- Autores: Rússia
- Ano de aprovação: 1999
- Sinônimos de nomes: Marfa
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 124
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Marketability: Alto
Esse nome antiquado não significa que tal tomate mereça ser menosprezado. No entanto, seus méritos serão revelados apenas a jardineiros bem treinados. Informações sobre métodos de plantio, alimentação e outras medidas de horticultura desempenham um papel importante.
História de criação
O tomate Martha é uma das variedades mais atraentes da seleção nacional. Foi inscrito no cadastro estadual em 1999. É importante notar que algumas fontes mencionam a origem holandesa de tal planta.
Descrição da variedade
O tomate Martha é uma cultura universal indeterminada. Pode ser cultivada tanto em jardins abertos como em estufas. Os arbustos de Martha elevam-se a mais de 2 m, caracterizam-se pela ramificação moderada e o mesmo grau de folhagem. Folhas desse tomate:
são do tipo comum;
são de tamanho médio;
diferem do verde, às vezes atingindo a cor verde escura;
elenco com um brilho fosco;
ligeiramente ondulado.
As principais qualidades da fruta
As bagas jovens de Martha são coloridas em um tom verde claro. Quando crescerem e ficarem mais fortes, adquirem uma cor vermelha. O peso normal das frutas é de 130-140 g, até 12 tomates podem ser vistos em 1 escova. Eles são cobertos por uma pele brilhante. Outros pontos importantes:
mantendo o nível de qualidade - alto;
postura da inflorescência inicial acima da folha 8-9;
marcador de todas as inflorescências subsequentes com um degrau de 3 folhas.
Características do sabor
O tomate Martha é elogiado por sua boa doçura. Sua carne é firme. O interior da fruta contém relativamente poucas sementes, o que não afeta negativamente sua percepção. O encorpado está bastante ao nível das melhores variedades concorrentes. Em geral, a variedade é considerada uma excelente opção do ponto de vista gastronômico.
Amadurecimento e frutificação
Martha é colhida ao mesmo tempo que outras variedades de meia temporada. Deve ser entendido que na prática este período pode variar muito dependendo das condições de cultivo. O tempo aproximado de cultivo (da germinação à fruta) é de 124 dias. Muitas vezes muda dependendo da tecnologia agrícola e outras nuances. A colheita é predominantemente em julho e agosto.
Produção
A planta pertence ao grupo de alto rendimento. A taxa de coleta geralmente chega a 23,6 kg por m2. No entanto, também está sujeito a alterações dependendo de como o tomate é cultivado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear sementes em recipientes de mudas é recomendado no primeiro terço da primavera. Atrasar este momento por muito tempo dificilmente seria sábio. Sujeito às técnicas agrícolas usuais, você pode preparar as mudas para o plantio no solo em abril ou maio. Sua condição é sempre avaliada individualmente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É necessário plantar o tomate Martha na ordem de 400x600 mm. É categoricamente inadequado usar outras opções. Importante: as plantas formam 1 caule.
Crescendo e cuidando
O mais promissor é o cultivo de tomate Martha no centro da parte europeia da Rússia. Em regiões mais ao sul, esta planta também pode ser cultivada. No entanto, não é zoneado lá, e tais tentativas são feitas por sua própria conta e risco. Antes do trabalho de plantio, recomenda-se desinfetar o solo com:
Líquido bordalês;
Fitosporin;
permanganato de potássio;
cal (dissolvido em água).
Dos fertilizantes, recomenda-se o uso de:
salitre;
composto;
cinza de madeira;
composições de fósforo-potássio.
Regue o tomate 2 vezes por semana. Neste caso, 8-10 litros de água são usados por 1 arbusto. Os enteados devem ser removidos 1 vez por década. A cobertura é realizada na raiz e na folha. Recomenda-se a colocação de cobertura morta com uma camada de 7-8 cm.
Para que as mudas se desenvolvam plenamente, elas são alimentadas algumas vezes com a droga "Kemira-universal". Somente a água decantada é adequada para irrigar mudas. É aconselhável mergulhar arbustos na fase de 3 folhas verdadeiras. Para controlar insetos nocivos, é preferível usar remédios naturais, como:
infusão de alho;
infusão de celandine;
solução de sabão;
amônia diluída.
Se houver muitos insetos, os inseticidas de fábrica já serão necessários. Entre eles, o medicamento "Profi" é o melhor. Antes do início da temporada, recomenda-se regar o solo com vitríolo. Curativos de magnésio são usados para aumentar a produtividade. A área sob os tomates é alterada anualmente.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Este híbrido atende às expectativas de todos os agricultores.Ela cresce bem mesmo em regiões com clima difícil, como a região de Kirov. A planta fará as delícias de quem não presta muita atenção às suas plantações com uma excelente colheita. Aqueles que tentaram plantar tal cultura estão satisfeitos e se esforçam para repetir seu sucesso. A variedade é procurada tanto entre agricultores profissionais quanto entre proprietários de lotes residenciais urbanos.