Tomate Moskvich

Tomate Moskvich
As principais características da variedade:
  • Autores: Glavinich R.D., Toropkina M.N. (Vavilov Institute of General Genetics)
  • Ano de aprovação: 1976
  • Categoria: grau
  • Tipo de crescimento: determinante
  • Compromisso: universal
  • Período de amadurecimento: cedo
  • Tempo de amadurecimento, dias: 95-110
  • Condições de cultivo: para terreno aberto
  • Tamanho do arbusto: subdimensionado
  • Altura do arbusto, cm: 28-40
Veja todas as especificações

A despretensão e produtividade da variedade Moskvich, inclusive para as regiões do norte, foram totalmente comprovadas na prática. Esta safra maravilhosa e versátil é cultivada com segurança nas regiões do norte do país.

História de criação

Moskvich está no Registro do Estado desde 1976. Foi obtido por funcionários do Instituto de Genética Geral com o nome de V.I. NI Vavilova, Glavinich RD e Toropkina MN pelo cruzamento das variedades Nevsky e Smena 373. A cultura é destinada ao cultivo em várias regiões da Rússia, incluindo as regiões do norte - Arkhangelsk, Murmansk, Komi e Karelia. É claro que as condições ali não são inteiramente favoráveis ​​para as safras de erva-moura, no entanto, a variedade é cultivada com sucesso e dá bons rendimentos.

Descrição da variedade

A cultura é determinante, universal e em maturação precoce. Em solos abertos, os frutos maduros são removidos já no 90-95 dias de desenvolvimento. Em um verão frio, o período de colheita aumenta em 10-14 dias. A planta para o seu crescimento ao formar até 3-4 escovas no caule principal.

Os arbustos da cultura são padrão, fortes, com 28-40 cm de altura, com ramificação e folhagem médias. Folhas de tonalidades verdes escuras, onduladas, de tamanho médio.

As inflorescências são simples, a primeira aparece acima de 6-8 folhas e, em seguida, após 1-2 folhas.

Na ausência de beliscões, os arbustos crescem fortemente, e quando os enteados são eliminados na região do arbusto inferior, a frutificação começa mais cedo, os tomates são maiores, mas seu número diminui. Com pinçamento moderado, os arbustos são plantados com mais frequência - até 8 unidades. / m2. Devido a isso, o rendimento aumenta.

Há uma opinião que os arbustos da variedade não podem ser amarrados. Mas, neste caso, sob a massa de frutos, partes individuais da planta vão acabar no solo, estimulando a ocorrência da requeima.

Existe um alto nível de adaptabilidade da variedade a quaisquer caprichos climáticos, bem como resistência à maioria das doenças das culturas de erva-moura.

A boa adaptabilidade e a baixa estatura possibilitam o cultivo desses tomates no peitoril de uma janela ou varanda.

As principais qualidades da fruta

Os frutos são redondos e achatados na configuração, ligeiramente nervurados e com casca lisa. 3-6 deles se desenvolvem na mão. A cor dos tomates verdes é esverdeada, com uma mancha verde escura ao redor do pedúnculo. Os tomates maduros são vermelhos. Seu peso médio está entre 55-75 g.

A consistência é suculenta e carnuda, a proporção de ingredientes secos é de até 6%.

Características do sabor

O sabor do tomate é agradavelmente doce, o teor de açúcar é de cerca de 3%.

Amadurecimento e frutificação

O período de amadurecimento da cultura é de 95-110 dias. As frutas são colhidas de 1º de julho a 15 de agosto.

Produção

O nível de rendimento atinge 146-445 c / ha (1,5-4,5 kg / m2).

O momento de plantar mudas e plantar no solo

A época recomendada para semear as mudas é de 20 a 30 de março, e o plantio em solo aberto é de 15 a 25 de maio.

O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.

Esquema de pouso

O padrão de plantio padrão é 60 x 30-40 cm, com densidade de colocação de 4-5 peças / m2.

Plantar um tomate é um negócio muito importante e trabalhoso. Para obter uma boa colheita de tomates, é necessário abordar com competência a questão do plantio. Ao plantar um tomate no solo, é necessário levar em consideração vários fatores - determinar corretamente o momento, preparar o solo, calcular corretamente a distância entre as plantas, levar em consideração as regras de rotação de culturas.

Crescendo e cuidando

Esta cultura em solo aberto é cultivada com mudas. Deve ser semeada no final de março (às vezes no início de abril - de acordo com o clima). Neste momento, já existe iluminação suficiente e os arbustos não se esticam.

Sementes coletadas ou adquiridas em depósito especial requerem preparo prévio à semeadura, pois podem conter patógenos de diversas doenças. Por esse motivo, são desinfetados com solução de manganês (1% ou em solução morna de peróxido de hidrogênio 2%, mantendo as sementes por cerca de 20 minutos, e em peróxido por cerca de 8 minutos). Ao final do processo, as sementes são lavadas em água corrente e, a seguir, embebidas em estimulador de crescimento (no máximo 18 horas).

As sementes inchadas estão sujeitas a semeadura imediata, pois durante uma pausa, o nível de sua germinação diminui.

A mistura de semeadura inclui (em proporções iguais) solo comprado de turfa, uma proporção de areia e uma proporção de vermicomposto. A composição é umedecida e colocada em recipientes. Não se esqueça dos orifícios nos recipientes para o escoamento da água.

É permitido semear sementes diretamente em pequenos recipientes separados. Em seguida, eles podem ser cultivados sem colheita, movendo-os após 3-4 semanas em um grande recipiente (2 sementes podem ser colocadas em cada).

Após a emergência dos brotos, o excesso de arbustos não é eliminado, mas cortado para não ferir as raízes das mudas.

Os recipientes são enchidos com a mistura pronta, neles são feitos sulcos com uma profundidade de 1,5 cm (a distância entre eles é de cerca de 2 cm, a mesma que entre as sementes em uma fileira). As sementes polvilhadas podem ser cobertas com neve - a água do degelo é útil para elas (aumenta o potencial energético da germinação e tem um efeito positivo no endurecimento).

Os sacos plásticos são colocados em recipientes com sementes, e são colocados em um local aquecido (enquanto as plantas não precisam de luz). A luz se tornará necessária quando aparecerem os primeiros brotos - os recipientes são colocados sobre uma luz, de preferência para o parapeito do sul. Ao mesmo tempo, reduzindo as temperaturas diurnas e noturnas por 3-4 dias para +12 e +17 graus, respectivamente. Portanto, as mudas não vão se esticar.

No futuro, o regime de temperatura deve ser mantido de forma estável - durante o dia não menos que +20 e não mais que +22, e à noite - 3-4 graus mais frio.

As mudas da variedade requerem um regime de irrigação (de acordo com as condições do solo). É aconselhável adicionar o estimulador HB101 (1 gota por litro) para aquecer e estabilizar a água semanalmente durante a irrigação. O crescimento das mudas aumentará acentuadamente.

A aparência de duas folhas reais irá lembrá-lo da próxima escolha de mudas. Eles são colocados em recipientes separados, de preferência opacos, com o manuseio cuidadoso das raízes.

Você não deve tocar nas folhas das mudas, muito menos nos caules. Melhor usar uma colher de chá.

No final da colheita, as mudas são sombreadas por vários dias da luz solar direta, e então são irrigadas e fertilizadas duas vezes com fertilizantes solúveis (concentração duas vezes menor do que quando se alimentam em solos abertos). Um mês e meio de preparo das mudas está concluído - está pronto para o transplante.

O moscovita prefere solo fértil. Portanto, os canteiros devem ser preparados no outono, acrescentando durante a escavação cerca de um balde de húmus ou composto podre de alta qualidade por 1 m2. O superfosfato também é adicionado nesta altura (até 70 g / m2). Na primavera, durante o período angustiante, adicione 1 colher de sopa de sulfato de potássio e cerca de dois copos de cinzas.

Assim que o solo fica mais quente (mais de +15), os jovens são plantados. Para cada arbusto é feito um buraco, que é abundantemente irrigado com água morna.

O plantio é seguido por um processo de cobertura morta. Em seguida, as plantas são cobertas com material não tecido - elas criarão raízes melhor.

O processo de cuidado consiste na irrigação regular das plantas com água decantada (uma vez por semana antes da floração e 2 vezes durante a floração e despejo dos tomates). Quando a safra é formada, a irrigação é reduzida.

A cobertura é realizada a cada duas semanas, dependendo do grau de fertilidade do solo. Um fertilizante solúvel completo é útil, incluindo os oligoelementos necessários para a variedade. Durante o início da floração, a aplicação de potássio é aumentada alimentando-se com nitrato de cálcio (como medida preventiva contra o apodrecimento).

Após a irrigação, o solo deve ser solto. A amontoa é realizada duas vezes durante a estação, de preferência após irrigação ou chuva.

Regar os tomates não é difícil. Após o plantio, a planta é regada em intervalos de forma que o solo permaneça úmido. No tempo seco, quando não chove há muito tempo, a rega pode ser feita todos os dias, mas normalmente os canteiros com tomate são irrigados 2 a 3 vezes por semana.
Os métodos de amarrar arbustos de tomate podem variar significativamente, dependendo da disponibilidade de material disponível, do método de fixação e também da variedade. Em geral, recomenda-se seguir o seguinte esquema: primeiro, são agarradas as hastes centrais e, em seguida, à medida que os frutos amadurecem, os ramos laterais.
Uma das condições importantes para a tecnologia agrícola do tomate é a correta formação do arbusto. A formação dos arbustos de tomate significa realizar as seguintes etapas: beliscar, beliscar, aparar as folhas, normalizar os ovários.

Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.

É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.

Resistência a doenças e pragas

Embora Moskvich seja suficientemente resistente a várias infecções, vale a pena pulverizá-lo várias vezes durante a temporada. Para isso, várias soluções são utilizadas. Um líquido bordalês tradicional ou tintura de alho é uma boa opção.

Tratamento e prevenção de doenças e pragas
Ao cultivar tomates em uma estufa, as doenças geralmente ocorrem devido à violação do regime de temperatura e umidade excessiva. As doenças mais comuns são fúngicas (requeima, cladosporium, podridão).
A luta contra doenças e pragas do tomate em áreas abertas pode ser bastante difícil. Isso ocorre porque as solanáceas estão expostas a uma ampla variedade de patógenos e pragas de insetos.

Resistente a condições climáticas adversas

A cultura é resistente a condições de cultivo desfavoráveis ​​(mesmo a fortes oscilações de temperatura), resistente ao frio.

Características principais
Autores
Glavinich R.D., Toropkina M.N. (Vavilov Institute of General Genetics)
Ano de aprovação
1976
Categoria
grau
Tipo de crescimento
determinante
Compromisso
universal
Condições de cultivo
para terreno aberto
Produção
146-445 c / ha, 1,5-4,5 kg / m2
Produtividade (filtro)
fecundo
Região de cultivo recomendada
Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Leste da Sibéria
arbusto
Tamanho do arbusto
subdimensionado
Altura do arbusto, cm
28-40
Ramificação
média
Folhagem
média
Sai
médio, verde escuro, fortemente ondulado
Shtambovoy
sim
Fruta
Cor de fruta verde
verde, com uma mancha verde escura no caule
Cor de fruta madura
vermelho
Tamanho da fruta
média
Peso do fruto, g
55-75
Forma de fruta
arredondado e achatado, ligeiramente estriado
Número de frutas em uma escova, pcs
3-6
Gosto de fruta
doce
Polpa
carnudo, suculento
A quantidade de matéria seca,%
5-6
Pele
suave
Inflorescência
simples
Características de colocação de inflorescências
a primeira inflorescência - mais de 6-8 folhas, a próxima - depois de 1-2 folhas
Pedúnculo
articulado
Crescente
Pisando
Não
Esquema de pouso
60 x 30-40 cm, densidade de plantio - 4-5 plantas por m2
Semeando mudas
20 a 30 de março
Plantar mudas no solo
15 a 25 de maio
Resistência à requeima
não espantado
Resistência a alternaria
estável
Resistente a quebra de frutas
estável
Resistência a verticillium
estável
Resistência à murcha de Fusarium
estável
Resistente a condições climáticas extremas
resistente a condições de cultivo desfavoráveis ​​(incluindo mudanças repentinas de temperatura), resistente ao frio
Maturação
Período de amadurecimento
cedo
Tempo de amadurecimento, dias
95-110
Época de colheita
1 de julho a 15 de agosto
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de tomates
Tomate batianya Batianya Recheio de tomate branco Recheio branco Tomato Fighter (Buyan) Fighter (Brawler) Tomato Big Mom Grande mãe Coração de tomate bovino Coração de touro Tomate verochka Verochka Gigante do tomate Gigante Jackpot de tomate Jackpot Tomate da Gina Gina Tomato Gina TST Gina TST Tomate Katya Kate Tomate konigsberg Koenigsberg Tomate Klusha Chocante Tomate rei dos reis Rei dos Reis Tomate Lyubasha Lyubasha Tomate Liang Liang Mel de tomate Mel Tomate anão da Mongólia Anão da Mongólia Pimenta de tomate Em forma de pimenta Tomate rosa Cor de rosa Beijo de tomate Beijo Tomate puzata khata Puzata khata Tomate rosa mel Mel rosa Tomate Sanka Sanka Tomate siberiano de maturação precoce Siberian maturação precoce Tomate tolstoi Tolstoi Tomate caqui Caqui Tomato Shuttle Transporte Príncipe Negro de Tomate Príncipe Negro Chocolate de tomate Chocolate
Todas as variedades de tomates - 1072 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário