- Apareceu ao cruzar: Mikado com frutos-de-rosa x tomate desconhecido
- Sinônimos de nomes: Mikado Black, Mikado Chernyi
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 200
Todos os anos, com o início da primavera, os residentes do verão começam a fazer jardinagem. Um passo importante é a seleção de variedades de vegetais adequadas que possam resistir aos caprichos do clima e às doenças. O tomate Mikado preto merece atenção especial, há muito tempo popular entre os consumidores, por apresentar uma cor incomum e um sabor delicioso.
Descrição da variedade
A planta é do tipo indeterminado, padrão, alta, podendo atingir 200 cm de altura, embora os arbustos sejam bastante fortes e compactos, devem ser amarrados e formados em vários caules. Os brotos são fortes e grossos. As folhas lembram mais folhas de batata, são enormes, largas, inteiras ou semi-inteiras, de cor verde escura.
As principais qualidades da fruta
Os frutos da casta são grandes, a massa de um chega a 250-320 g, têm formato achatado e redondo, podendo apresentar pequenas nervuras junto ao pedúnculo. A cor dos tomates maduros é incomum - de rosa borgonha a marrom borgonha, perto do talo a cor é marrom-esverdeada. A polpa é firme e suculenta, de cor vermelha escura.
Características do sabor
O mikado preto é considerado uma excelente salada de tomate. A fruta apresenta um sabor adocicado com um agradável acidez, com um final de boca invulgar a fruta. A polpa do tomate maduro é muito aromática, macia, açucarada, carnuda e suculenta. O destino culinário é extenso. É melhor consumido fresco, mas pode ser processado em suco, pasta de tomate ou ketchup.
Amadurecimento e frutificação
É considerada uma variedade inicial. Dos primeiros brotos ao amadurecimento técnico, passam-se 100-105 dias. O período de colheita se estende de julho a setembro.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são médios. Com os devidos cuidados, 14-17 kg de frutas são obtidos em um metro quadrado. 5-7 tomates são formados em um pincel. A safra colhida é precária (2-5 dias), portanto, o Mikado preto não é cultivado em escala industrial, pois durante o transporte o tomate perde sua apresentação.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes começam a germinar 90 dias antes do plantio no solo. A época ideal para este evento é final de fevereiro - início de março. Para regiões frias, é permitido iniciar a semeadura no início de abril.
Se você não tiver certeza de que o fabricante não preparou previamente as sementes ou foram adquiridas à mão, antes de proceder à semeadura, o material de plantio deve ser desinfetado e tratado com um preparo para estimular o crescimento.
Além disso, furos de 1,5 cm de profundidade são feitos no solo nutriente, as sementes são aprofundadas e cuidadosamente cobertas com terra, levemente compactadas. Para o cultivo de mudas, você pode usar copos separados de turfa, recipientes ou uma estufa.
Para que as sementes germinem juntas, é necessário um certo regime de temperatura - + 23-25 graus. A rega é moderada, mas não abundante. Após a emergência das mudas, elas precisam ser deixadas ao ar livre todos os dias, primeiro por 5 a 10 minutos, aumentando o tempo para várias horas.
Após o aparecimento de 2-3 folhas crescidas nas mudas, elas mergulham. As mudas começam a ser transferidas para um local permanente em meados de maio - início de junho, assim que a borla da flor começa a se formar.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Devido ao grande tamanho da planta, a distância entre os arbustos é de 60 x 50 cm, sendo que em um metro quadrado não são colocadas mais de 4 peças. Para que as plantas não interfiram umas nas outras durante o crescimento, o principal é evitar o espessamento excessivo. Para isso, a formação é realizada.
Crescendo e cuidando
O tomate Mikado preto prefere solos férteis, ligeiramente ácidos e argilosos. Os melhores predecessores para isso são as cebolas e as cenouras. É categoricamente impossível plantar uma safra depois de batata, repolho, pimentão e berinjela. Uma vez que eles têm patógenos e pragas comuns.
Você precisa começar a plantar à noite ou em tempo nublado. Um buraco raso é feito, onde a muda é bem colocada, as raízes são aspergidas com terra, compactadas e regadas abundantemente. Para facilitar o período de adaptação à cultura e agilizar o enraizamento, as mudas podem ser cobertas com papel alumínio por várias semanas.
Durante o tempo de adaptação, as mudas requerem irrigação moderada à medida que o solo seca. Após a irrigação, irrigação abundante é necessária, pelo menos 3 vezes por semana. Para menos perda de umidade, é usada cobertura morta. Para um bom desenvolvimento, o Mikado preto requer nutrição adicional na forma de fertilizantes minerais e orgânicos, que são aplicados uma vez a cada 2 semanas.
Uma planta alta precisa de uma liga obrigatória para o suporte, a opção de treliça é a melhor. Se você ignorar esse procedimento, os caules começarão a rastejar ao longo do solo, e isso pode levar ao apodrecimento dos frutos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa resistência à maioria das doenças infecciosas e pragas. No entanto, a planta tem baixa resistência à mancha marrom e é freqüentemente atacada pela mosca-branca. Para combatê-los, são utilizadas preparações especiais com as quais o tomate é tratado antes da floração.