- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Degovtsova T.V., Volok O.A., Vasilyeva M.Yu.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: mais de 200
As espécies de tomate introduzidas no final da década de 2010 podem ser boas companhias para os jardineiros. Mas eles, como as variedades anteriores, devem ser estudados cuidadosa e cuidadosamente. Só neste caso será possível seguir o caminho do sucesso, e não o caminho da desilusão.
História de criação
Vários criadores trabalharam na criação do Monista Âmbar. Entre eles estão nomes brilhantes como Gavrish, Morev, Degovtsova, Volok. Deve-se ressaltar que se trata de uma variedade botânica, sem hibridização. Foi autorizada a venda a particulares para uso em jardins em 2015.
Descrição da variedade
Para o tomate, o âmbar Monisto é tipicamente de desenvolvimento indeterminado. Portanto, essa cultura precisa de uma regulação ativa dos brotos. Basicamente, a planta é plantada em estufas de plástico. O cultivo aberto é típico principalmente nas regiões do sul da Rússia. Os arbustos desta variedade ultrapassam os 2 m, o que por vezes causa sérios transtornos. A folhagem média é tipicamente de cor verde.
As principais qualidades da fruta
Eles são os seguintes:
a cor original é o verde, com uma área verde densa;
quando maduras, as bagas tornam-se de cor laranja;
são pequenos e pesam em média 35-45 g;
os cachos contêm 14, 15 ou 16 frutos;
pele macia;
inflorescências de tipo intermediário;
a forma de um tomate é semelhante a uma ameixa.
Características do sabor
Os frutos desta variedade são consumidos ativamente frescos. Eles também são adequados para enlatados de frutas inteiras. Fontes de terceiros observam a extraordinária doçura dos tomates.
Amadurecimento e frutificação
Monisto âmbar é um dos tomates que amadurecem. Você pode obter uma safra em média 110-115 dias depois de jogar fora os primeiros verdes. Previsivelmente, este período depende de uma ampla gama de parâmetros.
Produção
O nível de fertilidade do tomate Monisto Amber é estimado em cerca de 7,7-8,5 kg por 1 sq. m. Muito depende das características do local e dos esforços aplicados. Mas é claro que as condições meteorológicas são igualmente importantes.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear as sementes em um recipiente preparado com antecedência é necessário durante o março. A prontidão das mudas é alcançada em maio. Nesse caso, é necessário verificar cuidadosamente cada bucha e verificar se há risco de retorno do gelo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O sistema ideal (recomendado por fornecedores de material de plantio) é 400x600 mm. Não há razão para deixá-la.
Crescendo e cuidando
Em qualquer caso, deverá eliminar enteados redundantes, dar uma forma aos arbustos e amarrá-los a apoios, estas são as recomendações para esta variedade. A planta deve ser mantida estritamente em 1 caule. A primeira alimentação é realizada 20 dias após o plantio em campo aberto. Na maioria das vezes, é uma mistura de fósforo-potássio. A colocação de fertilizantes de nitrogênio é justificada apenas pela composição extremamente pobre do solo.
Durante o período de maturação em massa dos frutos, a fertilização combinada é preferível. Para eles, geralmente são tomados medicamentos de alcance universal. Em condições de casa de vegetação, essa alimentação é realizada uma vez por semana, alternando com rega simples. As folhas inferiores são removidas periodicamente, à medida que escurecem. Nesses dias, é necessário regar a cultura apenas à noite, para que as áreas danificadas tenham tempo de se apertar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
Você pode plantar Monisto âmbar e contar com alta produtividade em:
Sibéria Ocidental;
Áreas da Sibéria Oriental;
Região Central da Terra Negra;
regiões da região do Volga e do Norte do Cáucaso;
Territórios e regiões do Extremo Oriente;
maioria das áreas da parte europeia da Federação Russa.
Visão geral da revisão
Aqueles que experimentaram esta cultura geralmente se inspiram nela e adicionam à lista de suas variedades favoritas. Mesmo com erros no plantio de mudas, normalmente não surgem problemas, exceto esforços adicionais. A produtividade atende a todas as expectativas. É necessário também destacar o longo período de frutificação, terminando quase em meados do outono.
Os arbustos são compactos. Nas resenhas, às vezes escrevem que o sabor não é de todo o tomate, como o das frutas silvestres exóticas. Os jardineiros recomendam corajosamente a realização de tais experimentos. As qualidades do consumidor são bastante elevadas. Não recebemos nenhuma reclamação significativa.