- Autores: IE Aleksashova Marina Vitalievna
- Ano de aprovação: 1997
- Sinônimos de nomes: Stupike
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 83-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: alta
Excelente variedade pertencente à categoria de tomates milagrosos. Todos eles têm algumas qualidades únicas - em cor, sabor, forma, às vezes todos juntos. O Milagre da Morávia (sinônimo de Stupike) é uma variedade indeterminada de maturação precoce destinada ao cultivo em campo aberto, com frutos do tipo coquetel de alta comercialização, produtividade e transportabilidade. A baga é utilizada para enlatamento e consumo in natura.
História de criação
A autoria é de IE Aleksashova Marina Vitalievna. A variedade foi registrada no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 1997.
Descrição da variedade
Os arbustos altos padrão (140-180 cm) têm ramificações fracas com um grau médio de folhagem. Uma placa de folha verde com uma superfície ligeiramente ondulada é muito semelhante a uma de batata e não possui estípulas. As flores amarelas são coletadas em inflorescências complexas, a primeira das quais colocada acima de 6-7 folhas, todas as subsequentes - após 3 cortes. No cacho, formam-se 7-8 bagas, presas ao caule articulado.
As principais qualidades da fruta
Frutos redondos, pequenos (30-42 g), alinhados, de um vermelho vivo, não apresentam manchas e queimaduras. As câmaras de sementes são preenchidas com uma pequena quantidade de sementes.
Características do sabor
A baga tem um sabor doce de sobremesa, leve acidez, aroma delicado de tomate. A polpa suculenta é recoberta por uma película densa e lisa, quase imperceptível ao comer, mas que protege o tomate de rachar, garantindo excelente qualidade de conservação e transportabilidade.
Amadurecimento e frutificação
O esplendor da variedade também está na maturidade precoce - os primeiros frutos amadurecem 83-90 dias após a semeadura. A frutificação é prolongada, a vindima começa em meados de julho a setembro.
Produção
A casta caracteriza-se por ser de elevado rendimento, o que se confirma não só pela pesagem, mas também pelo aparecimento de arbustos durante o amadurecimento dos frutos - são simplesmente recobertos por uma cortina de bagas. De um hectare, são colhidos de 102 a 240 centners, o que é considerado um número quase recorde para variedades de frutos pequenos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tempo ideal de semeadura para mudas é de 55-60 dias antes do plantio em um local permanente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para obter o maior rendimento da safra, não mais do que quatro raízes são plantadas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
A variedade é cultivada no método tradicional de mudas. Aproximadamente 2 semanas antes do transplante das mudas para um local permanente, as mudas começam a endurecer, levando-as para fora na sombra, expondo-as a varandas abertas.Esta técnica ajuda os jovens a se adaptarem às condições climáticas circundantes. Aos poucos, as mudas devem se acostumar com os raios solares, as mudanças de temperatura. No final do período de endurecimento, as plantas já devem passar a noite ao ar livre se quiserem crescer ao ar livre.
O local do tomate é escolhido ensolarado, protegido de ventos e correntes de ar. A variedade exige muito da estrutura e composição do solo:
fertilidade;
acidez média;
boa respirabilidade.
Se a terra não atender a nenhuma das condições listadas acima, o tomate crescerá, mas seu potencial permanecerá desconhecido - o rendimento será muito menor do que o declarado, assim como o sabor.
Solos ácidos são desoxidados com dolomita ou farinha de osso, giz, cal, gesso. Solo denso e argiloso pode ser feito pela aplicação solta de casca de cereal. A casca do trigo sarraceno tem um bom efeito na composição e estrutura da terra. Não só solta a terra, mas também a enriquece com macro, microelementos, vitaminas e atrai minhocas de toda a área.
Matéria orgânica (composto, húmus, excrementos de pássaros) é introduzida no solo preparado para as cristas, fertilizantes minerais complexos ou superfosfato, cinzas de madeira são adicionadas. Arbustos altos precisam de apoio, então estacas são instaladas nos buracos ou uma treliça é organizada. As plantas são plantadas com cuidado para não aprofundar o colo da raiz. O cuidado adicional consiste na formação de um arbusto - considera-se ideal conduzir em 3 hastes. A pinça obrigatória protegerá as plantas do engrossamento, fornecerá ventilação total e acesso ao ar fresco. Regar, sachar, soltar, amontoar, higienizar - os procedimentos tradicionais para o tomate também são obrigatórios para esta variedade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade forte e a maturidade precoce protegem perfeitamente a variedade de problemas como requeima, podridão apical, cladosporium, mas não salva da invasão de pragas:
Besouros de maio e do Colorado;
pulgões roedores de folhas e melão;
mosca-branca, urso, ácaro-aranha e até vermes.
O jardineiro é auxiliado por tratamentos preventivos sanitários de plantações com inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate milagre da Morávia distingue-se pela boa saúde e vitalidade, tolera bem o calor e o frio.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para cultivo em regiões centrais.