pulgão;
Urso;
mosca branca;
ácaro-aranha;
Besouros de maio e do Colorado.
Tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas protegerão as plantações de danos.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é bem tolerada em curtos períodos de seca.
Regiões em crescimento
Para a alegria de quem já conhece o esplendor amarelo e de outros amadores de tomates de fruta amarela, a variedade é adaptada para cultivo em toda a Rússia e países da CEI. Estas são as regiões Central da Terra Negra, norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga, Ural, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e regiões do Extremo Oriente, bem como Bielo-Rússia, Crimeia, Cazaquistão e outros territórios.