- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2020
- Sinônimos de nomes: Anão mongol, tomate mongol, favorito preguiçoso, karlik mongolskiy, tomate anão mongol, tomate rasteiro
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
Jardineiros inexperientes preferem cultivar safras menores, pois são as mais fáceis de cuidar. O tomate anão da Mongólia pertence exatamente a essas variedades.
História de criação
O autor da variedade é o criador de Novosibirsk Blokin-Mechtalin V.I.
O tomate está aprovado para uso em 2020. A variedade ainda não foi inscrita no Registro Estadual. Com isso, a possibilidade de compra de sementes é minimizada. Apenas algumas empresas apresentam sementes de anão da Mongólia para o mercado. Por causa dessas dificuldades, muitos jardineiros tropeçam em falsificações e muitas vezes ficam insatisfeitos com a colheita.
A variedade foi cultivada para plantio na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente. É fácil de cuidar e bem adaptado às condições meteorológicas.
A cultura também é encontrada com outros nomes:
Anão mongol;
Tomate mongol;
Favorito preguiçoso;
Mongolskiy karlik;
Tomate anão da Mongólia;
Tomate rastejante.
Descrição da variedade
A variedade pertence a culturas determinantes e é considerada uma das mais baixas. A altura do arbusto é de 20 a 30 cm.O caule é bem desenvolvido, embora muito frágil e delgado. Mas a principal característica da variedade é que o tronco, atingindo cerca de 15 cm de altura, começa a se inclinar em direção ao solo. Portanto, cultura também se refere àqueles que rastejam no solo.
Existem muitos enteados, e todos eles vão para a largura do arbusto, formando uma grande coroa ramificada. A largura pode ser de até 1 m.
O sistema radicular se desenvolve bem, mas não germina profundamente. Ao mesmo tempo, as raízes aderem bem ao solo. Esse engate é suficiente para segurar o arbusto durante fortes rajadas de vento.
As folhas são pequenas e estreitas. Existem alguns deles no mato. A cor é verde profundo. Nas lâminas foliares existem: pubescência, secção média e nervuras.
As vantagens da variedade incluem:
produção;
não há necessidade de amarrar e apertar;
aplicação universal;
termos de frutificação;
imunidade a várias doenças fúngicas;
validade.
Entre as desvantagens estão:
não tolera solos ácidos e pesados;
cresce mal em climas úmidos e quentes;
a impossibilidade de comprar sementes em qualquer loja.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são grandes, redondos e ligeiramente oblongos. O peso médio de um tomate chega a 140 g. Os frutos maiores amadurecem nos cachos inferiores, até 200 g.
A casca do tomate maduro é vermelha, e a do tomate verde é verde claro. O caule pode desenvolver uma leve nervura que atinge o meio do vegetal, mas isso não afeta de forma alguma a rachadura. A casca é solta, brilhante.
A polpa é suculenta, macia, carnuda e com pouco teor de água. No seu interior, de 2 a 4 câmaras são formadas com um pequeno conteúdo de pequenas sementes.
Os tomates podem ser consumidos frescos, enlatados e em conserva. Eles são adequados para fazer pasta de tomate, purê de batata, sucos e molhos.
Características do sabor
A variedade tem um sabor agridoce normal.
Amadurecimento e frutificação
O tomate anão da Mongólia pertence às variedades ultra-precoces com um período de maturação de 80 dias. A frutificação em uma cultura é estendida. Embora o ovário seja formado ao mesmo tempo, o fruto amadurece gradualmente. A colheita continua desde o início do verão até meados do outono.
Produção
A cultura é muito fértil, muitos jardineiros notam que podem ser retirados até 10 kg de um arbusto, e de 16,3 a 17 kg de 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade pode ser cultivada em mudas e mudas. O segundo método é adequado para as regiões do sul. As sementes são derramadas no solo por 1-3 sementes em um buraco e derramadas com água. Depois que as mudas têm 2 a 3 folhas, o solo é solto e os arbustos fracos são removidos. Além disso, as mudas são simplesmente cuidadas, e após 2 meses será possível a colheita.
Para regiões com climas mais adversos, as sementes devem ser germinadas primeiro. Para fazer isso, no final de março - início de abril, as sementes são embebidas em água e, em seguida, tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Nesse momento, as caixas de mudas estão sendo preparadas. Solo fértil misturado com fertilizantes é despejado neles. Formam-se buracos ou valas com uma profundidade não superior a 2 cm. Após a sementeira, a terra é abundantemente derramada com água e coberta com uma película. As gavetas são removidas no peitoril da janela. A temperatura média da sala deve ser de +22 graus.
Depois de uma semana, as sementes eclodirão e o filme pode ser removido. As mudas são regadas conforme necessário, em média 1 vez por semana. Depois que várias folhas fortes são formadas no caule, uma picareta é feita.
10 dias antes do transplante para o solo, todas as mudas são levadas para a rua ou estufa para aclimatação. O plantio ocorre quando as mudas estão com 50-55 dias.
A área selecionada é desenterrada no outono. Na primavera, durante a formação dos orifícios, uma mistura de superfosfato, sulfato de amônio e sal de potássio pode ser despejada no fundo. Um dia antes do plantio, o local é derramado com água quente para aquecer a terra.
Após o plantio das mudas, é necessário regar tudo, depois repetir o procedimento após 3 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas devem ser plantadas em duas fileiras em um padrão quadriculado para que não interfiram umas nas outras. A profundidade dos furos é de 15 cm. A distância entre os arbustos é de 60-80 cm. É importante direcionar corretamente o arbusto após começar a inclinar para o solo para que os caules não se sobreponham.
Crescendo e cuidando
Para que a safra seja alta e a planta não dói, é preciso observar alguns pontos agrotécnicos.
O regime de irrigação deve ser normalizado. Em média, é uma vez a cada 5-7 dias. Em épocas mais secas, o número de dias pode ser reduzido para 3-5.
A cobertura é realizada várias vezes por temporada e é aplicada após irrigação estritamente na raiz. A primeira alimentação é realizada 14 dias após o plantio das mudas no solo. A segunda é durante o período de formação dos frutos. O terceiro - depois de 14 dias. Todos os fertilizantes devem estar na forma líquida. Mais frequentemente usado para alimentação: potássio, fósforo, nitrato de amônio, nitrogênio, estrume e cinzas de madeira.
Como o caule da variedade se espalha ao longo do solo, é necessário pensar oportunamente em um sistema de sustentação dos frutos para que não fiquem no solo. Muitos jardineiros colocam escovas em pequenas pranchas ou blocos. Isso é necessário para que insetos e pragas não invadam a plantação.
No final da temporada (em agosto), recomenda-se retirar todas as folhas.Isso ajuda a aumentar o rendimento retardado para que os frutos estejam totalmente maduros.
Após o plantio das mudas no solo, na presença de queda de temperatura ou geada, os caules são recobertos por uma película protetora.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Vale a pena estudar as pragas mais comuns das plantações.
Lesmas. Como o arbusto rasteja, para essas pragas os frutos são um petisco. Para combater as lesmas, você pode usar produtos químicos ("Slime Eater", "Thunder" ou "Meta") e remédios populares (uma mistura de pimenta, cinza e sal). E também usar barreiras mecânicas em forma de cascalho ou cascas de ovo.
As folhas costumam sofrer de pulgões, dobram-se e enrolam-se. Você pode combatê-lo com uma solução de sabão em pó.
Os ácaros da aranha aparecem em verões muito secos e quentes. Para combatê-lo, são utilizados medicamentos com acaricidas, como Actellik ou Fitoverm.