- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2007
- Sinônimos de nomes: Mamont
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 170
Tomato Mammoth tem um nome tão alto por um motivo. É verdadeiramente revelador: os tomates maduros desta variedade são gigantescos em tamanho e peso. Quais outras características o tomate Mammoth tem e como cultivá-lo em seu site - leia mais no artigo.
Descrição da variedade
Mamute é uma variedade de frutos grandes, de crescimento ilimitado, destinada ao plantio em estufa, bem como em campo aberto. Adequado para cultivo na maioria das regiões do nosso país.
Um arbusto com formato de folha padrão é uma planta indeterminada que pode crescer até 2 metros de altura quando plantada ao ar livre. A altura média da mata é de 1,5 metros. Requer uma liga, fixação e formação de bucha.
Refere-se a variedades de meia temporada e de alto rendimento. Possui boa qualidade de conservação (até 2 semanas) e transportabilidade. Possui boa imunidade a doenças e pragas. Resistente a climas secos.
Devido ao seu excelente sabor, é excelente para consumo in natura, sendo também muito utilizado na culinária para a preparação de diversos pratos.
As principais qualidades da fruta
Os tomates mamutes são geralmente muito grandes. O peso de uma fruta madura pode chegar a um quilo. Peso médio - 250 g.
Os tomates são arredondados, ligeiramente achatados de cima para baixo. A pele é firme, mas macia. A cor é rosa. No corte - brilhante, suculento, carnudo.
Características do sabor
O tomate mamute tem um sabor excelente. Pele delicada, polpa doce e suculenta, aroma agradável permitem que esta variedade seja consumida fresca.
O tomate mamute é especialmente bom em saladas com vegetais frescos. E também os tomates maduros são usados pelas donas de casa para fazer molhos, salgadinhos, lecho, sucos. Esta variedade não é adequada apenas para enlatamento. A razão para isso é o tamanho grande da fruta.
Amadurecimento e frutificação
A colheita amadurece após 100-115 dias a partir do momento do plantio - a variedade está no meio da estação. Frutificação ao longo da temporada.
Produção
O rendimento é alto - ao criar condições favoráveis para os tomates, você pode obter de 5 a 10 kg de frutas maduras de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear sementes de tomate para mudas O mamute é geralmente realizado no final de fevereiro - início de março. Você pode semear em um recipiente comum, mas assim que as duas primeiras folhas aparecerem nas mudas, deve-se mergulhar em recipientes separados, por exemplo, em pastilhas de turfa.
Em terreno aberto, as mudas podem ser plantadas após 2 meses a partir do momento da semeadura. Você também deve se concentrar no clima da região - a ameaça de geada deve ser evitada e o solo deve esquentar.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos são caracterizados por um crescimento alto e volumoso, portanto, o tomate Mamute deve ser plantado de forma que não haja mais de 3 plantas por metro quadrado da parcela.
Crescendo e cuidando
Esta variedade atrai não só pelo tamanho e sabor, mas também pelo facto de não necessitar de manutenção complexa.
As plantas altas precisam ser amarradas a um suporte e também fixadas com alfinetes. É melhor formar um arbusto em 2 hastes.
A variedade é resistente à seca, mas você ainda deve organizar regas adequadas regulares para os tomates à medida que o solo seca, sem alagamento. E também com mais frequência para soltar o solo e remover ervas daninhas em tempo hábil.
Não requer cobertura, mas se o arbusto não crescer tão bem como gostaríamos, você pode alimentá-lo com uma composição mineral especial ou fertilizantes orgânicos. Da matéria orgânica, húmus ou composto são perfeitos.
Todos os fertilizantes devem primeiro ser diluídos em água e aplicados na raiz por água.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa imunidade. É resistente às principais doenças e pragas que comumente afetam a família das beladuras. Mas não umedeça demais o solo - neste caso, há risco de danos ao sistema radicular da planta com infecções fúngicas e podridão.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade se desenvolve igualmente bem em diferentes zonas climáticas. Adapta-se perfeitamente a verões quentes e secas.