- Autores: Hartmut Klein, Glebova S.L.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 108-112
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Altura do arbusto, cm: 60-70
As variedades europeias de tomate são cada vez mais encontradas no mercado interno. O tomate Marusya pertence exatamente a essas variedades.
História de criação
O criador da cultura é a empresa alemã Satimex QUEDLINBURG, chefiada pelo criador Hartmut Klein. Na Rússia, a Agroplaneta LLC é considerada a representante oficial. Sob a liderança do criador S. L. Glebova, em 2006, foi apresentado o pedido de inscrição da variedade no Registro Estadual. Em 2007, o aplicativo foi aprovado.
Agora, a cultura é cultivada em toda a Europa, Ucrânia, Bielo-Rússia e em todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
O tomate Marusya pertence a variedades determinantes e tem crescimento limitado. A altura do arbusto é em média 60-70 cm. No interior, os indicadores podem ser maiores. O caule é poderoso, bem desenvolvido, forte e carnudo. Nota-se uma ligeira pelagem ao longo de todo o comprimento. O número recomendado de hastes durante a formação é 2.
As folhas são de tamanho médio a grande, firmemente aderidas ao caule, protegendo assim os frutos da luz solar direta. A lâmina foliar é de tom verde profundo, fosco, com grandes entalhes ao longo da borda. A folha tem secção mediana e nervuras.
O primeiro cacho do fruto é formado ao nível da 6ª folha. Subseqüente - em um. Em um pincel, 4-8 pequenos botões são formados. Os pedúnculos pertencem a uma inflorescência simples.
Entre as vantagens destacam-se:
- termos de amadurecimento;
- imunidade a várias doenças fúngicas;
- boa tolerância à seca prolongada;
- produção;
- reprodução por suas próprias sementes;
- qualidades de sabor;
- versatilidade de uso;
- transportabilidade;
- períodos de armazenamento;
- condição comercializável.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de formato médio, ovóides ou, como se chama, em forma de "creme". A cor de um tomate verde é verde claro, enquanto os vegetais maduros são vermelhos ou vermelho-púrpura. O peso do tomate é de 80-95 g Os frutos são firmes e densos ao toque. A casca é fina, mas muito resistente, o que facilita o transporte. Não rebenta quando enlatado.
A polpa é suculenta, carnuda e firme, não aquosa. No interior, 2-3 câmaras de sementes são formadas com uma pequena quantidade de pequenas sementes. Pelo fato da variedade não ser híbrida, essas sementes podem propagar a cultura.
As frutas são consumidas in natura, utilizadas no preparo de saladas, conservas e conservas. Os vegetais são bons para curar, sucos, molhos e ketchups.
Características do sabor
Muitos jardineiros notam que a variedade tem um sabor bom e agradável, sem impurezas. Possui um sabor característico de tomate.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Marusya é uma cultura de meia temporada com um período de maturação de 108-112 dias. Muito dependerá das condições meteorológicas e climáticas. Entre os ovários e a colheita, passam em média 30-45 dias. A colheita é prorrogada, cai no final de junho - início de agosto.
Produção
Até 2 kg podem ser colhidos de um arbusto. 6,9-7,5 kg de tomates amadurecem por 1 m2.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Para regiões do sul com clima quente, as sementes podem ser semeadas imediatamente no solo sem germinar primeiro em recipientes. Após 3-3,5 meses, será possível colher.
Nas regiões do norte e na Sibéria, você deve primeiro germinar as sementes. Para isso, devem ser preparadas caixas de mudas. Solo fértil e macio misturado com fertilizantes é despejado neles. Derramado abundantemente com água.
As sementes são embebidas em água derretida (este procedimento é especialmente necessário nos casos em que as sementes são cultivadas sozinhas). Se eles estiverem vazios, eles irão aparecer. Depois disso, as sementes são tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Furos rasos (até 2 cm) ou trincheiras são feitos no solo. Após a semeadura, o solo é derramado em abundância com água. As caixas são cobertas com papel alumínio ou vidro e colocadas no parapeito da janela. A temperatura ambiente deve ser de +22 graus. Se as horas de luz do dia forem curtas, uma lâmpada UV pode ser usada.
Em média, a quantidade necessária de horas de luz do dia para mudas é de 14 a 16 horas. Depois de uma semana, as sementes devem eclodir. Depois disso, o filme é removido. A temperatura ambiente deve ser de +14 graus.
Vale a pena regar as mudas com um borrifador 1-2 por semana, evitando solo muito úmido. Caso contrário, as mudas podem ser infectadas com a perna preta. Uma solução de cinza de madeira ajudará contra esta doença fúngica.
Os arbustos mergulham na presença de várias folhas fortes. No início de maio, as mudas são retiradas para aclimatação ao ar livre ou em estufas.
O tempo de plantio no solo depende da região e local de cultivo. Entre a semeadura e o plantio, 60-65 dias devem se passar para o campo aberto e 40-50 dias para o fechado.
Antes do transplante, a terra é desenterrada junto com fertilizantes e abundantemente derramada com água quente. O nitrato de amônio pode ser derramado no fundo da fossa para estimular o crescimento. Depois de plantar mudas no solo, a terra é novamente abundantemente derramada com água quente. A próxima rega executa-se durante 2 semanas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A profundidade do furo não deve ser superior a 15 cm. A distância entre as linhas é de 60-70 cm, e entre os arbustos - 40-50 cm. Tal esquema proporcionará a circulação normal do ar, facilitará o acesso ao processamento dos arbustos e colheita.
Na hora do plantio dos arbustos, deve-se cravar imediatamente em estacas de 80-85 cm de altura e amarrar os arbustos.
Crescendo e cuidando
Embora a variedade Marusya seja despretensiosa no cuidado, alguns pontos agrotécnicos devem ser observados para uma boa colheita e a sanidade da cultura.
- Os arbustos devem ser amarrados a estacas imediatamente após o plantio ou após 2-3 semanas, quando o arbusto crescer um pouco. Os botões e os frutos também são amarrados para não pesar no mato.
- A revisão é feita em tempo hábil. Mas como o arbusto é pequeno, os enteados são removidos principalmente na parte inferior do caule (até o primeiro pincel de flor). As folhas de baixo também são removidas, que são inúteis.
- A variedade Marusya tolera bem a seca. Portanto, após o plantio, nas primeiras 2-3 semanas, as mudas não podem ser regadas. As raízes começarão a se desenvolver ativamente e a procurar por água por conta própria, criando raízes no solo. O regime de irrigação é intermitente, deve se passar uma semana entre os procedimentos.
- O afrouxamento do solo é feito 1-2 vezes por semana. Neste momento, as ervas daninhas são removidas.
- O solo pode ser coberto com turfa, palha seca ou serragem. Isso ajudará a reter a umidade por mais tempo e evitar que as ervas daninhas cresçam demais. Você deve ter cuidado com a cobertura morta, pois lesmas podem começar devido à umidade constante.
- A cobertura deve ser aplicada várias vezes por temporada.Isso pode ser nitrogênio, potássio, fósforo, uma solução de cinzas de madeira, esterco e fezes de aves.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Marusya é resistente a muitas doenças fúngicas. Mas, como medida preventiva, os arbustos devem ser irrigados com solução de Fitosporina.
Entre as pragas, você pode encontrar mais frequentemente:
- mosca branca;
- lesmas;
- putin tick;
- Urso;
- Besouro da batata do Colorado.
Para a mosca-branca, deve-se usar o medicamento "Confidor" ou placas adesivas especiais. Os ácaros da aranha são combatidos com inseticidas ou Karbofos. Medvedka é removido ao escavar a terra, pois na maioria das vezes ele devora as raízes da planta. E o besouro da batata do Colorado é combatido manualmente.