- Autores: Dederko V.N., Yabrov A.A., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 93,9%
- Altura do arbusto, cm: 120-170
- Característica de Bush: poderoso
Recomendamos a cultura da pata de urso a quem deseja, sem grandes esforços, obter frutos grandes e de sabor maravilhoso. Ele irá encantá-lo com uma colheita excelente e estável, e sua confiável resistência ao calor e à seca o salvará de trabalhos desnecessários de sombreamento de arbustos e preocupações com a perda de rega. As sementes que recolheu, no próximo ano, darão, sem dúvida, novos frutos que correspondem a todas as qualidades declaradas da variedade.
História de criação
A variedade Bear Paw foi aprovada para cultivo em muitas regiões da Rússia em 2005. No mesmo ano, a cultura foi incluída no Registro Estadual. Os autores - V. Dederko, A. Yabrov, O. Postnikova, conseguiram obter uma variedade de frutos grandes com uma textura carnuda, surpreendentemente saborosa e ao mesmo tempo despretensiosa no cuidado. Foi criada uma cultura para o cultivo em solos abertos, principalmente para consumo in natura. Porém, na prática, seus frutos estão mais próximos das espécies universais.
Descrição da variedade
A cultura é determinada, frutífera. Arbustos vigorosos e vigorosos atingem 120-170 cm.O potencial de formação de rebentos da variedade é moderado, o grau de folhagem é bom.
As folhas são grandes, verde-escuras, ligeiramente enrugadas. É graças ao formato de suas folhas que a planta ganhou seu nome sonoro. As inflorescências são de tipo simples. A postura do primeiro cacho de frutos ocorre na 9ª folha, então eles são formados após 1-2 folhas. 3-5 escovas são formadas na haste principal, contendo 4-5 ovários.
Prós da variedade:
- a resistência às doenças típicas da cultura é excelente (devido à maturidade precoce, há todas as chances de se evitar danos pela requeima, e a variedade é neutra ao mosaico do fumo);
- a declarada resistência à seca da cultura tem uma confirmação prática real;
- o nível de resistência ao calor da planta é alto e, portanto, nas regiões quentes da Rússia, não há medo da formação não intensiva de inflorescências durante a estação quente;
- com parâmetros moderados de umidade do solo, a casca do fruto da pata do urso não tem tendência a rachar (com rega excessiva, os frutos racham perto do pedúnculo);
- a planta é bastante resistente a ondas de frio repentinas, mas às vezes há casos de queda de inflorescências;
- a maneira de comer frutas é universal.
Desvantagens:
- em um verão frio ou com falta de oligoelementos (potássio), um meio esverdeado pode se formar na polpa;
- o transporte e a manutenção da qualidade dos frutos deixam muito a desejar (mas os períodos de armazenamento podem ser aumentados removendo-os na fase de maturação branca).
Para a conservação de frutas inteiras, esses tomates praticamente não são usados, mas os produtos à base de tomate são de excelente qualidade, como saladas maravilhosas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos da Pata de Urso são impressionantes - eles têm uma configuração redonda achatada, densidade moderada, o peso médio dos frutos é de 115-300 g (muitas vezes até 500 g). O número de tomates por escova é de até 4-5 unidades. A casca é de espessura moderada, brilhante.
O fruto verde tem uma cor esverdeada, perto do pedúnculo encontra-se um grão varietal rico em verde. O tomate maduro torna-se vermelho. A consistência é carnuda, com uma pequena quantidade de líquido, açucarada no corte, moderadamente densa, com elevado teor de componentes secos. O número de câmaras de sementes é 3-4.
Características do sabor
O sabor da fruta é doce intenso, com uma acidez discreta.
Amadurecimento e frutificação
A cultura está no meio da estação (110-115 dias se passam desde o momento da emergência até a maturação).
Os frutos amadurecem gradualmente ao longo da temporada. O período de colheita vai de julho a setembro. Dependendo das condições meteorológicas, o amadurecimento pode ser atrasado em 6 dias. Os frutos colhidos não muito maduros logo atingem sua condição em temperatura ambiente.
Produção
Cultura de alto rendimento - até 7,1 kg / sq. m. O rendimento da fruta de um tipo comercial é de 93,9%.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O plantio do material de plantio é realizado na primeira década de março.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio padrão é de 40 x 50 cm e a densidade é de 3 arbustos por 1m2.
Crescendo e cuidando
Os tomates são cultivados em mudas. As sementes são semeadas 60-65 dias antes do plantio planejado no solo. Recomenda-se calcular você mesmo o tempo de semeadura, levando em consideração as características climáticas. As sementes geralmente não são enterradas mais do que 2 centímetros. Antes da semeadura, procedimentos de rotina de processamento e estimulação são realizados.
O solo para a semeadura deve ser preparado com antecedência, misturando-se em porções iguais de solo e húmus. Se o solo for pesado, turfa e areia de rio são adicionadas a ele. A mistura preparada é aquecida durante 10-15 minutos usando tratamento térmico. Em seguida, é deixado de lado por cerca de 2 semanas, a fim de reproduzir a microflora útil para as plantas nele.
Na véspera da semeadura, para aumentar o grau de germinação, as sementes são colocadas em água em temperatura ambiente. Espalhe a mistura de solo que amadureceu em recipientes rasos. Em sua superfície, são feitos recessos de plantio de 1 cm, e as sementes são aprofundadas em 2 cm, um pouco de terra é despejada sobre as sementes e irrigada.
Durante a primeira semana, os recipientes são armazenados em uma sala escura, coberta com material laminado, a uma temperatura de pelo menos 25 ° C. Quando as mudas aparecem, os recipientes são colocados na janela. Para irrigação, apenas água decantada em temperatura ambiente é usada.
Em solo aberto (em regiões quentes), as mudas mergulhadas e endurecidas são plantadas na ausência da ameaça de geadas recorrentes, a uma temperatura de pelo menos 10 ° C, quando o solo e o ar estão bem aquecidos. Nesse caso, os arbustos, junto com pedaços de terra nas raízes, são colocados nas covas de plantio, acrescentam terra e batem levemente no local de pouso.
Os arbustos devem ser formados - geralmente 1-2 hastes são deixadas neles. Nesse caso, você ficará satisfeito com o nível de rendimento e com o grau de frutos grandes.
Há informações de que a cultura é formada em 3-4 caules. Aqui podemos dizer com segurança que a massa de tomate obtida estará longe do ideal.
Os tomates precisam ser amarrados, as escovas de amadurecimento para seguro também são mais bem protegidas para que não haja vincos. Cuidar da cultura como um todo é típico, beliscar é obrigatório.
A variedade é exigente quanto à alimentação, que deve ser balanceada em sua composição. A primeira alimentação é realizada uma semana após a mudança de local de plantio. Tanto composições minerais quanto remédios populares são usados. Deve haver uma pausa de aproximadamente duas semanas entre os tratamentos. É dada atenção especial às formulações com cálcio e fósforo. Por exemplo, 30 g de fosfato, sulfato de sódio são adicionados a 10 litros de líquido.
Um curativo folclórico multifuncional é a cinza, que é incorporada ao solo ou introduzida durante a irrigação.
Durante a floração, a cultura é pulverizada com uma solução de ácido bórico (1 g por litro de água), que estimula a formação de ovários.
A necessidade de rega moderada está fora de dúvida. A irrigação excessiva afeta negativamente a cultura - o desenvolvimento da planta fica mais lento, podem ocorrer doenças fúngicas. Nas partes centrais do país, sujeitas a chuvas, as plantas são irrigadas cerca de 3 vezes durante a estação de crescimento. Também será útil para tratar tomates de doenças e ataques de pragas.
A cultura não é recomendada para ser plantada depois de pimentão e berinjela, mas depois de alho, pepino, cebola, repolho e leguminosas, é até útil.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.