- Autores: Gavrish S. F., Morev V. V., Amcheslavskaya E. V., Volok O. A., Vasilyeva M. Yu. (LLC "Gavrish Breeding Firm")
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: mais de 200
O tomate com o nome sonoro de chocolate Monisto é muito procurado entre as variedades de frutos pequenos. A variedade conquistou os horticultores com sua expressiva cor frutada e rico sabor. Muitos métodos de cultivo permitem que você escolha a opção mais conveniente e prática, dependendo das condições climáticas.
Descrição da variedade
O tomate é considerado alto e atinge mais de 2 metros de altura. O tipo de crescimento é indeterminado. Os rebentos são cobertos por uma quantidade média de pequenas folhas verdes brilhantes. A fruta é recomendada para ser utilizada para enlatamento na sua totalidade ou para consumo sem processamento, na sua forma natural.
As mudas são plantadas em estufas (filme e outras opções de construção) ou em áreas abertas. Os cachos de frutas são alongados e pendurados com tomates pequenos e bonitos. Em um cacho, de 20 a 30 frutos crescem e amadurecem ao mesmo tempo.
As principais qualidades da fruta
Em tomates verdes, uma mancha verde escura é claramente visível no local onde o pedúnculo está preso. A cor da pele e da polpa é verde. Os vegetais maduros ficam marrons. Na parte superior, a cor é mais escura e saturada do que na parte inferior. Os frutos pequenos ganham de 35 a 40 gramas de peso. A forma é ligeiramente alongada, arredondada. Alguns espécimes crescem com um bico limpo na extremidade. A pele é lisa e brilhante. A polpa está firme.
Características do sabor
Os frutos da variedade de chocolate Monisto distinguem-se por um rico sabor adocicado. Por este motivo, são consumidos com maior frequência na época da frutificação, gozando de excelente sabor e aroma de dar água na boca.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de chocolate Monisto pertence a culturas frutíferas de início médio. Desde o dia da formação das mudas até a colheita da safra madura, leva de 110 a 120 dias. A época de colheita é entre julho e agosto.
Produção
Até 5 quilos de vegetais doces são produzidos por um arbusto dessa variedade de alto rendimento. De 1 metro quadrado, você pode obter de 7,6 a 8,5 quilos. Para obter rendimentos estáveis, você precisa seguir técnicas agrícolas simples.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A variedade acima é cultivada usando o método de mudas. A semeadura começa em março e, em maio, as mudas estarão prontas para transferência para um novo local. Antes de germinar a semente, é necessário preparar o solo, um recipiente grande e recipientes separados com antecedência, que serão necessários durante a colheita. Os produtos adquiridos podem ser usados imediatamente após a compra, já passaram por todas as etapas de processamento necessárias, mas o substrato auto-preparado deve ser desinfetado sob a influência de altas temperaturas ou uma solução de manganês.
As sementes também precisam ser preparadas antes da germinação. Eles são pulverizados com as formulações de "Epin" ou "Zircon". O material é colocado superficialmente no solo, borrifado com uma pequena quantidade de terra e umedecido. O contêiner é deixado em uma sala onde a temperatura continua alta, mais de 20 graus Celsius. Após o aparecimento da primeira folha, as mudas são plantadas em recipientes separados.
Antes do plantio em campo aberto, as plantas são endurecidas para se acostumarem às novas condições e enraizarem rapidamente. Os tomates só podem ser transferidos quando as geadas noturnas tiverem retrocedido completamente.Devido a uma queda acentuada na temperatura, as mudas podem morrer.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso usado é de 40 x 60 centímetros.
Crescendo e cuidando
Todos os arbustos altos precisam de uma liga, e a variedade de chocolate Monisto não é exceção. Os rebentos são fixados em suportes cerca de uma semana após a transferência para um local de cultivo permanente.
Regras básicas para cuidar da variedade.
- Os canteiros são regados à medida que as camadas superiores do solo secam. É impossível permitir a estagnação da umidade e sua falta.
- A palatabilidade é altamente dependente do fertilizante. Os arbustos são alimentados a cada duas semanas. Substâncias orgânicas se alternam com fertilizantes minerais.
- Os enteados tiram a força e os microelementos úteis da planta, por isso são regularmente removidos. Na poda, sobra um pequeno toco de alguns centímetros para que o processo não volte a crescer.
- Os arbustos são amarrados três vezes ao longo da temporada.
- Para proteger os tomates de infecções fúngicas, usa-se o líquido Bordeaux. As plantas são pulverizadas com ele.
- Forme os tomates em 1 ou 2 talos. Este formato irá ajudá-lo a alcançar rendimentos máximos.
- Aperte o topo da planta. Apenas duas folhas são deixadas acima do cacho superior de frutas.
- Folhas secas e brotos danificados são cortados.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Para manter a boa saúde do tomate, não é recomendável plantar berinjela, pimentão ou batata ao lado dos canteiros. Você também precisa mudar periodicamente o local da plantação. É impossível cultivar uma variedade em um local por vários anos. Caso contrário, as plantas começam a doer.
Quando cultivado em estufas, o ambiente deve ser ventilado regularmente.A rega deve ser moderada, pois o excesso de umidade provoca o desenvolvimento do fungo.
Soluções com teor de cobre são utilizadas como proteção. As plantas são tratadas com eles para profilaxia ou após o aparecimento dos primeiros sintomas.