- Autores: seleção amadora
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-180
- Folhagem: médio
Os híbridos não são encontrados com frequência, são grandes e tão saturados com vitaminas e minerais úteis que duas frutas são suficientes para repor com eficácia a norma diária de vitaminas. Conheça a cultura siberiana única - óculos Minusinskie.
História de criação
Este, pode-se dizer, um antigo híbrido - o fruto do trabalho irreprimível do habilidoso jardineiro Starukhin, foi obtido no século XIX. O autor trabalhou em Minusinsk, em cuja homenagem a variedade recebeu o seu nome. A cultura provou ser resistente ao rigoroso clima local e logo se espalhou para além da região da Sibéria. Hoje em dia, é cultivado de forma produtiva na maior parte da Rússia. Em muitas áreas, ela é cultivada em solos abertos e as estufas são usadas ao norte. Para determinar a época do plantio das sementes, os jardineiros costumam ser guiados pelas leituras do calendário lunar.
Descrição da variedade
A cultura é híbrida, indeterminada, meia temporada, versátil, alta (150-180 cm), cultivada tanto em solos abertos quanto em estufas. A folhagem é média. Arbustos com caules finos mas robustos e brotos semelhantes para serem amarrados. Essas plantas altas formam um número significativo de enteados que devem ser removidos regularmente. Para frutos grandes, recomendamos o cultivo em uma haste.
É uma planta com um sistema radicular forte e bem desenvolvido, com uma raiz central principal e muitas protuberâncias próximas à superfície do solo. As folhas são típicas, de tomate, de tamanho grande.
As vantagens da cultura incluem:
- alto nível de produtividade;
- excelentes propriedades gustativas de frutas e seu grande tamanho;
- a possibilidade de cultivo da variedade tanto em estufas como em solos abertos;
- boa resistência do tomate a rachaduras;
- saturação muito alta de vitaminas e minerais.
Uma propriedade importante e claramente positiva da cultura é que seus frutos contêm uma quantidade significativa de várias vitaminas (A, B, C, K e outras) e minerais valiosos, incluindo um alto teor de iodo, cálcio e potássio. Especialistas dizem que comer 2 tomates por dia é suficiente para cobrir as necessidades diárias de nutrientes e vitaminas do corpo.
As desvantagens da cultura incluem sua complexa tecnologia agrícola. Requer uma liga obrigatória imediatamente após o plantio no solo. Sua fraca resistência às flutuações de temperatura e demandas de irrigação sistêmica são notadas. Certos conhecimentos e habilidades também são necessários para realizar um beliscão competente.
As principais qualidades da fruta
O tamanho dos frutos é grande, o peso médio é de até 200 G. Na configuração, são alongados, em forma de pimenta, os frutos maduros apresentam coloração rosada. O número padrão de frutas em um cacho é 3-5. A consistência da polpa é de densidade média, carnuda, sem vazios. O nível de armazenamento é satisfatório.
Características do sabor
A fruta tem um sabor adocicado, aromático.
Amadurecimento e frutificação
O tempo de amadurecimento da cultura é de 95-100 dias. Frutificação de longo prazo. A colheita ocorre em julho - setembro. A planta pode dar frutos até que apareça a primeira geada.
Produção
Com o cumprimento adequado de todos os requisitos e condições agrotécnicas, o rendimento é de até 16-19 kg / m², e de um arbusto - até 4 kg.
De muitas maneiras, o grau de rendimento do híbrido depende da qualidade e do aperto correto dos arbustos. Se nem todos os brotos laterais são removidos, um número de talos permanece, então o rendimento pode ser reduzido em até duas vezes.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura para mudas é realizada aproximadamente na terceira década de março. O plantio no solo é realizado após 60-65 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso padrão é 50 x 50 cm.
Crescendo e cuidando
As sementes da colheita não devem ser semeadas diretamente no solo. São cultivadas em mudas, caso contrário não será possível obter uma germinação adequada. Eles começam a preparar mudas dois meses antes de plantar os jovens em um local de desenvolvimento permanente.
Para o cultivo de mudas, recomendamos o uso de caixas especiais embutidas, caixas de turfa ou vasos de flores. O solo para tal fim é considerado universal, já pronto. É importante controlar a temperatura do solo, que não deve cair abaixo de + 22 ° C, caso contrário as mudas morrerão.
Procedimento de plantio de sementes.
- As sementes são semeadas em vasos a uma distância de 2 cm entre si, aprofundando-as em 1 cm, sendo então irrigadas e cobertas com folha de papel.
- Quando aparecem os primeiros brotos, o filme é removido e as mudas são irrigadas uma vez por semana. No mesmo período, um modo de flutuações de temperatura é criado para ele - recipientes com plantas são periodicamente (diariamente) reorganizados de um lugar para outro para mudar as condições de temperatura.
- Quando duas folhas reais aparecem nos arbustos, elas começam a colher. Os arbustos viáveis são plantados em recipientes separados e, após 14 dias, são alimentados com uma solução de nitrophoska.
- Antes de transplantar o tomate para o solo, é importante endurecer a cultura. Para começar, os recipientes com os jovens são levados ao ar fresco por uma hora, depois o tempo de endurecimento é gradualmente aumentado.
- Durante o crescimento dos arbustos, eles são enteados. A parte superior deve ser aparada para formar brotos. Os ramos laterais são gradualmente cortados para que não retirem os sucos vitais das plantas.
30 dias após a colheita, os arbustos são transplantados para recipientes maiores. Isso é feito para desacelerar seu crescimento. Se você ignorar esse transplante, as raízes dos tomates ficarão mais fracas.
Depois que as plantas brotam até 8 folhas e uma inflorescência, elas devem ser transplantadas para um local de crescimento permanente. Para eles, são preparados furos com cerca de 12 cm de profundidade, posicionando-os em um padrão xadrez de forma que não sejam colocados mais de 3 arbustos por 1 m2. Eles devem ser transplantados com um caroço de terra, adicionado gota a gota, deixando uma pequena depressão perto do arbusto, e irrigados novamente.
Depois de plantar os arbustos no solo, é preciso cuidar deles:
- cobertura;
- cobertura morta do solo;
- irrigação - uma vez a cada 7 dias;
- fertilizar com fertilizantes minerais - duas vezes durante a floração, duas vezes durante a estação de crescimento.
Os arbustos são amarrados às treliças para os enteados superiores do caule. Para isso, são utilizados fios sintéticos que não causam o apodrecimento das hastes.
Em estufas de cultura Minusinsk, é importante manter o correto regime de umidade, que não deve ser superior a 70% (principalmente durante a floração dos arbustos). Para isso, a sala deve ser ventilada imediatamente após a irrigação.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é resistente a muitas doenças típicas das culturas de erva-moura. A podridão do topo e da raiz é perigosa para ela. Lide com esta doença usando "Fitosporin". Na luta contra as doenças, recomendamos que você remova inicialmente os arbustos infectados e depois pulverize o restante.
A cultura também é suscetível à requeima. Nesse caso, as preparações medicinais mostraram-se eficazes. Os arbustos infectados com a requeima devem ser removidos dos canteiros e queimados. Eles não são passíveis de tratamento.
Dentre as pragas, moscas-brancas, ácaros-aranha, ursos e lesmas tornaram-se extremamente perigosos para a cultura. Para combatê-los, é realizada a pulverização com uma solução fraca de manganês. Antes da fase de floração dos arbustos, são aplicados inseticidas.