- Autores: Kotelnikova M.A., Kondakov S.N.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: até 70
- Característica de Bush: compacto
- Sai: pequeno, verde
A despretensiosa variedade de meia estação, Nastenka, é cultivada em estufa e em campo aberto. A variedade compacta apresenta excelente rendimento e boa resistência a inúmeras doenças. Os frutos são saborosos, são usados frescos e enlatados.
História de criação
A variedade foi cultivada em 2007 por criadores domésticos da Sibéria (S.N.Kondakov e M.A.Kotelnikova) para cultivo em terreno aberto. Incluído no Registro do Estado em 2008
Descrição da variedade
Os arbustos são baixos - 70-90 cm, eretos, compactos, de ramificação média. O sistema radicular é pequeno. As folhas são pequenas, meio enrugadas, de um verde rico, não criam sombra para as flores.
A variedade não requer beliscar. Eles geralmente são formados em três hastes em um canteiro de jardim, em uma estufa - em uma. A planta precisa de suporte durante o período de frutificação. Refere-se a espécies determinantes. É considerada uma cultura despretensiosa, adequada para jardineiros novatos.
As principais qualidades da fruta
Os tomates são bastante grandes, em forma de coração com costelas quase imperceptíveis, pesando 126 g, podendo ser maiores. A pele é fina, mas densa e brilhante, escarlate com um ligeiro tom rosado. A polpa é vermelha, carnuda, suculenta e macia, os seios da face com sementes são pequenos, contêm pouco líquido. Durante o transporte, as frutas não se dobram, caracterizam-se por uma longa vida útil.
Características do sabor
Os tomates contêm açúcar natural: em 100 g - 3,4%, distinguem-se por uma doçura característica com uma acidez sutil, e têm um aroma agradável. O sabor é excelente.
Amadurecimento e frutificação
Os primeiros frutos são colhidos 95 a 105 dias após o plantio das sementes, ou seja, por volta do final de julho e início de agosto. Os cachos de frutas começam a se formar após o aparecimento de 10 folhas, geralmente cerca de 12 desses cachos crescem. Cada cluster tem 5-8 ovários. Muitas flores são reveladas. Recomenda-se que os tomates sejam removidos enquanto ainda não estão maduros.
Produção
A espécie tem alto rendimento. Com os devidos cuidados, até 2 kg de tomates maduros podem ser removidos do arbusto. Na estufa, o rendimento é maior - mais de 4 kg podem ser colhidos em 1 m2. A variedade tem tendência a rachar o fruto, é necessário regular o regime de temperatura e o regime de rega.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são plantadas em fevereiro-março. As sementes são plantadas na estufa mais cedo, em canteiros abertos mais tarde. Normalmente, em climas do sul, é a segunda década de fevereiro, no centro da Rússia - meados de março.
Antes da semeadura, as sementes são desinfetadas em solução fraca de permanganato de potássio, lavadas com água e germinadas em pano úmido. Eles levam solo especial para o cultivo de tomates.
Os recipientes de mudas também são desinfetados com uma solução de permanganato de potássio, onde são feitos orifícios para drenar o excesso de umidade. As sementes são colocadas a uma profundidade de 1-2 cm, deixando um intervalo de 2 cm entre elas As caixas são cobertas com papel alumínio, colocadas numa sala à temperatura de 23-25 graus. Depois que as entradas aparecem, o filme é removido e as caixas são colocadas em um local iluminado.
Regue as mudas com um borrifador. Após o aparecimento de 2 folhas, as plantas são cuidadosamente transferidas para recipientes separados com um volume de pelo menos 300 ml.
Após cerca de 2 meses, são plantadas em local permanente, as mudas devem ter 6 a 8 pares de folhas desenvolvidas e 1 a 2 inflorescências. O início de meados de maio é ideal para o desembarque.Você pode pousar na estufa em meados de abril - depende muito do clima da região e da temperatura do ar. A temperatura média diurna deve ser de +12 graus.
O terreno para o jardim foi escolhido ensolarado e bem protegido do vento. As mudas são plantadas no início da manhã, a cama deve ser protegida dos raios diretos.
Os buracos são cavados com 20-30 cm de profundidade, cinzas (200 g) e superfosfato (15 mg) são despejados neles e, em seguida, uma solução rosa de permanganato de potássio é despejada até a borda.
As plantas são colocadas verticalmente, as raízes são polvilhadas com terra, 2-3 punhados de composto são colocados em cima, o solo é derramado e regado com 1 litro de água morna.
Em campo aberto, após o plantio, recomenda-se que os tomates sejam protegidos à noite de possíveis geadas. Para fazer isso, faça uma pequena estufa.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Variedades padrão permitem que você economize espaço no local: 4 arbustos podem ser colocados em 1 m2. O padrão de plantio pode ser de duas linhas - entre as mudas de 40 cm, entre as linhas - 50-60 cm, ou tabuleiro de xadrez - um intervalo de cerca de 50 cm entre as mudas.
Crescendo e cuidando
Os tomates precisam ser regados e alimentados regularmente. É especialmente importante regar com eficiência e em tempo hábil durante o período de frutificação, mas o solo não deve estar encharcado. Regue as plantas com água morna sob a raiz de manhã cedo ou tarde da noite. Em climas quentes e secos, irrigar em dias alternados, em climas normais, a rega é feita 2 vezes por semana cerca de 3 litros por cada arbusto.
Variedade Nastenka não é exigente quanto à composição do solo, mas precisa de alimentação regular. Fertilizado 3-4 vezes por estação: 1 vez 2 semanas após o plantio de mudas - com misturas complexas, 2 vezes durante a floração ativa - com fertilizantes orgânicos, 3 vezes durante a formação dos ovários - ácido bórico, compostos de potássio-fósforo, 4 vezes durante o colheita no estágio de maturação - pode ser alimentado com cinzas, composto, fertilizantes complexos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os ácaros-aranha e os pulgões da mosca-branca causam grandes danos à cultura.Para destruir o carrapato, as áreas afetadas são lavadas com água e sabão até que a praga seja completamente destruída. Ao processar, é importante não danificar os delicados brotos e caules. O "Confidor" é criado a partir da mosca branca (1 ml por 10 litros de água) e os rebentos são pulverizados. Das lesmas, o solo ao redor dos arbustos é polvilhado com cinzas.
A variedade tem uma resistência média à doença do mosaico. Se aparecerem os primeiros sinais, a área afetada deve ser removida, os locais de corte devem ser desinfetados com peróxido de hidrogênio ou solução de permanganato de potássio. Se a planta não puder ser salva, ela será destruída. Para profilaxia, são pulverizados com Karbofos.
O tomate possui alta resistência a verticillium, requeima, alternaria. Para pulverização profilática, a Fitosporina é adequada.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade se adapta bem a diferentes condições climáticas. Tem um crescimento rápido e frutifica abundantemente em várias áreas naturais. Tolera bem as baixas temperaturas e o alagamento do solo. Durante o período de maturação, podem surgir fissuras nos frutos devido às mudanças de temperatura e excesso de umidade.
Regiões em crescimento
Cultivado em toda a Rússia, incluindo Sibéria e Altai. Em regiões com climas temperados e frios, os rendimentos mais elevados são colhidos em estufas.
Visão geral da revisão
Os jardineiros realmente gostam da variedade Nastenka por seu alto rendimento, cuidado despretensioso, sabor excelente e falta de sabor azedo. Observa-se que mesmo em um verão chuvoso, Nastenka traz uma boa colheita, mas um pouco menos de fruta é amarrada nas camas do que na estufa.
O tomate é unanimemente recomendado para quem está apenas começando a cultivar tomate em seu terreno e não pode dedicar muito tempo ao cuidado do jardim - a colheita será em qualquer caso. Esta variedade é uma “varinha mágica”, frutifica em qualquer ano e em qualquer local.