- Autores: Rússia, Minusinsk, Território Krasnoyarsk
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 250
- Cor de fruta madura: cor de rosa
- Forma de fruta: arredondado
Um dos famosos tomates Minusinsk é uma variedade universal indeterminada do gigante Minusinsky. O tomate é recomendado para cultivo em estufas de vidro, filme e policarbonato, na região sul pode ser cultivado ao ar livre. A variedade é utilizada para consumo in natura, em saladas de verão e inverno, fatiadas, caldeiradas de vegetais, bem como para cozimento de sucos, molhos, extrato de tomate e conservas em pedaços.
História de criação
A variedade apareceu graças aos esforços de criadores da Bacia de Minusinsk e da cidade de Minusinsk, Rússia, Território de Krasnoyarsk.
Descrição da variedade
Os arbustos altos (250 cm ou mais) de folhas médias são referidos como tomates de "duas raízes". A planta desenvolve-se em dois caules, o segundo é enteado do primeiro, os rebentos são recobertos por folhas de tamanho médio, de cor verde escuro. As flores amarelas formam inflorescências simples com a formação de 5-6 frutos aderidos ao pedúnculo articulado.
As vantagens da variedade:
- frutífero grande;
- rendimento e aparência atraente;
- resistência a condições extremas.
Das deficiências, só se pode citar a necessidade de formar, apertar, amarrar a planta.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes grandes (300-500 g) são coloridos de verde leitoso, mudando durante a maturação técnica e fisiológica para uma bela tonalidade rosa profundo. A baga arredondada é coberta por uma pele lisa e brilhante, densa, mas quase imperceptível ao comer.
Características do sabor
Polpa carnuda, densa e moderadamente suculenta, tem um sabor rico e doce com sabor de melancia e açúcar no intervalo. O sabor da sobremesa é enfatizado pela acidez leve e picante, aroma clássico e final de boca longo e agradável.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de maturação precoce. O tempo de maturação aproximado é de 110 a 125 dias, mas depende muito da região da cultura.
Produção
O rendimento do gigante de Minusinsk não pode deixar de se alegrar - se os requisitos agrotécnicos forem observados, o arbusto dá de 4 a 6 kg de frutas magníficas de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tempo de semeadura das mudas depende das características climáticas da área de cultivo - 60 dias antes do plantio em local permanente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Tomates altos nunca são plantados em densidade mais alta. O padrão ideal é de 2 a 3 raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Para o transplante de mudas para local definitivo, o solo é preparado preliminarmente. O solo deve ser solto e respirável, com pH médio. Para obter não apenas uma grande, mas também uma saborosa colheita, é preciso estar atento às exigências da tecnologia agrícola. Solos ácidos são desoxidados com farinha de osso ou dolomita, cal, giz, gesso. A estrutura de solos argilosos pesados é melhorada de várias maneiras:
- semeadura regular de adubo verde;
- aplicação anual de húmus;
- adição de casca de cereal (trigo sarraceno ou arroz).
A casca não só melhora a estrutura, como a enriquece com microelementos, vitaminas e atrai minhocas. Eles, por sua vez, contribuem para o acúmulo de húmus. No final do outono, o estrume é introduzido no solo para escavação, na primavera matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos e superfosfato são adicionados às cristas ou covas preparadas. A adição de cinzas de madeira desacidifica o solo e protege as plantas da requeima.
Os arbustos altos precisam da formação, suporte e amarração de 1–3 troncos. Os suportes são instalados nos furos ou as treliças são organizadas. As plantas jovens são amarradas à medida que crescem, por vezes é necessário fixar os pincéis, caso contrário podem não aguentar o peso de frutos pesados e partir. O tomate está sujeito à formação de enteados, então é preciso monitorar isso e retirá-los a tempo. Após a formação do primeiro pincel, as folhas inferiores são retiradas e, durante o amadurecimento em massa dos frutos, as folhas são quase totalmente cortadas da planta.
2-3 semanas após o plantio, antes da floração, as plantas são alimentadas com fertilizantes de nitrogênio. Durante o período de brotamento, os tomates precisam de preparações de fósforo e potássio. Durante a estação, pode-se alimentar as plantações várias vezes com verbasco e "chá verde" - infusão de urtiga fermentada com adição de sobras de pão. A rega é completamente interrompida durante o amadurecimento em massa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O gigante Minusinsk tem boa imunidade, mas pode sofrer de doenças fúngicas e requeima.O tomate não resiste à invasão de pragas, portanto, tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas várias vezes por safra são procedimentos obrigatórios.
Regiões em crescimento
Variedades e híbridos da Sibéria crescem bem nas condições adversas das regiões do norte, portanto, crescer em um clima mais quente da zona média, a Região da Terra Negra e a Região da Terra Negra Central não causa nenhum problema. A menos que você precise de uma sombra leve do sol quente do sul.