- Autores: Egiyan M.E., Goryainova O.D. (Instituto Federal de Pesquisa de Recursos Genéticos de Plantas da Rússia em homenagem a N.I. Vavilov)
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: até 93
Escolhendo variedades de tomate para cultivo no jardim, muitos residentes de verão e agricultores preferem tomates de amadurecimento precoce despretensiosos que são produtivos tanto nos canteiros quanto sob abrigos de filme. Um deles é o tomate Marisha, com tecnologia agrícola leve e excelente sabor.
História de criação
O primeiro tomate Marisha é o resultado do trabalho dos criadores russos M.E. Egiyan e O.D. Goryainova. Produziu a erva-moura em 2002. Incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e permitida para uso em 2005. Recomendado para o cultivo de hortaliças nas regiões do Extremo Oriente e do Norte do Cáucaso. O tomate é produtivo tanto em campo aberto quanto sob abrigos de filme.
Descrição da variedade
Marisha é um tipo de arbusto curto e determinado. Em média, a planta cresce até 40-50 cm de altura. Os arbustos apresentam espessamento médio de folhagem verde, caule central ereto, ramificação moderada, raiz desenvolvida e inflorescências simples. O primeiro cacho do fruto é formado acima de 6-7 folhas. Em cada cacho de frutas, 4-5 tomates são amarrados.
Durante o cultivo, os arbustos não precisam ser formados, mas jardineiros experientes conduzem a planta em 2-3 hastes e não há necessidade de uma liga, pois as mudas são subdimensionadas. A remoção de enteados é muito rara, porque eles voltam a crescer lentamente.
A finalidade da variedade é universal, portanto, os tomates são consumidos frescos, em conserva, fermentados, processados em molhos e purê de batata, e também podem ser conservados. Os tomates são ideais para enlatar frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
Marisha é uma verdura de tamanho médio que ganha peso na faixa de 55-124 gramas. A forma da fruta é correta - arredondada com uma superfície perfeitamente lisa, os tomates maduros são uniformemente cobertos por uma rica cor vermelha. No estado de maturação técnica, os vegetais apresentam-se de cor verde claro, sem manchas no pedúnculo.
A casca dos bagos é moderadamente densa, não dura, com brilho pronunciado. Uma característica dos tomates é a sua resistência a rachaduras, boa transportabilidade e longa vida útil sem perda de sabor e comercialização.
Características do sabor
O tomate tem um sabor excelente. A polpa é de densidade média, carnuda, moderadamente suculenta, com pequeno conteúdo de sementes. No contexto, a polpa é macia, de cor escarlate rica. O sabor do vegetal é clássico - doce e azedo, complementado por um aroma picante brilhante.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates Marisha amadurecem cedo. Da germinação em massa de mudas ao aparecimento de bagas maduras nos arbustos, apenas 3 meses se passam - 80-90 dias. Esta espécie é caracterizada pelo amadurecimento amigável dos frutos. Os tomates podem ser degustados a partir de meados de julho. A fase de frutificação ativa ocorre em julho-agosto.
Produção
O rendimento da variedade é uma de suas vantagens. Com o cumprimento adequado das recomendações agrotécnicas, até 8 kg de tomates aromáticos podem ser cultivados e colhidos por 1 m2. Em escala industrial, os indicadores de produção também são agradáveis: de 1 hectare pode-se colher 272-299 centagens de hortaliças.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os tomates são cultivados por meio de mudas. A semeadura é realizada em março - a partir da segunda quinzena do mês. Para uma estufa, você pode semear mudas na primeira década de abril.Recomenda-se separar a semente e desinfetá-la. Solo comprado é usado. A germinação das sementes ocorre no 5-7º dia. Os especialistas recomendam fornecer mudas com efeito estufa a partir de vidro ou polietileno.
Assim que aparecerem 2-3 folhas nos arbustos, pode-se fazer um mergulho, que ajudará a fortalecer o sistema radicular das plantas. Após o plantio, rega e alimentação moderadas são obrigatórias.
Na idade de 60-65 dias, os arbustos podem ser plantados no jardim. Via de regra, isso ocorre na segunda quinzena de maio, quando o solo e o ar estão bem aquecidos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para as mudas, não só o cuidado é importante, mas também o correto posicionamento no local. Recomenda-se não colocar mais de 7 arbustos por 1 m2. O esquema de plantio recomendado é considerado um esquema de 40x50 cm.
Crescendo e cuidando
Favorável para o tomate Marisha é um solo solto, fértil, permeável à umidade e respirável com acidez neutra. O local deve ser bem aquecido pelo sol. O melhor local será aquele onde anteriormente cresciam pepinos, rabanetes, couve ou abobrinha. Cuidar de uma plantação de hortaliças consiste em regar, fertilizar, capinar os canteiros, ventilar a estufa e prevenir doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem uma imunidade média, por isso não se esqueça das pulverizações e tratamentos preventivos. Freqüentemente, o tomate sai da fitofora devido ao amadurecimento precoce da fruta.
Resistente a condições climáticas adversas
Apesar do tomate Marisha ser termofílico, ele é resistente a muitas "surpresas" climáticas - mudanças bruscas de temperatura, curta seca e calor, quedas noturnas de temperatura, bem como sombra curta. Ao cultivar uma hortaliça, é recomendável controlar a umidade.