- Autores: Kachainik V.G., Gulkin M.N., Karmanova O.A., Matyunina S.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2018
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 111-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: cerca de 100
Existem muitas variedades universais de tomate no mercado hoje, entre elas destaca-se o Sangue de Urso - um tomate com frutos grandes e polpa carnuda.
Descrição da variedade
Esta planta pode ser cultivada não apenas na área ao sol, mas também em estufas. Os arbustos crescem em tamanho médio e não têm mais de um metro de altura. A folhagem é verde.
Os tomates podem ser consumidos frescos ou transformados em ketchup, pasta de tomate e até mesmo em suco.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes ficam vermelhos quando maduros. Muito grande, pesando até 300 gramas. Sua carne é densa.
Características do sabor
O sangue de urso é apreciado por seu aroma e bom gosto.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade é precoce, os frutos são colhidos em no máximo 115 dias a partir do momento em que as sementes são plantadas no solo. A planta dá frutos por muito tempo, a colheita começa em julho e termina em setembro.
Produção
O nível de rendimento é de 8 kg / sq. m
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No início ou meados de março é a hora de plantar sementes. Em meados de maio, os arbustos jovens podem ser transferidos para o terreno aberto. O sangue de urso é plantado na estufa quando as mudas têm de 45 a 55 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Com esta variedade, uma densidade de plantio de 4-5 arbustos por metro quadrado é aplicada. Esquema 60x50 cm.
Crescendo e cuidando
A lista de medidas para o cuidado da variedade descrita inclui necessariamente o beliscão e a formação de arbustos. Na hora de dar forma, deixe de um a dois talos.
Os arbustos precisam ser amarrados, caso contrário, eles entrarão em colapso na fase de despejo das frutas. Você pode usar estacas ou treliças.
A semeadura do Bear Blood é feita em caixas de mergulho. A drenagem é organizada na parte inferior, uma camada de terra decídua leve e húmus misturada com areia é derramada no topo. As sementes são semeadas levando em consideração o período de crescimento. Antes da semeadura, eles são embebidos em uma solução de permanganato de potássio para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas. Em seguida, eles são secos e uniformemente distribuídos pela área do recipiente. A semente deverá ser ligeiramente polvilhada com uma camada de terra e coberta com vidro ou papel alumínio para que a camada superficial do solo não seque.
A rega efectua-se através de peneira, esfrega diariamente ou vira o copo até aparecerem rebentos. Quando aparecem os brotos, eles são retirados para que as plantas não se estiquem excessivamente.
A temperatura na estufa é reduzida em 3-5 graus, e a ventilação é feita periodicamente. O cuidado depois da emergência consiste em regar no devido tempo, sachar. Durante este período, você deve fornecer iluminação suficiente e aderir ao regime de temperatura ideal dia e noite.
O solo na estufa é bem umedecido com água até uma profundidade de 10-15 cm. Saudáveis, sem danos mecânicos, mudas normalmente desenvolvidas de tomate de sangue de urso são selecionadas para o plantio.
Após o plantio, as plantas são amarradas com barbante a um arame, que é puxado ao longo de cada fileira. Em seguida, o solo entre as fileiras é solto e nivelado com um ancinho. À medida que as pontas do tomate crescem, o sangue de Urso é enrolado no barbante, ao mesmo tempo que arranca os enteados que se formam nas axilas das folhas. É aconselhável fazer isso antes que se tornem mais compridos do que 5-7 cm. As plantas formam 1-2 caules.
Para o plantio de mudas de tomate, o Sangue de Urso é desenterrado do solo na estufa a uma profundidade de 25-30 cm, aplicando fertilizantes. Se a safra anterior era de pepinos, em vez de composto, aparas de madeira ou turfa esmagada são introduzidos.
A substituição do solo nas estufas das estantes é realizada a cada 2 anos, e nas estufas no solo - anualmente, renovando uma camada de 5 a 10 cm.
Com uma altura de treliça de cerca de 2 m, a planta forma 8-9 escovas, após o que o ponto de crescimento é arrancado delas.
É necessário monitorar a temperatura na estufa. O ar não deve estar encharcado e nem seco (umidade 70-80%) para que as flores fiquem bem polinizadas, mas não se desenvolvam doenças.
A rega é feita à medida que o solo seca, não deve secar fortemente, pois provoca a queda das flores e do ovário.
A partir do momento em que os frutos amadurecem, as folhas inferiores são gradualmente cortadas no primeiro pincel, primeiro as que ficaram amarelas e depois verdes. Este procedimento melhora a troca de ar, aumenta a iluminação do terreno, facilita a rega e a colheita. Com isso, os frutos são menos afetados por doenças, principalmente a podridão cinzenta.
Arrancando as folhas, certifique-se de que pelo menos 14-16 brotos saudáveis permaneçam no tomate de sangue do urso.
Durante o plantio de outono-inverno, os tomates raramente são regados durante a estação de crescimento, a fertilização também é raramente realizada, principalmente fertilizantes de fósforo-potássio são aplicados.
Os tomates Bear Blood prosperam em solos neutros e ligeiramente ácidos (pH = 5,5-7,1), e têm uma reação positiva à calagem se o pH for <5,5.
Antes da floração, os tomates desta variedade devem ser fornecidos principalmente com potássio e fósforo, subsequentemente, para o crescimento ativo da folha, deve ser fornecida uma nutrição melhorada com nitrogênio e, no estágio inicial da formação do fruto, o teor de potássio no solo deve ser aumentado novamente.
A necessidade de nitrogênio aumenta com a transição do início da estação de crescimento para a floração e, em seguida, diminui para a fase de maturação. No entanto, deve-se ter em mente que a nutrição excessiva com nitrogênio no período inicial de frutificação aumenta o crescimento dos enteados e leva à "engorda", o que retarda a frutificação e o amadurecimento dos frutos.
O fósforo desempenha um papel importante na nutrição do tomate, sangue de urso. Tem um efeito positivo no desenvolvimento e crescimento dos frutos se as plantas forem suficientemente providas deles na fase inicial da estação de crescimento (desde a emergência das mudas até à formação da sexta folha).
O período desde o início da fixação dos primeiros frutos em um tomate de sangue de urso até o final de seu amadurecimento é crítico, a planta precisa de potássio.
Os tomates desta variedade respondem bem à introdução de fertilizantes minerais e orgânicos. No entanto, deve-se ter em mente que em certas zonas climáticas este tomate reage melhor aos aditivos minerais.
As doses de fertilizantes minerais para o sangue do urso tomate são determinadas dependendo do conteúdo de nutrientes no solo, do regime de umidade e da dose de fertilizante orgânico introduzido anteriormente. Se misturas de minerais são introduzidas junto com húmus, então sua taxa é reduzida em 30-40%.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Não há resistência a pragas e doenças, portanto, o tratamento precoce na fase de mudas com fungicidas e inseticidas é necessário.
Resistente a condições climáticas adversas
O sangue de urso é uma variedade resistente ao calor e ao frio, além de tolerante à sombra.
Regiões em crescimento
Em uma estufa, você pode cultivar uma rica safra em qualquer região do país.