- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2006
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 59-63%
- Altura do arbusto, cm: 100-110
O tomate Morozko é um híbrido popular de primeira geração, bem adaptado ao cultivo sem abrigo. É valorizado por sua frutificação abundante, alta resistência a doenças e excelente sabor. Além disso, este híbrido pode ser encontrado sob o nome de Morozko F1.
História de criação
O híbrido, de autoria do criador, Myazina L.A., foi apresentado à LLC “Agrofirma Tsvetushi Sad” em 2002. Ele foi incluído no Registro do Estado após o teste em 2006.
Descrição da variedade
Arbustos determinantes, com 100-110 cm de altura, o crescimento definido é limitado na fase de formação de 5 inflorescências. A folhagem é fraca, os rebentos são fortes e duráveis. A tonalidade das copas é verde, o tamanho é grande, o desenvolvimento é do tipo batata. 6-7 racemos são formados na haste principal. As inflorescências do híbrido são simples, os talos são articulados.
As principais qualidades da fruta
O híbrido produz frutos de tamanho médio com casca vermelha e lisa. Sua forma típica é achatada e redonda, a massa varia de 50 a 104 G. A polpa de tomate é densa.
Características do sabor
As nuances do sabor das frutas são frescas, salada. A nota de degustação é a mais alta, 5 em 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido é muito precoce, amadurece após 90-95 dias. A frutificação é prolongada e duradoura. Amadurecimento ocorre amigavelmente.
Produção
O híbrido é cultivado com sucesso em escala industrial. Os indicadores de rendimento atingem 188-241 c / ha. O rendimento de frutas comerciáveis ultrapassa 59%.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A transferência dos arbustos cultivados para um local permanente é realizada 50-55 dias após a emergência dos brotos. As sementes são semeadas no final de março ou início de abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade ideal é 2,5 ou 3,5 plantas por quadrado. m. Com esse tipo de plantio, os tomates têm nutrientes suficientes para um crescimento e desenvolvimento ativos.
Crescendo e cuidando
Os brotos deste tomate precisam de modelagem. Os arbustos não são muito grossos, são compactos, na maioria das vezes são carregados em 1 haste. O crescimento do ramo central irá parar com o aparecimento do último cacho de flores. Ao mesmo tempo, durante a estação de crescimento das plantas, você terá que cortar manualmente os enteados para aumentar a produção. Isso pode ser abandonado durante o cultivo de tomates em estufa para estender o período de frutificação.
Frost é um híbrido que ama o sol que precisa ser cultivado em áreas bem iluminadas. Na hora de escolher o local para o plantio, é preciso dar preferência apenas a esses canteiros. O horário ideal de luz do dia, neste caso, deve ser de 14 horas. O preparo do solo é feito com antecedência, escavando uma crista com turfa e composto.2 semanas antes do transplante, o solo é tratado com antifúngicos - a Fitosporina-M é adequada.
As sementes deste híbrido são semeadas primeiro em um recipiente comum e, em seguida, as mudas cultivadas são mergulhadas em recipientes separados. Vale a pena cuidar para que as plantas jovens não acumulem muita umidade nas raízes. Uma boa drenagem permitirá que você alcance os resultados desejados. A rega em campo aberto após o transplante é repetida semanalmente, mas interrompida antes da colheita.
Os tomates não requerem muita atenção do jardineiro imediatamente após o transplante. Demora cerca de 7 dias para aclimatar os arbustos jovens. Com uma queda significativa das temperaturas atmosféricas, deve-se ter o cuidado de cobrir os tomates das camas com uma película ou cobrir o solo com um material especial.
A cobertura é dividida em outono e verão. Primeiro, no estágio de vegetação ativa, a planta precisa de minerais na forma de misturas líquidas ou granulares complexas, depois de matéria orgânica.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é geneticamente resistente ao TMV, murcha de fusarium. Não tem tendência a rachar a fruta. A profilaxia especial contra pragas também não é necessária. As plantas não são muito atraentes para pulgões, borboletas ou besouros do Colorado.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate Morozko resiste com bastante facilidade a condições climáticas extremas e cargas climáticas, rajadas de ventos fortes e seca. Isso lhe confere a robustez de que necessita para o cultivo ao ar livre.
Regiões em crescimento
O híbrido é zoneado para cultivo em campo aberto nas condições da Região Central da Terra Negra. Mas também é cultivado com sucesso em outras áreas. Há experiência de seu cultivo em fazendas de estufa na Sibéria, nos Urais. Em Moscou e na região de Moscou, também é recomendável plantar plantas em um abrigo.
Visão geral da revisão
Ao cultivar tomates, os residentes de verão em Morozko notam a extrema resistência ao frio e a despretensão geral desse híbrido. Segundo os jardineiros amadores, mesmo em um verão frio e úmido, ainda há chances de se conseguir uma boa colheita. As plantas são capazes de resistir à requeima e murcha de fusarium. A folhagem, de acordo com a observação dos residentes de verão, depende fortemente das condições meteorológicas - nos períodos quentes e secos diminui, nos períodos frios e úmidos aumenta.
Os tomates Morozko são elogiados pelo excelente sabor da fruta. O tamanho pequeno dos tomates torna-os uma boa escolha para preservação. Após a decapagem e decapagem, a casca não racha, o tomate mantém sua forma estética e bela cor. Além disso, as vantagens desses tomates incluem alta velocidade para atingir a maturação, formação amigável de escovas de frutas.
Apesar da baixa demanda de cuidados, as plantas deste híbrido são recomendadas para fornecer irrigação por gotejamento regular. Os residentes de verão que usam esse método observam que essa abordagem melhora o processo de amadurecimento. Algumas desvantagens incluem dificuldades na aquisição de sementes. Dos híbridos de primeira geração, você não pode simplesmente coletar sementes e depois plantá-las, você tem que fazer uma compra todas as vezes. Além disso, a necessidade de beliscar constantemente pode se tornar um problema.