- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-98
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
- Altura do arbusto, cm: 100-120
- Característica de Bush: poderoso
Nastena é um híbrido de tomate obtido por um dos principais criadores privados na Rússia. Possui alto rendimento, é adequado para plantio em campo aberto e estufas de filme, e tem excelente sabor. As plantas respondem bem a fertilizantes e estimulantes de crescimento. Além disso, esse híbrido às vezes é chamado de Nastena F1.
Descrição da variedade
Híbrido determinante, cresce até 100-120 cm de altura. O caule central é poderoso, os topos são pouco desenvolvidos, não muito abundantes. O primeiro cacho de frutos é colocado na planta acima de 6-7 folhas.
As principais qualidades da fruta
Este híbrido apresenta frutos grandes com casca vermelha brilhante e polpa densa, grande número de câmaras de sementes. O peso médio de cada um chega a 250-300 G. A forma dos tomates é redonda, em cada cacho existem 6-8 peças. Após serem retirados do mato, eles podem ser armazenados por até 1,5 mês, enquanto sua comercialização permanece alta.
Características do sabor
Os tomates maduros são doces e saborosos. Eles são adequados para decapagem e decapagem, para fazer ketchup ou suco.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido intermediário está pronto para a colheita após 95-98 dias a partir do momento da germinação. Em média, a colheita começa em julho-agosto, dependendo das características climáticas da região.
Produção
O híbrido permite obter 17-19 kg de frutos a partir de 1 m2 de estufa ou área de cume.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas podem ser iniciadas de 20 de março a 10 de abril. Este é o momento ideal para semear. As plantas são transferidas para o solo antes de 15 de maio, garantindo que as geadas noturnas tenham parado.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A distância padrão entre arbustos nos canteiros deve ser de 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
O arbusto do tomate é formado em 1 pedúnculo para atingir o amadurecimento acelerado do fruto. Ele definitivamente precisa de uma liga e beliscões regulares. Além disso, o originador aconselha a lembrar sobre a rotação de cultura. Você pode plantar tomates de Nasten depois de repolho e pepino, cenoura. Será útil pré-semear os sulcos com mostarda, estupro como siderados.
Ao semear as sementes, deve-se fazer um pré-tratamento. A maneira mais fácil é embebê-los em uma solução de manganês. O uso de estimulantes de crescimento também será útil. É melhor comprar solo de sementeira limpo e, se o substrato for formado de forma independente, os seus componentes terão de ser calcinados para garantir uma desinfecção completa. Nas regiões do sul, as sementes podem ser colocadas imediatamente em terreno aberto, cobertas com papel alumínio até o surgimento dos brotos.
As mudas estão ganhando força para serem transferidas para campo aberto após 50 dias. Nesse momento, você pode começar a endurecer as plantas jovens. Um local para plantar (um canteiro de jardim ou terreno em uma estufa) deve ser escavado, areia e cinzas são adicionadas lá. Se a composição do solo for muito ácida, adicione cal. Será útil adicionar um fertilizante granular complexo ao buraco antes do plantio. Em seguida, as raízes da muda são aspergidas com terra, regada abundantemente com água morna.
No futuro, o tomate de Nasten também precisa de cuidados regulares e meticulosos. As plantas devem receber o máximo de nutrientes durante a estação de crescimento. Se a manutenção não for regular, deve-se tomar cuidado para aplicar cobertura morta na área da raiz. A camada de palha, serragem ou turfa é trocada semanalmente após o afrouxamento completo e a rega. Assim as plantas não sofrerão com excesso ou falta de umidade.
Sendo Nastena um híbrido de tomate, o sabor de seus frutos levanta dúvidas razoáveis. Para que o sabor se manifeste plenamente, é necessário alimentar regularmente as plantas com potássio e fósforo, ocasionalmente acrescentando nitrogênio. Os fertilizantes deixam de ser aplicados apenas alguns dias antes do início da colheita.
O híbrido precisa de ajuda na fase de floração, frutificação. A polinização é feita de forma artificial, principalmente em estufas, onde não há acesso livre para insetos. Os arbustos são sacudidos diariamente. Isso vai misturar o pólen e formar os ovários. As plantas não devem ser superaquecidas: em temperaturas acima de +30 graus, elas se tornam estéreis.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é altamente resistente ao verticillium. Mas é facilmente afetado por vários tipos de podridão, então você deve ventilar regularmente a estufa, usar fungicidas como agente profilático. O híbrido é resistente a Alternaria, requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
Este híbrido suporta com sucesso temperaturas atmosféricas mais baixas. Resfriados não são terríveis para ele, mas plantar em solos esgotados pode afetar o crescimento e o desenvolvimento dos arbustos. A secagem excessiva do solo também deve ser evitada.
Visão geral da revisão
O tomate Nastena, segundo os moradores do verão, demonstra a germinação amigável das sementes. As mudas são fortes e saudáveis, toleram bem o endurecimento e crescem com sucesso mesmo sem alimentação intensiva. No sul, as sementes começam a ser plantadas muito cedo, já em janeiro: assim é possível fazer a colheita bem antes da data anunciada. Note-se que os próprios tomates são formados e amadurecem juntos, eles são uniformemente coloridos no processo de ganhar massa. Ainda, de acordo com as avaliações, podemos concluir que as plantações não engrossam muito, o que ajuda a prevenir a propagação de doenças.
As desvantagens óbvias dos tomates desta variedade, os residentes de verão, incluem a baixa resistência ao apodrecimento. Nas estufas, os horticultores encontram manifestações dessa infecção em 30% dos casos. Isso reduz significativamente as avaliações do híbrido entre os jardineiros novatos.