- Autores: Gubko V.N., Steinert T.V., Teplova N.S., Aliluev A.V., Avdeenko L.M., Poldnikova V.Yu. (LLC "Seleção de heterose")
- Apareceu ao cruzar: VM: 22 x S-17
- Ano de aprovação: 2020
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 120-160
O pé torto do tomate Mishka foi registrado no Registro Estadual da Federação Russa em 2020. Incluído na série da Sibéria, que inclui plantas resistentes e despretensiosas especificamente para áreas de agricultura arriscada.
Descrição da variedade
Arbusto determinado, mas vigoroso, até 160 cm de altura. A folhagem é de tamanho e atividade médios, direcionada para baixo, de forma que o arbusto ocupa pouco espaço. A folhagem não sombreia os frutos, o que diferencia a planta das demais variedades. Uma cultura de tomate amante do sol, especialmente durante o período de crescimento e amadurecimento dos frutos, precisa de boa iluminação, e variedades com folhagem rara e discreta usam a energia solar de forma mais econômica. A estrutura do arbusto é média, os caules não são grossos.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são enormes - meio quilo. O peso das frutas individuais pode chegar a 800-900 gramas. A forma é alongada, em forma de coração, com costelas fracamente pronunciadas. A coloração antes do amadurecimento é verde com uma mancha escura, depois do amadurecimento é vermelho escuro. Há também ursinhos de pelúcia framboesa, laranja e amarelo. As câmaras com suco e sementes são pequenas, a base do fruto é uma polpa lisa e suculenta. Áreas esbranquiçadas são possíveis. Existem 3-4 frutas em um pincel.
Características do sabor
O sabor é bom, os tomates são doces, com uma acidez equilibrada, suculento no corte, melancia, com uma textura delicada. A pele é fina. É utilizado in natura, na preparação de saladas, suco de tomate, em drinks, coquetéis e sobremesas. É muito conveniente para peças de trabalho, onde as frutas precisam ser descascadas e picadas. O tamanho enorme torna o pré-processamento fácil. Pickles, ketchups e pasta de tomate também são preparados a partir dos tomates Mishka Clubfoot. Além de pastéis em branco, o tomate é adequado para enlatar vegetais picados: saladas de inverno, tomates coreanos, tomates picados com alho.
Amadurecimento e frutificação
O urso com pé torto é um híbrido precoce. Algumas fontes o descrevem como meia-temporada. A safra é colhida no final de junho a agosto. O retorno é bastante amigável para uma variedade de frutos grandes. Você pode retirar os frutos desta variedade maduros e verdes - para colocá-los em maturação. Em ambos os casos, a variedade mantém seu sabor.
Produção
Em campo aberto, o rendimento é muito bom - 5,4 kg por 1 sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semeadura de mudas: março - início de abril. Você não deve se apressar para plantar tais variedades, o Urso de pé torto é um tomate especialmente desenvolvido para o cultivo no curto verão siberiano. Semear muito cedo resultará em mudas fracas. Eles são plantados em terreno aberto nas regiões da Sibéria no início de junho. As mudas devem ter 6-7 folhas cheias e um cacho de flores.
Eles são plantados em estufas em abril-maio. As mudas devem ter 60-65 dias no momento do desembarque.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Nos espaçamentos entre linhas - 50 cm, entre plantas mantenha uma distância mínima de 30 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade é destinada ao cultivo em lotes residenciais particulares. Adequado para áreas internas e externas. De acordo com as recomendações oficiais, pode crescer em qualquer região da Federação Russa.
Formar um arbusto para uma melhor colheita é imprescindível. Deixe 2 hastes principais, os enteados são removidos. Uma liga bem pensada e um bom suporte são necessários, o arbusto é aguado em comparação com seus frutos poderosos, os caules podem não resistir. Para obter a melhor doçura e massa dos frutos, é necessária alimentação regular durante toda a estação de crescimento.
No processo de cultivo de mudas - 1-2 fertilizantes adicionais com fertilizantes minerais universais para vegetais ou mudas.
2 semanas após o desembarque em local definitivo, são alimentados com matéria orgânica: uma solução de verbasco, excremento de galinha. Regar com cinzas é útil, não só nutre, mas também desinfeta, protegendo contra doenças.
1 semana antes da floração, fertilizando com nitrato de amônio (200 g por 10 litros de água). Isso estimula a formação de ovários.
Durante a pega dos frutos - alimentação com superfosfato (400 g por 10 l de água).
No decurso de verter e amadurecer frutos - alimentação com potássio (300 g de nitrato de potássio por 10 litros de água).
O primeiro pincel de flor, que apareceu nas mudas, é cortado a seu critério. Não há opiniões inequívocas aqui. Você precisa se concentrar no clima e nas condições da planta. Se junho estiver quente, a frutificação precoce será um fardo para o tomate, e é melhor tirar o pincel. Se os primeiros tomates forem necessários e as condições forem adequadas, a escova é deixada.
Para melhor polinização do primeiro pincel, recomenda-se bater com um lápis ou sacudir.
Para evitar o aparecimento de áreas esbranquiçadas pouco apetitosas nas frutas, é necessário proteger os tomates de mudanças bruscas de temperatura. No calor extremo, as plantas são sombreadas, borrifadas e regadas aumentadas. Quanto mais suaves as condições, melhor. E também a falta de cálcio e / ou potássio, o excesso de fertilizantes ou seu desequilíbrio e a rega instável podem contribuir para o aparecimento de veias duras esbranquiçadas.
Ocasionalmente, a causa do aparecimento de brancura é a fitoplasmose viral. As plantas afetadas têm caules espessos, flores em acréscimo, folhas menores que se enrolam para cima e adquirem uma tonalidade roxa. A doença é incurável, os espécimes doentes são removidos do jardim pela raiz. O patógeno é transportado por insetos; como medida preventiva, as plantas são pulverizadas com Fitoverm. A variedade Mishka pé torto é em média muito resistente a doenças, tem excelente imunidade, mas os tratamentos preventivos são úteis para ele, como todos os tomates.
Para melhor amadurecimento dos frutos, as folhas embaixo deles são retiradas para que não retirem os nutrientes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
A variedade Mishka Kosolapy atrai instantaneamente a atenção com seus frutos grandes e carnudos de estilo sulista, que quebram recordes. Mesmo há 10 anos, era um sonho obter esses tomates em áreas de cultivo de risco em campo aberto. Além do tamanho, os veranistas observam as seguintes vantagens: a polpa de tomate é saborosa e aromática, é uma das últimas a adoecer com requeima, resistente e persistente, os frutos ficam bem armazenados, a casca é fina, mas não propenso a rachar. Os primeiros tomates, os maiores, amadurecem perfeitamente no mato, podem ser retirados maduros mesmo nos Urais. Com o tempo, os frutos ficam menores, mas permanecem os mesmos saborosos.
Contras: caule frágil, não gosta de calor, frutas pouco transportáveis, poucos tomates no mato. A variedade tem um desempenho muito bom em áreas sombreadas e desfavorecidas da estufa, embora as variedades de frutos grandes geralmente requeiram sol abundante.
Em geral, não há queixas sobre a variedade, um excelente desenvolvimento para o cultivo individual. Todas as qualidades são bem equilibradas e impressionantes. Uma pequena quantidade de fruta é normal para uma variedade de frutos grandes, a liga também não causa rejeição - é necessária para todas as variedades, em particular para as de frutos grandes e altos. Essas pequenas desvantagens são mais do que compensadas pelas vantagens óbvias para todos os jardineiros: celulose rica e saborosa, tamanho sólido, durabilidade da planta.