- Autores: Rússia, Minusinsk
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 180
- Cor de fruta madura: vermelho com matiz rosa
- Forma de fruta: em forma de coração, redondo, ligeiramente estriado
- Peso do fruto, g: 200
Entre os tomates de origem siberiana, destacam-se as variedades Minusinsk. O clima único da Bacia de Minusinsk criou as condições ideais para o cultivo de tomates, apesar da região norte. A variedade indeterminada Minusinskie Shara destina-se ao cultivo em todos os tipos de estufas, em quintas privadas e privadas. As frutas maduras são utilizadas para alimentos frescos, fatiados e nas saladas de verão e inverno, para cozinhar sucos e molhos, para fazer pasta de tomate.
História de criação
A variedade foi criada por criadores populares da cidade russa de Minusinsk e seus arredores.
Descrição da variedade
Os arbustos altos (180 cm e mais) de folha média são cobertos por folhagem verde escura de tamanho médio, formato típico de tomate, com odor pronunciado. Os rebentos são bastante frágeis e frágeis - para que o arbusto aguente o peso de frutos pesados, o jardineiro tem de amarrar não só os caules, mas também os pincéis. Para obter um fruto grande, é necessário aplicar a formação e pinçamento da planta.
Vantagem das bolas Minusinski:
- frutífero grande;
- resistência à fissuração;
- versatilidade de cultivo;
- sabor e variedade de sobremesa em uso;
- rico em vitaminas e minerais.
Desvantagens:
- a necessidade de fixação e modelagem;
- fraca resistência a condições meteorológicas extremas.
A lâmina foliar tem uma pubescência fraca, quase imperceptível, dissecção rasa. As flores amarelas são coletadas em inflorescências simples que formam cachos com 3-4 bagas.
As principais qualidades da fruta
Verde em um estado imaturo, frutos grandes ligeiramente estriados (200 ge mais) mudam de cor para uma bela tonalidade rosa-avermelhada.
Características do sabor
A baga das bolas Minusinsk é caracterizada pelo aumento do teor de açúcar. A polpa carnuda, doce e com poucas sementes, parece açúcar no intervalo. As frutas são ricas em vitaminas (A, B, C, K) e oligoelementos (iodo, cálcio, potássio). Segundo nutricionistas, dois tomates dessa variedade podem suprir as necessidades diárias de nutrientes do corpo.
Amadurecimento e frutificação
A planta pertence à categoria de tomate de meia temporada. A variedade tem uma frutificação prolongada, o que permite deleitar-se com frutos silvestres frescos por muito tempo.
Produção
As bolas Minusinsk são consideradas uma variedade de alto rendimento, mas, como todas as variedades de frutos grandes, seu desempenho depende inteiramente do cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Até 4 kg são colhidos de um arbusto, às vezes mais.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Como todos os tomates altos da Sibéria, as bolas Minusinsk são cultivadas em mudas. A semeadura é realizada no final de fevereiro - início de março, 2,5–3 meses antes do desembarque para um local permanente. A variedade é plantada em casa de vegetação no mês de maio, em campo aberto no mês de junho, após o fim das geadas de retorno.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não.Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Tapetes altos e grandes não toleram aglomeração, portanto, não mais do que três raízes são plantadas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
As bolas Minusinsk são necessariamente cultivadas em mudas - não faz sentido semear no solo, pois elas terão tempo de crescer, mas não poderão dar uma safra.
Um local para cultivo permanente é preparado com antecedência. O tomate gosta de boa iluminação com sombras claras. O nível de acidez do solo deve ser neutro ou próximo a este indicador. A planta se desenvolve bem em solo solto e respirável, rico em húmus, matéria orgânica, micro e macroelementos. No final do outono, o estrume é introduzido no solo, na primavera as cristas são enriquecidas com húmus, composto ou fezes de pássaros, fertilizantes minerais complexos e cinzas de madeira são adicionados.
Apoios são instalados nos buracos preparados, as mudas plantadas são imediatamente amarradas, o solo no círculo próximo ao caule é compactado, bem derramado com água morna e sedimentada. No dia seguinte, o solo é solto para fornecer oxigênio às raízes.
O cuidado adicional consiste em regar oportunamente, remover ervas daninhas, afrouxar ou aplicar cobertura morta, higienização. Para obter uma boa colheita, os arbustos são formados em 1-2 hastes. A Grasshopping é obrigatória, as folhas inferiores são retiradas completamente após o aparecimento do primeiro pincel. Após o início do amadurecimento em massa da baga, quase todas as folhas são removidas, direcionando os nutrientes para o tomate.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
As bolas Minusinsk têm uma imunidade bastante forte e resistem com sucesso a muitas doenças tradicionais para as beladonas. O perigo é a podridão da parte superior e da raiz, bem como a requeima e ferrugem. As pragas são ainda mais perigosas para eles:
- pulgão comedor de folhas;
- tripes, urso, ácaro da aranha;
- Besouros de maio e Colorado, mosca branca.
Para garantir o estado saudável das plantas, são necessários tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
Regiões em crescimento
O tomate, nascido nas condições da Sibéria, destina-se principalmente ao cultivo no Território de Krasnoyarsk, Tyumen, regiões de Irkutsk, bem como nos Urais, Extremo Oriente e regiões mais quentes.