- Autores: Kamanin A.A., Potapov P.N.
- Ano de aprovação: 2013
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 60
- Característica de Bush: compacto
As variedades da coleção da Sibéria são muito populares. A despretensão e a capacidade de resistir com êxito às difíceis condições climáticas permitem o cultivo em condições de um curto verão do norte com clima imprevisível. O tomate Nastya Sibiryachka consegue crescer e colher em pouco tempo. O fruto é utilizado fresco, fatiado, nas saladas de verão e inverno, em conservas. A variedade determinante destina-se ao cultivo ao ar livre.
História de criação
Os criadores da variedade são os criadores A.A. Kamanin, P.N. Potapov; a variedade Nastya Sibiryachka foi admitida para reprodução em 2013.
Descrição da variedade
Arbustos compactos de baixo crescimento (60 cm) cobertos por folhas verdes escuras de tamanho médio. Flores amarelas formam inflorescências intermediárias. O primeiro cacho de fruto aparece acima de 10 folhas; no total, até 12 cachos podem se formar. Os frutos estão presos ao caule articulado. A variedade destina-se ao cultivo ao ar livre.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes são de cor verde profundo com uma mancha leitosa perceptível na região do pedúnculo. Na fase de maturação técnica e fisiológica, o tomate adquire uma cor framboesa brilhante. Os frutos cubóides têm peso médio de 230 gramas. As flores são coletadas em inflorescências simples.
Vantagens da variedade:
compacidade;
versatilidade;
despretensão;
imunidade forte;
resistência a extremos de temperatura;
excelente desempenho de commodity, rendimentos estáveis.
É difícil encontrar as desvantagens desta variedade, nem que seja para notar a exatidão da rega, mas esta é uma condição necessária para a tecnologia agrícola.
Características do sabor
A polpa doce de média densidade é recoberta por uma casca lisa, alto teor (até 7%) de matéria seca permite a secagem dos frutos, obtendo um saboroso lanche original. Os tomates são caracterizados por altas qualidades comerciais, bom transporte e longa vida útil.
Amadurecimento e frutificação
Os períodos de maturação no meio da estação permitem a colheita de julho a agosto. O retorno amigável do fruto permite concluir rapidamente a conservação e retirar os frutos antes do início das quedas noturnas de temperatura e da ativação da requeima.
Produção
A variedade é de alto rendimento - em uma estufa, sujeita às regras da tecnologia agrícola, até 12 quilos de frutas saborosas são colhidas em um metro quadrado. Em campo aberto, os indicadores diminuem, mas permanecem bastante bons - 8,3 kg por sq. metros.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura de mudas é realizada em março-abril, o plantio de plantas jovens em um lugar permanente - maio-junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio ideal é 50x70 cm, mas não mais do que 4 raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
A planta é cultivada em mudas, endurecendo mudas jovens antes de plantar em um lugar permanente. Um terreno no jardim é escolhido ensolarado, com solo fértil e respirável. Não é recomendado usar o solo para tomates após o cultivo de pimentas, berinjelas, batatas. A compactação dos arbustos permite economizar significativamente espaço no local, dando liberdade a variedades mais poderosas.
O solo é enriquecido com matéria orgânica (excrementos de galinha, húmus), fertilizantes minerais complexos e cinzas de madeira. A variedade não requer modelagem e pinçamento; pode ser necessário suporte se os arbustos estiverem retirando colheitas muito abundantes. Então existe o perigo de alojamento dos caules.
Nastya sibiryachka precisa de rega oportuna, remoção regular de ervas daninhas, cobertura, amontoamento e tratamentos preventivos. A irrigação estável é especialmente importante durante a maturação da cultura, mas isso não significa que o solo precise ser transformado em um pântano.
As adições de nutrientes são organizadas várias vezes por temporada. A primeira alimentação é feita após uma semana e meia ou duas semanas - neste momento, a planta precisa de compostos de nitrogênio. Na segunda vez, os tomates são fertilizados na fase de brotamento, adicionando misturas de potássio e fósforo ao solo. Eles têm uma boa influência no desenvolvimento da cultura de alimentação com infusões de urtiga ou verbasco.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Nastya Sibiryachka distingue-se pela boa saúde, alta resistência à requeima, embora o tomate simplesmente não tenha tempo para esperar por ela - os frutos são colhidos antes da requeima. Além disso, praticamente não é afetado por doenças bacterianas e fúngicas inerentes à cultura da erva-moura. Para prevenir o aparecimento de pragas e sinais de doenças, é necessário realizar tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade, criada por criadores siberianos, resiste muito bem ao frio e é considerada resistente à geada.
Regiões em crescimento
A variedade cresce bem em todo o país. Estas são as regiões norte, noroeste e central, Volgo-Vyatka, região central da Terra Negra, norte do Cáucaso, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, bem como as regiões dos Urais, oeste da Sibéria, leste da Sibéria e Extremo Oriente.